Os vídeos são importantes para uma estratégia de marketing digital

Já há algum tempo, o Facebook começou a tornar os vídeos mais relevantes em sua timeline. Antes disso, o YouTube já era considerado uma das redes sociais mais importantes do mundo, com aproximadamente um bilhão de usuários. No entanto muita gente ainda se pergunta se vale a pena usar vídeos na estratégia de marketing digital.

vídeos na estratégia de marketing digital

Fonte: FreePik.

Entenda a importância de usar vídeos na estratégia de marketing digital:

Para quem quer ser considerado cada vez mais relevante na internet, a utilização de vídeos na estratégia de marketing digital e nas redes sociais pode ser fundamental. Principalmente no Brasil, que é o segundo país do mundo em visualizações de plataformas de vídeo, utilizá-los de forma criativa pode tornar uma página ou perfil altamente relevante.

Para além dos vídeos caseiros e de memes, marcas e empresas publicam cada vez mais vídeos nas redes sociais devido ao baixo custo da ferramenta. O preço pago para veicular um vídeo na mídia tradicional é caríssimo, enquanto nas redes sociais a postagem do vídeo é grátis. Paga-se só o preço de produção e de impulsão do material para aumentar o número de visualizações.

O usuário, que quer cada vez mais interagir com o conteúdo, sente-se mais imerso no conteúdo de um vídeo do que de um texto ou imagem estática. Além disso, o vídeo é capaz de impactar e emocionar mais o usuário do que os materiais mais comuns pois a interpretação transmite mais emoção.

Para ter vídeos na estratégia de marketing digital é preciso, primeiro, definir qual o objetivo do trabalho. Os vídeos anunciarão um produto ou serviço? Ou farão o reforço da marca? É preciso ter objetivos bem delineados para que os vídeos tenham um bom roteiro e sejam produzidos de forma a cumprir com tudo o que foi proposto.

Marketing em vídeo

Fonte: FreePik.

Além disso, ter o público-alvo da marca em mente é fundamental para ter um vídeo eficiente. Cada tipo de público possui diferentes necessidades e percepções e pode ser mais ou menos sensível a determinados temas. Determinando o público-alvo fica muito mais fácil produzir um vídeo diferente e impactante para esse grupo.

A forma com que a mensagem é passada também deve ser pensada com cuidado, pois nem sempre mensagens literais agradam. Atualmente, o storytelling tem se mostrado uma técnica bastante eficiente. O storytelling consiste em contar uma história relevante e que tenha tudo a ver com o seu tema e objetivo, aproximando o público que deve ser atingindo e gerando emoções positivas em relação à marca/produto/pessoa.

Veja também  10 erros de SEO e design que prejudicam o seu negócio

No entanto, quando estiver criando o vídeo, lembre-se que agilidade na internet é fundamental. Então, quanto mais rápido você conseguir passar sua mensagem, melhor. Vídeos de até 15 segundos podem ser utilizados em diferentes redes sociais, além de serem compartilhados 37% mais vezes do que vídeos longos.

Lembre-se que o canal em que o vídeo será utilizado também deve ser escolhido com carinho. Apesar do YouTube ser sempre a primeira plataforma a ser lembrada, vale ressaltar que o Facebook já aceita vídeos de todos os tamanhos e o Instagram recebe vídeos de até 1 minuto.

Marketing em vídeo

Fonte: FreePik.

Há também o Snapchat, uma rede social de imagens e vídeos, e que pode ser muito bem aproveitada se a estratégia é usar vídeos na estratégia de marketing digital que são mais curtos. Uma série de vídeos curtos pode, por exemplo, contar uma história muito interessante que atraia novos clientes.

Os vídeos também podem ser postados no site ou blog da empresa com apenas uma cabeça nas redes sociais convidando a conhecer o material completo. Isso gera mais expectativa e ainda pode levar tráfego e cliques para o site, principalmente se houverem outros vídeos ou mais materiais interessantes postados na mesma plataforma.

É importante estar sempre aberto a novas ideias e redes sociais que surgem a todo o momento na internet, pois muitas delas já estão priorizando a utilização de pequenos vídeos.

Veja também

10 erros de SEO e design que prejudicam o seu negócio

10 erros de SEO e design que prejudicam o seu negócio

By | Design Gráfico, Otimização de Sites (SEO)

Existem grandes designers e há grandes especialistas em SEO, mas é incomum encontrar uma pessoa ou equipe que possua ambos os conjuntos de habilidades. É por isso que você precisa ter cuidado com quem controla todo o resultado do seu site. Confira 10 erros de SEO e design que prejudicam o seu negócio.

Veja também  12 sites para encontrar imagens gratuitas
Read More
5 aplicativos de edição de vídeo para ajudar na sua estratégia de marketing digital

5 aplicativos de edição de vídeo para ajudar na sua estratégia de marketing digital

By | Design Gráfico

Os vídeos nunca foram tão essenciais para o marketing digital. Eles são mais envolventes e dinâmicos do que as mensagens de texto simples ou mesmo posts com imagens, o que significa que podem captar com mais facilidade a atenção dos usuários. Confira, então, estes 5 aplicativos de edição de vídeo para ajudar na sua estratégia de marketing digital.

Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

E-book de Mídias Sociais
A Agência IMMA preparou um material exclusivo para você começar entender como funciona a gestão de mídias sociais e como utilizá-las.

Insira o seu e-mail para receber o nosso e-book
QUERO MEU E-BOOK