Você sabia que as páginas da web têm um “prazo de validade”? Quando vemos o nosso site pela primeira vez, temos a certeza de que ele é perfeito e atende a todas as nossas necessidades e as dos usuários também. Porém, isso muda com o passar do tempo e há sinais de que você precisa repensar seu site.
Conforme novas tecnologias aparecem e são aprimoradas, é importante mudar e se adaptar. Não só para ter um site compatível com elas, mas também porque essas mudanças costumam levar a transformações no comportamento dos usuários. Para ter sucesso, devemos nos lembrar de atualizar de maneira consistente os sites pelos quais somos responsáveis.
Confira os principais sinais de que você precisa repensar seu site
Experiência do usuário pobre
A experiência do usuário é uma das partes mais importantes de qualquer site. Na verdade, gerar boas experiências deve ser o principal objetivo de um site, pois é a experiência que faz com que uma pessoa comum se torne um lead. A experiência do usuário inclui uma variedade de aspectos, mas começa com a navegação.
A navegação é essencial para a usabilidade do site. Independentemente do tipo de site que você possui, esse é um detalhe importante que muitos desenvolvedores e designers ignoram. Certifique-se de que a navegação do seu website é simples e intuitiva. É importante que os usuários possam encontrar as informações desejadas da maneira mais fácil e rápida possível.
Tempo de carregamento
O tempo de duração da paciência de um usuário, ao acessar um site, é de 10 segundos. Ou seja, passado esse tempo, se o site não tiver carregado, a maioria dos usuários vai abandonar a página. Isso significa que as pessoas vão ter uma péssima experiência sem nem ver seu site e ainda vão gerar uma taxa de rejeição enorme.
O tempo de carregamento de um site é outro aspecto técnico bem relevante. Imagens muito pesadas, má distribuição de conteúdo, páginas carregadas de elementos gráficos não otimizados para a web, hospedagem ruim… todas essas coisas compõem a arquitetura de uma página e adicionam tempo de carregamento, o que acaba afetando o desempenho final do site.
Melhorias como reduzir o tamanho das imagens ou migrar o site são sempre uma opção. No entanto, se ele não tiver uma boa estrutura de base, a melhor opção é tentar um novo design.
Responsividade
Esse é um ponto extremamente importante. Segundo o Google, 49% dos consumidores B2B fazem suas pesquisas na web usando um dispositivo móvel. Além disso, 65% dos usuários de smartphones concordam que as pesquisas com seus dispositivos os ajudam a encontrar informações mais relevantes de empresas que oferecem os produtos e serviços de que precisam.
Até bem pouco tempo atrás, os sites eram projetados para serem visualizados apenas em computadores. Web designers criavam sites com características específicas e tamanhos de janela fixos. Mas, atualmente, os sites atuais devem ser criados para uso em uma ampla gama de dispositivos e tamanhos, desde telas muito grandes, como de smart TVs, até tablets, smartphones e outros pequenos dispositivos.
Não espere que essa tendência mude em breve, pois o tráfego da internet a partir de smartphones continua crescendo. Basta pensar no seu próprio comportamento como usuário. Quantas vezes você realiza pesquisas com o telefone? Elas se tornaram indispensáveis para seu dia a dia? Aí está sua resposta.
Dito isso, é essencial avaliar o suporte e o desempenho do seu site atual para diferentes tipos de dispositivos. Fazer essa avaliação não apenas irá ajudar na criação de melhores experiências para os usuários, mas também será uma variável que o algoritmo do Google leve em conta durante suas pesquisas, recompensando os sites móveis que são fáceis de usar.
O design responsivo para dispositivos móveis não é o futuro; ele já é o presente. Cada dia que seu site continua a parecer de forma a prejudicar a usabilidade em celulares ou tablets é mais um dia de perda de receita.
SEO ruim
Se o seu site não está atraindo muito tráfego, isso pode ser um indicador de uma estratégia de SEO ruim. Se sua estratégia foi pouco pensada ou não passa por uma reformulação periódica, os mecanismos de pesquisa terão dificuldade em encontrar seu site mesmo quando os usuários procuram por conteúdos que você tem na sua página.
Nesse caso, além de repensar seu site, considere trabalhar com uma estratégia de SEO mais eficiente e atualizada, que possa melhorar suas otimizações de conteúdo, direcionando mais tráfego e gerando mais leads.
Segurança
Sites são o principal alvo dos hackers. Por isso, a segurança do seu site é crucial e você deve estar ciente das potenciais brechas presentes nas suas páginas. Para resolver esse problema, é importante que você proteja seu site da melhor forma possível para manter seus dados (e de seus visitantes) a salvo.
Se o site for desorganizado, tiver uma estrutura de base ruim ou tiver um sistema de segurança pouco eficiente, será fácil para os hackers acessarem seus dados. Por esse motivo, é importante implementar medidas preventivas para evitar que essas situações aconteçam. É muito mais fácil repensar seu site para melhorar sua segurança do que esperar que ele seja hackeado.
Mudanças na marca e em seus objetivos
Com a evolução e o crescimento do seu negócio, é possível que seu site não seja mais funcional ou que ele não atenda mais as metas que você espera alcançar. Nesse caso, repensar seu site será crucial. Considere todas as novas opções e recursos que você gostaria de incluir para melhor atender as suas necessidades.
Tenha em mente que seu site permite que você expanda suas operações e forneça soluções para seus clientes. Ter um site de alta qualidade aumentará suas vendas, abrirá portas para alcançar novos mercados e gerará mais renda. Uma loja virtual, por exemplo, permitirá que seus clientes vejam seus produtos, comprem, façam pedidos e até paguem online.
Concorrência
Tenha cuidado com esse indicador. Só porque seus concorrentes fazem algo não significa que você também deva fazer. No entanto, é importante estar ciente de todos os seus movimentos. As tendências de uma indústria revelam informações importantes sobre o rumo do setor e podem indicar o que sua empresa pode fazer de diferente para se destacar.
Entender a concorrência é fundamental em todo processo de marketing. Se seus concorrentes estão redesenhando o site, preste atenção ao motivo pelo qual eles fizeram isso, avalie as tendências e considere se é hora de dar um passo semelhante. Isso não é apenas sobre o visual do site; envolve muitas coisas.
Certifique-se de considerar todas as variáveis e tenha em mente que pode ser uma boa ideia para a sua empresa repensar seu site ou não. Você deve sempre manter suas estratégias e objetivos de negócios em mente ao considerar qualquer alteração.
Visual desatualizado
Avanços tecnológicos e de design são uma constante. Basta pensar em quanto a tecnologia e o design mudaram e evoluíram nos últimos 10 anos. Se o seu site estiver preso a uma tendência antiga, é hora de reformular.
Atualmente, os websites são a carta da apresentação de qualquer empresa e a primeira impressão que os usuários obtêm quando procuram por produtos ou serviços online. Se seu site não for moderno, visualmente atraente ou atualizado para funcionar no mundo de hoje, alguns usuários podem achar que você não está mais no mercado.
Crescimento dos negócios
Isso, obviamente, não é ruim. Muitos empreendedores e gerentes de marketing acreditam que, se os negócios estiverem correndo bem, não há necessidade de mudar o site da empresa. Por outro lado, não faz mal repensar seu site como uma maneira de celebrar seu crescimento e agradecer a lealdade da audiência.
O mercado está sempre mudando e as tecnologias continuam evoluindo cada vez mais. Por isso, é fundamental que você mantenha seu site atualizado e otimizado. Se esse não é o caso atual, nada melhor de repensar seu site com a ajuda dos consultores da Agência IMMA.