WhatsApp fora do ar: quais são as causas do problema global?

Com 22 anos e formado em Jornalismo, trabalha como Redator de Conteúdo na Agência IMMA, sendo responsável por todo o conteúdo textual. Em sua bagagem, possui experiência com criação de texto para rádio, jornal impresso e portais online.
04/10/2021
Gestão de Mídias Sociais

WhatsApp fora do ar“. Este é, certamente, o principal assunto do momento no mundo inteiro e uma das palavras-chave mais buscadas no Google neste momento. Além da plataforma de mensagens, o Facebook e o Instagram também estão fora do ar desde 12h50, aproximadamente.

Mas o que causou esta instabilidade que, até o momento deste artigo, não foi resolvida? Há quem diga que existe a influência de uma possível tempestade solar, outras pessoas acreditam ser problemas internos do Facebook, já que as 3 plataformas fora do ar são da empresa.

WhatsApp fora do ar: quais são as causas do problema global?

Fonte: Freepik

WhatsApp fora do ar: quais são as causas do problema global?

Antes de tudo, é interessante destacar que além do WhatsApp, Instagram e Facebook, diversas pessoas no mundo inteiro estão enfrentando problemas com conexão de internet lenta e páginas que não carregam. Este é um dos motivos que levam as pessoas a acreditarem ser uma interferência partida de uma possível tempestade solar, prevista para ocorrer.

Desde a queda do WhatsApp, Instagram e Facebook, muitas pessoas relataram reclamações contra as franquias de internet, principalmente por acreditarem ser um problema com as empresas distribuidoras. A verdade é que não se sabe o real motivo da queda de desempenho da internet no mundo inteiro.

Como funciona o WhatsApp Pagamentos

Fonte: Freepik

Até mesmo plataformas como Telegram e Twitter anotaram reclamações quanto a velocidade de carregamento e envio de mensagens nas plataformas.

Para muitos, a situação do WhatsApp fora do ar é tão desesperadora que em apenas 20 minutos após a queda do WhatsApp, 40 mil pessoas já haviam relatado queixa contra o aplicativo, de acordo com o site Downdetector. Além disso, as ações do Facebook caíram 4,81% só neste dia, despencando totalmente em poucos minutos.

O que diz o Facebook sobre o WhatsApp fora do ar?

De acordo com o Facebook, foi aberta uma investigação para tentar entender o que está acontecendo na plataforma e nos aplicativos que fazem parte da empresa. A empresa também pede desculpas pelos problemas que possam ter sido causados com todos estes problemas.

“Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, afirmou a empresa.

Facebook fora do Ar

Fonte: Reprodução (Twitter/@Facebook)

A última vez que ocorreu um problema como este foi em Junho de 2020, com as plataformas sofrendo com a instabilidade por cerca de 2 horas e 30 minutos. Na ocasião, a falha foi causada por um problema na configuração das redes sociais, que havia sido alterada recentemente na época.

Segundo dados levantados pelo Downdetector e divulgados pelo Portal G1, também sofrem com instabilidade as seguintes plataformas: Telegram, Twitter, Google, Whatsapp Business, Microsoft Teams, TikTok, Gmail, Youtube, Facebook Messenger, Google Meet, Zoom, Spotify, Google Play, Amazon, Outlook, Discord, SnapChat, NuBank, Caixa, Bradesco e Itaú.

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Memes sobre a queda do WhatsApp dominam o Twitter

Com o WhatsApp fora do ar, o Twitter foi dominado por uma massa de pessoas que queriam entender a situação toda e por pessoas com a criatividade em dia para criar memes e piadas com o ocorrido.

A palavra “WhatsApp” chegou a ficar no top de palavras mais usadas no Twitter Brasil e o assunto está rendendo o dia inteiro com muita piada e muito meme para divertir a internet.

Memes com a falha no WhatsApp

Fonte: Reprodução (Twitter/@mikaellysantosb)

Afinal, sem WhatsApp, Instagram e Facebook, o que resta para as pessoas é acompanhar toda a situação pelo Twitter e tentar se comunicar pelo Telegram, que também enfrenta problemas como já mencionamos.

Navegando pelo Twitter, temos pessoas criando teorias bizarras, fazendo piadas com Mark Zuckerberg, criticando a demora para a volta das plataformas e se divertindo com os memes, como o que ilustramos neste artigo.

Memes com o WhatsApp fora do ar

Fonte: Reprodução (Twitter/@soovants)

O que é o erro DNS que ocorre em sites?

O erro de DNS ocorre quando o proprietário do site altera os servidores de nomes de seu site ou se houver um erro na configuração do computador. Quando os sites estão fora do ar, os usuários costumam acessar o mecanismo de pesquisa do Google e digitar “o que é erro de DNS?” que fornece informações sobre o que precisam saber.

Parece que erros de DNS não são muito comuns, mas ainda acontecem diariamente. Geralmente acontece quando há algum grande problema com o sistema de nomes de domínio (DNS). Por exemplo, se você alterar seu provedor de serviços ISP e não atualizar suas configurações de DNS.

Ou seja, um erro de DNS pode ocorrer quando um site não possui um endereço IP atribuído a ele pelo ISP. Isso pode ser devido a uma configuração incorreta nas configurações do sistema de nomes de domínio (DNS) do site.

Assim, este é o tipo de erro que ocorre quando um computador não consegue localizar um endereço IP do site solicitado. Por exemplo, um técnico inseriu por engano o endereço IP errado ao tentar estabelecer comunicação entre o seu computador e nossos servidores.

E você, ficou sabendo agora que o WhatsApp está fora do ar? Acompanhe nosso blog para ficar por dentro das novidades do mundo das redes sociais e para entender melhor sobre marketing digital.

Venha para a Agência IMMA e invista no futuro da sua empresa com a ajuda de uma agência de tráfego pago experiente e com preços acessíveis.

Veja também