Você sabe qual é a importância de investir em marketing digital para pequenas empresas? Em um mercado tão competitivo como a internet, pode ser muito difícil para uma empresa de pequeno porte se destacar.
Afinal, a concorrência é imensa, forçando uma competição entre pequenos empreendimentos e grandes corporações no mesmo contexto. Sendo assim, como contornar essa situação como um pequeno empresário?
A melhor escolha é fazer uso do marketing digital, o melhor recurso para promover uma marca no mundo online. Por isso, neste artigo, vamos apresentar as 4 principais dicas de marketing digital para pequenas empresas. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!
Descubra quais são as 4 dicas de marketing digital para pequenas empresas
Uma pequena empresa pode ser definida como uma firma que se adere a certos limites de recursos e funcionários estabelecidos pelo Estado. No Brasil, entre 6,4 milhões de estabelecimentos, 99% podem ser classificados como pequenas ou micro empresas.
Fica claro, então, que há muitos brasileiros encarando de frente a ideia de criar a própria marca e tocar o próprio negócio. Mas justamente por essa grande quantidade de empresas, é preciso prosseguir com cuidado para garantir o sucesso. 80% das micro e pequenas empresas quebra em seu primeiro ano de atividade, evidenciando os riscos desse tipo de empreendimento no país.
É importante, portanto, buscar formas de melhorar a performance da empresa no mercado já no seu início. E uma das maneiras mais eficientes de fazer isso é através do uso do marketing digital. Isso porque, ter uma empresa bem posicionada na internet é o principal passo que uma marca deve seguir nos dias de hoje.
O elevado número de empresas que declaram falência é, justamente, por desconhecer toda a importância do marketing digital e criação de conteúdo. Existem empreendedores que acreditam que apenas trabalhar na empresa física e promover preços baixos já basta, o que é um grande erro.
Outra questão importante de ser levantada é com relação a crise econômica que abalou o Brasil em meados de 2017. Essa crise acabou gerando uma onda de desemprego que, por sua vez, criou um novo movimento: o empreendedorismo por necessidade.
Isso fez com que surgissem novos empreendedores sem preparo algum, que apenas decidiram abrir suas empresas por ser mais seguro depender de si mesmo do que de chefes e empresas terceiras. Dessa forma, esses empreendedores não escolheram gostar ou se preparar para uma nova jornada, apenas abriram suas empresas sem preparo.
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E um dos principais erros cometidos por esses empreendedores por necessidade é, justamente, não dar muita importância para o peso de estratégias de marketing digital para um negócio.
Criar um plano de marketing e comunicação pode ser considerada uma das principais atividades que uma empresa pode desempenhar. A seguir, vamos citar algumas dicas que podem ajudar você a utilizar esse tipo de estratégia. Confira!
Invista em técnicas de otimização
Para uma pequena empresa, o SEO, ou Search Engine Optimization, é uma arma fundamental. Esse conceito se refere a um conjunto de técnicas de otimização que fazem um site ou um conteúdo ter uma performance melhor em plataformas como o Google.
Essa performance se dá por conta dos posicionamentos dos links nas páginas de resultados de busca. Isso porque as páginas que ocupam os primeiros resultados recebem a maior parte dos cliques dos usuários. Assim, para expandir o alcance de uma pequena empresa, é uma boa ideia investir em formas de ocupar esses locais.
Além disso, vale entender que investir em criação de conteúdo não adianta se esse conteúdo não tem alcance, e é nessa hora que aparece a importância do SEO. Ao criar conteúdos de qualidade, com referências e bem montado, você pode começar a fazer uso dessas técnicas a fim de posicionar melhor o seu site no Google.
É importante destacar, ainda, que um bom posicionamento da empresa nos mecanismos de busca também ajuda a dar mais relevância para a marca. De forma inconsciente, as pessoas acabam julgando como mais relevantes as marcas que aparecem nas primeiras colocações do Google, por exemplo.
Esteja presente nas redes sociais
As redes sociais são plataformas ideais para obter mais clientes e estabelecer relacionamentos mais profundos com os consumidores que a marca já possui. Isso porque são espaços de interação, que permitem que o cliente veja a sua empresa de forma mais humanizada.
Para uma pequena empresa, as redes sociais oferecem muitas possibilidades de crescimento. Com recursos como o Facebook ou o Instagram, é possível se comunicar com o seu público diretamente, criando um vínculo que pode fazer toda a diferença.
Além disso, as redes sociais são plataformas fundamentais para manter um canal de comunicação entre empresa e seu público. Vale destacar que essas ferramentas ajudam, ainda, a medir a popularidade da empresa e a perceber os acertos e erros de comunicação cometidos só pelas reações e comentários.
Crie um site com uma boa navegação
Ter um site é essencial para que as pessoas descubram a sua marca através da internet. E o ideal é que esse site ofereça uma experiência positiva para os usuários.
Essa experiência deve contar com uma navegação simples e rápida. Por isso, procure investir em garantir uma boa velocidade de carregamento para o site, bem como um design de navegação fácil de compreender. Dessa forma, os usuários se sentirão confortáveis para explorarem o site da sua marca.
Contrate uma agência de marketing digital
Uma das principais dicas de marketing digital para pequenas empresas que podemos citar é: vale a pena contratar uma equipe de especialistas para ajudar no seu planejamento desse setor. Essa equipe pode ser encontrada em uma agência de marketing digital, como, por exemplo, a Agência IMMA.
Nossa equipe é especializada em marketing de conteúdo e otimização em SEO para ajudar a fazer a sua empresa crescer no ambiente digital. E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não perca tempo. Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua empresa! Invista em profissionais de uma agência de marketing.