Como o SEO pode ajudar na sua estratégia de marketing digital

Search Engine Optimization ou SEO ou, ainda, otimização para mecanismos de busca, é parte integrante de qualquer estratégia de marketing digital séria. Porém, apesar de muita gente já ter ouvido falar disso, nem todo mundo sabe como o SEO pode ajudar na sua estratégia de marketing digital.

Como o SEO pode ajudar na sua estratégia de marketing digital

Fonte: Freepik.

O SEO está principalmente preocupado em garantir que o seu site fique no topo dos resultados dos motores de busca, gerando assim mais tráfego e, potencialmente, mais negócios. Atualmente, ele é multifacetado e deve fazer parte de qualquer plano de marketing digital amplo. Empresas de sucesso já entenderam a importância do SEO e buscam investir nisso através de um trabalho personalizado.

Porém, se você pensa que trabalhar o SEO de um site é algo para se fazer uma única vez, saiba que isso é um erro grave. O SEO não é uma solução estática. As regras estão mudando o tempo todo, assim como o comportamento das pessoas e os recursos disponíveis. Não trabalhar o SEO continuamente pode impedir que seu site atinja seu potencial de negócios.

O SEO não apenas atrai o máximo de tráfego possível, mas também chama a atenção de clientes potenciais que estão interessados no que você tem para oferecer. É possível usar os dados demográficos de ferramentas de análise para aplicar técnicas de SEO e tornar seu site mais segmentado e atraente para seu público-alvo, por exemplo.

SEO no marketing digital

Fonte: Freepik.

Não existe um manual de SEO que ensine passo a passo como construir um site para agradar aos mecanismos de busca e, consequentemente, receber muitos acessos. O que ocorre é que, ao longo do tempo, determinadas técnicas se tornaram mais vantajosas do que outras, ao passo que também existem estratégias que são prejudiciais e devem ser deixadas de lado.

Também vale salientar que as formas como o SEO pode ajudar na sua estratégia de marketing digital pode variar de caso a caso. Às vezes, o que funciona para uma empresa não vale para outra. Além disso, também temos que nos lembrar que muito do que foi feito continuamente no passado hoje caiu em desuso e já não surte o menor efeito.

Veja também  5 dicas para melhorar o SEO com vídeo

E ainda que se pense em otimização para mecanismos de busca, é importante lembrar que tais mecanismos estão cada vez mais refinados, escaneando conteúdos da mesma forma que um ser humano os lê. Dessa forma, é válido lembrar que, para o SEO ajudar na sua estratégia de marketing digital, todo conteúdo deve ser produzido para pessoas de verdade, e não máquinas.

SEO

Fonte: Freepik.

Um dos principais critérios comprovados de SEO ainda é o número de acessos de um site. Geralmente, quanto mais visitas, maior a possibilidade de ele subir ao topo dos rankings de busca e se manter lá. E um site só tem um número grande de visitas quando seu conteúdo é de qualidade. Caso contrário, ele acaba tendo um enorme índice de rejeição, o que nunca é bom em termos de SEO.

Um site amigável, com navegação clara, palavras-chave bem definidas e otimizado com conteúdo relevante e de qualidade é o que realmente ajuda no aumento do tráfego, gerando mais interações e vendas. E esse é o objetivo máximo de toda estratégia de marketing: aumentar os lucros de uma empresa.

Quem pretende ter uma estratégia eficiente que gera um retorno real para a empresa precisa se focar não só em desenvolver boas campanhas, mas também em entender como o SEO pode ajudar na sua estratégia de marketing digital, passando a investir nele e deixando de encará-lo como um gasto extra.

Otimização de sites

Fonte: Freepik.

Esse é um dinheiro bem investido pois ajuda a gerar resultados orgânicos, levando pessoas para o site sem que se precise criar campanhas ou anúncios pagos, que consomem ainda mais a receita de um orçamento que tende a ser bastante enxuto.

Veja também  7 dicas para gerar tráfego a partir de motores de busca

Agora que você já sabe como o SEO pode ajudar na sua estratégia de marketing digital, comece a criar suas estratégias com essas dicas da Agência IMMA.

Veja também

Conheça técnicas de SEO para corrigir black hat

Conheça técnicas de SEO para corrigir black hat

By | Otimização de Sites (SEO) | No Comments

Black hats são práticas de SEO não aprovadas pelos mecanismos de busca. Algumas até já foram comuns no passado, mas atualmente são reprovadas. A maioria das pessoas que navega na internet está ciente de que existem black hats ou já ouviram falar de técnicas reprovadas que fazem sites serem punidos. Porém, muitas delas não estão plenamente conscientes de como isso é prejudicial nem como pode ser corrigido. Conheça técnicas de SEO para corrigir black hat.

Read More
Conheça as diferenças entre black hat e white hat

Conheça as diferenças entre black hat e white hat

By | Otimização de Sites (SEO) | No Comments

Existem técnicas de SEO específicas utilizadas por desenvolvedores e donos de sites para tentar melhorar o ranqueamento de suas páginas nos mecanismos de pesquisa. Chamadas de white hat e black hat, algumas dessas técnicas são aprovadas pelos buscadores e outras nem tanto. Conheça as principais diferenças entre black hat e white hat no blog da Agência IMMA Marketing Digital e entenda um pouco mais sobre otimização de sites (SEO).

Veja também  O que é melhor do que ser o número um num ranking pesquisa
Read More
Black hat SEO: seu concorrente pode usar contra você

Black hat SEO: seu concorrente pode usar contra você

By | Otimização de Sites (SEO) | No Comments

Como se já não bastasse todas as preocupações que temos ao criar um site e colocá-lo no ar, também temos que ficar de olho no black hat SEO que seu concorrente pode usar contra você. Sim, isso é possível e potencialmente danoso. É claro que esta é uma prática que demonstra bastante falta de caráter por parte de seu concorrente, mas há muita gente que não liga para o quão desprezível suas técnicas são.

Read More
9 táticas de link building para evitar

9 táticas de link building para evitar

By | Otimização de Sites (SEO) | No Comments

Link building é um tópico discutido regularmente entre profissionais de marketing e de SEO. Enquanto alguns chamam essa prática obsoleta, outros afirmam que é uma das maneiras mais eficientes de aumentar a posição de um site nos rankings de pesquisa. Mas em quem devemos acreditar? Se não sabemos o que fazer, conhecer as táticas de link building para evitar pode ser um bom começo.

Read More
5 maneiras inteligentes de otimizar o site para a pesquisa móvel

5 maneiras inteligentes de otimizar o site para a pesquisa móvel

By | Otimização de Sites (SEO) | No Comments

Você já refletiu sobre o fato de que há menos de 20 anos não haviam smartphones e toda a web era usada praticamente por proprietários de desktops? O tempo voa, assim como o desenvolvimento tecnológico, o que torna fundamental a adaptação de sites para dispositivos móveis. Confira 5 maneiras inteligentes de otimizar seu site para a pesquisa móvel.

Read More

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.