Como funciona marketing digital para B2B? Se você tem esse tipo de negócio, é importante saber a resposta para essa questão. Por isso, neste artigo, separamos tudo que você precisa saber para entender mais sobre o assunto. Continue lendo para descobrir!
O que é uma empresa B2B
Antes de qualquer coisa, é preciso definir o que é uma empresa B2B. A sigla vem do inglês e significa business to business, ou seja, referindo-se a empresas que prestam serviços ou vendem produtos para outras empresas, e não para consumidores individuais (também conhecidos como consumidores finais).
Desse modo, um escritório de contabilidade, por exemplo, que vende os serviços de contabilidade para outras empresas, é um bom exemplo de um negócio B2B. Já uma loja de roupas, por sua vez, é um exemplo de uma empresa B2C, ou seja, business to consumer ou venda para o consumo.
Uma vez que essa diferença está clara, é possível, então, se debruçar sobre a questão do marketing digital. Isso porque, apesar de ser um elemento essencial para qualquer tipo de empresa, a forma como se faz o marketing online muda muito dependendo de como é o seu negócio.
Marketing digital para B2B: o que você precisa saber
Para formar uma estratégia de marketing digital para a sua marca, você precisa antes entender como o seu serviço funciona. Isso inclui, principalmente, saber para quem você está vendendo.
Descobrir essa informação é importante porque, com isso em mente, você pode passar para o próximo passo. Ele é descobrir uma forma de alcançar o seu público-alvo através da internet.
Para empresas B2B, que não estão necessariamente buscando atingir usuários individuais em grande escala, mas sim empresários, existem algumas táticas específicas que podem ser adotadas. Vejamos, então, algumas delas a seguir.
Vídeos
Vídeos são ferramentas de marketing de conteúdo bastante dinâmicas. Como seu alcance é imenso e um vídeo costuma ser mais fácil de consumir do que um texto, eles são ótimos para despertar o interesse de donos de empresas, cujo tempo livre é bem curto.
Blogs especializados
Clientes de B2B tendem a fazer muita pesquisa antes de realizar uma compra. Afinal, comprar algo para a sua empresa não é tão simples como comprar uma camiseta: é algo que requer muito estudo e análise de opções.
Desse modo, no marketing digital para B2B, é essencial mostrar conhecimento e criar autoridade. Não é à toa que 89% dos publicitários de B2B usam o marketing de conteúdo.
Um blog especializado é uma ótima forma de conferir credibilidade à sua empresa. Através dele, você pode compartilhar conteúdo relevante e informativo, que mostre ao cliente que você sabe do que está falando.
Apresentações
Um cliente B2B busca a solução de um problema para a empresa dele. É preciso, então, que você o convença de que o seu negócio traz essa solução.
Você pode fazer isso com uma apresentação online, montada através de um programa como o Slideshare. Desse modo, você apresenta seus serviços de forma sucinta e eficiente, passando uma impressão altamente profissional.
Infográficos
Infográficos são ótimas ferramentas para passar ao leitor a ideia de que você sabe muito sobre aquele assunto. Isso porque números são mais confiáveis do que afirmativas cegas, e, com eles, você poderá persuadir um consumidor B2B com muito mais facilidade.
Monte a sua estratégia com ajuda profissional
Assim como qualquer outra modalidade de marketing, o marketing digital para B2B é mais efetivo se for administrado por profissionais da área. Por isso, vale a pena contratar uma agência de marketing digital para formular as estratégias da sua empresa, como a Agência IMMA. Quer saber mais? Entre em contato e faça o seu orçamento!