10 dicas para impulsionar as vendas durante a Black Friday

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
27/09/2017
Marketing Digital

A Black Friday ocorre todos os anos na última sexta-feira de novembro. Para os varejistas, essa é a hora dar os toques finais em suas campanhas de marketing para garantir a maximização de visitas em seus sites e a obtenção de novos clientes. Se você ainda nem começou a pensar nisso, veja 10 ideias para impulsionar as vendas durante a Black Friday:

Marketing Digital na Black Friday

Fonte: Pixabay.

1. Tenha alguns chamarizes: a Black Friday é toda sobre vendas e, para impulsioná-las, você precisa ter produtos com preços tão baixos que é impossível ficar indiferente a eles. Quanto maior o desconto, melhor o resultado. Cerca de metade dos consumidores se sentem incitados a comprar quando os descontos são maiores de 70%. Cupons também são considerados um incentivo.

2. Pense no mobile primeiro: os usuários de mobile desempenham um papel significativo no comportamento de compra. Afinal, mais de 36% das encomendas feitas na Black Friday do ano passado vieram através de um dispositivo móvel.

Com uma grande parte dos consumidores conectados a seus telefones e tablets procurando por ofertas e locais, certifique-se de que o seu site é compatível com dispositivos móveis e de que está listado nos diretórios de pesquisas locais, como o Google Business, por exemplo, para ser encontrado com muito mais facilidade.

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A rapidez de carregamento dos sites tem um grande impacto sobre como ele é classificado nos motores de busca. Portanto, quer ficar bem posicionado, deixe seu site mais rápido!

3. Use o e-mail marketing: marketing através de e-mail é uma estratégia popular na Black Friday. No entanto, segundo uma pesquisa do provedor de e-mail marketing Yesmail, a maior parte dos varejistas utiliza a ferramenta de forma equivocada.

A pesquisa constatou que, durante a semana da Black Friday de 2013 e 2014, a própria sexta-feira foi considerada o pior dia para enviar e-mails promocionais para os clientes. No entanto, mais que dois terços dos e-mails marketing com promoções de Black Friday foram enviados na sexta-feira.

Dicas para alavancar suas vendas na Black Friday

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Segundo o Yesmail, a forma mais inteligente de realizar uma promoção e ativar os clientes é começar a chamá-los para compras uma semana antes, informando sobre preços e condições de pagamento e até uma prévia dos valores. Assim, o cliente já pode se programar. Na Black Friday, basta enviar uma única mensagem lembrando que a promoção já começou.

4. Teste seu site: se você pretende realizar um grande número de vendas na Black Friday, é importante que sua plataforma de e-commerce funcione perfeitamente sem nenhum erro apesar do alto tráfego e dos ajustes de preços que podem ocorrer nos carrinhos. Nada pior para um consumidor ansioso do que não conseguir concluir sua compra.

5. Ofereça ofertas exclusivas via redes sociais: as redes sociais nem sempre são ideais para as vendas de produtos, mas a Black Friday pode ser uma exceção à regra, contanto que você faça tudo direito. Ofereça promoções e descontos exclusivos, testes gratuitos, cupons para resgatar na loja e disponibilize alguns produtos apenas nas redes sociais. Isso vai fazer com que no próximo ano mais seguidores fiquem atentos aos seus canais de comunicação.

Marketing Digital e Black Friday

Concursos e sorteios também podem incitar entusiasmo e obter fãs e seguidores no clima de compras de final de ano. Ferramentas como o Woobox podem ajudar a configurar campanhas.

6. Organizar uma caça ao tesouro na loja: isso funciona muito bem para lojas físicas. Dê aos clientes uma pequena lista de coisas para encontrar na loja. Eles fotografam os itens com o telefone e mostram as imagens no caixa. Quanto mais itens forem encontrados, melhor o desconto e as vendas durante a Black Friday. Você também pode criar uma série de pistas que levam os clientes a um local escondido onde eles podem encontrar um item com um mega desconto ou até um esconderijo de cupons.

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7. Colocar as melhores promoções de vendas durante a Black Friday no final do dia: as grandes lojas sempre começam suas vendas durante a Black Friday muito cedo pela manhã. Lojas virtuais já colocam os preços da Black Friday no ar à meia-noite. Se você tem uma pequena empresa ou loja, acha que é possível concorrer com os grandes varejistas?

Ao invés de começar cedo, mantenha seus preços normais até mais tarde. Assim, quando os produtos das grandes lojas acabarem, as pessoas vão recorrer a sua, principalmente porque quem trabalha em horário comercial muitas vezes não tem como circular pelo comércio antes das 18h. E não deixe de avisar seus clientes que sua Black Friday começa mais tarde.

8. Faça parceria com outras empresas: se sua loja está localizada próxima a outras, como em um shopping, faça parceiras com seus vizinhos para atrair compradores para as duas lojas. Esta parceria pode incluir eventos como uma caçada ao tesouro ou distribuição de cupons. Além disso, considere realizar uma campanha publicitária para dividir os custos da publicidade.

10 ideias para impulsionar as vendas durante a Black Friday

Outra opção interessante é realizar um evento com música, sorteio de prêmios, lanches, bebidas e jogos. Isso ajuda a firmar várias parcerias e diminui os custos, pois vários comerciantes estarão participando. Além disso, um grande evento atrai a família toda e pode atingir diferentes nichos ao mesmo tempo. Isso pode impulsionar suas vendas durante a Black Friday.

9. Empresas de serviços também podem participar: quem disse que a Black Friday deve se limitar aos varejistas? Empresas de serviços também podem (e devem) oferecer descontos para seus clientes. Distribuir cupons de descontos neste dia é uma ótima ideia para chamar atenção e conseguir alcançar novos clientes.

10. Não espere pela Black Friday: você não precisa esperar até a Black Friday para iniciar suas promoções. Saia na frente da concorrência oferecendo preços mais baixos durante a semana toda, culminando na sexta-feira. Isso com certeza vai chamar atenção das pessoas fazendo-as visitar sua loja mais de uma vez na mesma semana e, principalmente, na sexta-feira.

Mesmo com a Black Friday se aproximando, não é tarde demais para colocar pelo menos algumas dessas ideias em prática. Sua empresa e suas vendas durante a Black Friday com certeza agradecerão!

Ah! Apenas um detalhe: nada de aumentar os preços pra depois diminuir no dia! Os consumidores estão atentos e on-line. Divulgar jogo sujo não custa nada pra eles e sua empresa pode acabar se queimando.

O impulso de vendas também faz parte do planejamento de vendas e comunicação de uma empresa. Para que este planejamento seja bem sucedido, é necessário ter profissionais especializados na área. Neste caso, pode contar com o auxílio da Agência IMMA, agência de marketing digital e campanhas de e-mail marketing.

Agência de Gestão de Campanhas de E-mail Marketing

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