Como o SEO pode ajudar na sua estratégia de marketing digital

Search Engine Optimization ou SEO ou, ainda, otimização para mecanismos de busca, é parte integrante de qualquer estratégia de marketing digital séria. Porém, apesar de muita gente já ter ouvido falar disso, nem todo mundo sabe como o SEO pode ajudar na sua estratégia de marketing digital.

Como o SEO pode ajudar na sua estratégia de marketing digital

Fonte: Freepik.

O SEO está principalmente preocupado em garantir que o seu site fique no topo dos resultados dos motores de busca, gerando assim mais tráfego e, potencialmente, mais negócios. Atualmente, ele é multifacetado e deve fazer parte de qualquer plano de marketing digital amplo. Empresas de sucesso já entenderam a importância do SEO e buscam investir nisso através de um trabalho personalizado.

Porém, se você pensa que trabalhar o SEO de um site é algo para se fazer uma única vez, saiba que isso é um erro grave. O SEO não é uma solução estática. As regras estão mudando o tempo todo, assim como o comportamento das pessoas e os recursos disponíveis. Não trabalhar o SEO continuamente pode impedir que seu site atinja seu potencial de negócios.

O SEO não apenas atrai o máximo de tráfego possível, mas também chama a atenção de clientes potenciais que estão interessados no que você tem para oferecer. É possível usar os dados demográficos de ferramentas de análise para aplicar técnicas de SEO e tornar seu site mais segmentado e atraente para seu público-alvo, por exemplo.

SEO no marketing digital

Fonte: Freepik.

Não existe um manual de SEO que ensine passo a passo como construir um site para agradar aos mecanismos de busca e, consequentemente, receber muitos acessos. O que ocorre é que, ao longo do tempo, determinadas técnicas se tornaram mais vantajosas do que outras, ao passo que também existem estratégias que são prejudiciais e devem ser deixadas de lado.

Veja também  5 dicas para aumentar o tráfego do site da sua pequena empresa

Também vale salientar que as formas como o SEO pode ajudar na sua estratégia de marketing digital pode variar de caso a caso. Às vezes, o que funciona para uma empresa não vale para outra. Além disso, também temos que nos lembrar que muito do que foi feito continuamente no passado hoje caiu em desuso e já não surte o menor efeito.

E ainda que se pense em otimização para mecanismos de busca, é importante lembrar que tais mecanismos estão cada vez mais refinados, escaneando conteúdos da mesma forma que um ser humano os lê. Dessa forma, é válido lembrar que, para o SEO ajudar na sua estratégia de marketing digital, todo conteúdo deve ser produzido para pessoas de verdade, e não máquinas.

SEO

Fonte: Freepik.

Um dos principais critérios comprovados de SEO ainda é o número de acessos de um site. Geralmente, quanto mais visitas, maior a possibilidade de ele subir ao topo dos rankings de busca e se manter lá. E um site só tem um número grande de visitas quando seu conteúdo é de qualidade. Caso contrário, ele acaba tendo um enorme índice de rejeição, o que nunca é bom em termos de SEO.

Um site amigável, com navegação clara, palavras-chave bem definidas e otimizado com conteúdo relevante e de qualidade é o que realmente ajuda no aumento do tráfego, gerando mais interações e vendas. E esse é o objetivo máximo de toda estratégia de marketing: aumentar os lucros de uma empresa.

Quem pretende ter uma estratégia eficiente que gera um retorno real para a empresa precisa se focar não só em desenvolver boas campanhas, mas também em entender como o SEO pode ajudar na sua estratégia de marketing digital, passando a investir nele e deixando de encará-lo como um gasto extra.

Veja também  Como gerar Sitelinks do Google para seu site

Otimização de sites

Fonte: Freepik.

Esse é um dinheiro bem investido pois ajuda a gerar resultados orgânicos, levando pessoas para o site sem que se precise criar campanhas ou anúncios pagos, que consomem ainda mais a receita de um orçamento que tende a ser bastante enxuto.

Agora que você já sabe como o SEO pode ajudar na sua estratégia de marketing digital, comece a criar suas estratégias com essas dicas da Agência IMMA.

Veja também

SEO passo a passo para o sucesso

SEO passo a passo

By | Otimização de Sites (SEO) | No Comments

Ter um SEO passo a passo é complicado, já que envolve dezenas de interpretações entre os milhares de “experts” que existem no mercado. Consideramos que o que está dando certo pra gente, pode dar certo pra você também, por isso resolvemos te ajudar.

Veja também  Google avança no projeto de dar prioridade aos dispositivos móveis
Read More
SEO Interno, como fazer

SEO interno, como fazer a otimização perfeita

By | Otimização de Sites (SEO) | No Comments

Quando pensamos em como fazer SEO interno de um site, a maioria das pessoas pensa nas questões técnicas, como programação e layout. Obviamente, esses são detalhes muito importantes e que precisam ser pensados na hora da criação de um site. Mas, além da técnica, há uma série de outros processos que são fundamentais no SEO interno e eles passam basicamente pelo conteúdo que será postado no blog e em outras páginas. No texto de hoje, separamos algumas dicas de como fazer SEO interno e o que deve ser evitado para não gerar punições do Google. Confira o que separamos mais abaixo!

Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.