Você já ouviu falar de UX Writing? A sigla, em inglês, significa “user experience”, e UX Writing é, portanto, “Escrita de Experiência do Usuário”. Ficou confuso? A maioria das pessoas já sabe por que usar UX na criação de um site, por exemplo, mas nem todo mundo sabe que os princípios dessa técnica também podem se aplicar à escrita. Mas, na realidade, a base continua sendo a mesma: UX busca focar na experiência do usuário, ou seja, em como é a experiência dele com a sua marca.
O termo surgiu em 1990. Ele foi cunhado por Donald Norman, um professor de ciência cognitiva. Para Norman, UX não se refere apenas a elementos de design gráfico, mas também a aspectos da experiência da propriedade do produto. A ideia é influenciar e formar a experiência que o usuário tem com a marca.
Mas como usar UX para escrever? Nesse artigo, vamos falar um pouco sobre UX Writing e ensinar você a aplicar essa técnica nos textos do seu blog. Confira!
Como usar UX Writing no conteúdo da sua empresa
A criação de conteúdo escrito é uma ótima forma para atrair mais tráfego para o seu site. No entanto, é preciso que esse conteúdo seja atraente para os usuários. Usar UX Writing é uma forma de aumentar a qualidade dos seus textos, por isso, vejamos algumas dicas para começar a aplicar esse estilo de escrita.
A escrita UX pode ser usada para todos os tipos de conteúdo. É o processo de pesquisar na web, encontrar ideias para tópicos e criar conteúdo para um nicho específico. Ela não é benéfica apenas no site da sua empresa, mas em qualquer outra campanha de marketing digital. Ele pode gerar mais conversões e garantir que os clientes fiquem totalmente satisfeitos com sua compra.
A melhor maneira de começar a escrever UX é entender seus benefícios para o seu negócio. Aqui estão algumas coisas que você deve saber sobre como a escrita UX pode melhorar seus negócios:
- Melhore as conversões tornando o conteúdo mais legível;
- Gere leads melhorando a experiência dos usuários que visitam seu site / aplicativo / página do site / e-mail.
Assim, esta técnica evoluiu ao longo dos anos para se tornar mais eficaz do que nunca. Não se trata mais apenas de escrever excelentes textos – também ajuda você a ser encontrado nos mecanismos de pesquisa, apresentando a proposta de valor exclusiva da sua empresa.
A UX Writing requer clareza
Nada afeta mais negativamente a experiência do usuário do que se sentir confuso por um texto. Afinal, no contexto do marketing digital, o ideal é que o que você quer dizer ao cliente seja comunicado rapidamente e com eficiência.
Escrever para design UX não é fácil por causa das muitas pessoas diferentes que irão lê-lo: desenvolvedores, designers gráficos, pesquisadores de usuários e assim por diante. É importante ter em mente que nem todo conteúdo precisa ser criativo ou esclarecedor. Há momentos em que precisamos fornecer instruções ou breves descrições que servem como instruções sobre como concluir uma tarefa ou quais ações devem ser tomadas em uma determinada situação.
Pense no site do Google, por exemplo. Criar uma conta de e-mail no Google é muito fácil, porque o texto do site é muito claro e fácil de compreender. Procure, então, dar preferência a um conteúdo que seja simples e direto.
Outra boa ideia é incluir um tom informal, mais descontraído. Esse tipo de comunicação é ótimo para criar uma imagem leve da sua empresa, o que pode favorecer a impressão que os clientes têm do seu negócio.
Use o humor a seu favor
Dar risada e sorrir são duas coisas que melhoram a nossa vida. Então, se o seu cliente sorri ao interagir com a sua marca, ele está tendo uma experiência positiva.
Para isso, você pode usar uma UX Writing que aposte em algumas piadinhas. Não precisa exagerar e transformar todos os seus textos em textos humorísticos, mas, às vezes, usar um meme conhecido ou um GIF engraçadinho pode quebrar a seriedade e agradar ao usuário. O segredo é apenas usar isso com moderação, de vez em quando, sem exagerar ou forçar a barra.
Examine seus dados e entenda a jornada do cliente
A UX Writing está presente em todos os estados da jornada do cliente. Por isso, é necessário que você monitore a maneira como essa jornada se desenrola. Essa é a única forma de saber no que a sua marca está errando e no que ela está acertando. O que você faz que agrada aos seus usuários? E o que você faz que leva eles a sair da página e parar uma compra? Descobrir a resposta dessas questões é essencial para criar o seu estilo de UX Writing.
A primeira etapa é entender como sua empresa coleta dados para seu site ou aplicativo. Pode ser por meio do Google Analytics, software de terceiros, análise móvel, consultas de atendimento ao cliente, etc. A próxima etapa é entender o que você pode fazer com esses dados.
Por exemplo: quais são as perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando usam seu produto? A terceira etapa é analisar o problema ou preocupação que você identificou para determinar se é uma boa ideia conduzir um experimento.
Invista em marketing de conteúdo com uma agência de marketing digital, como a Agência IMMA
A necessidade de marketing de conteúdo está crescendo e estamos vendo isso com muitas empresas tentando investir nele. O marketing de conteúdo é uma estratégia popular entre os profissionais de marketing e já existe há algum tempo. Muitas vezes, existem diferentes formas de investir em marketing de conteúdo, como por exemplo, contratando uma agência de marketing digital como a Agência IMMA.
Uma agência digital como a Agência IMMA oferece serviços especializados de marketing de conteúdo que podem ajudá-lo a gerar e publicar conteúdo que encontrará seu público e direcionará o tráfego para seu site ou blog.
Agora que você já entendeu o que é UX Writing e como usá-la a favor da sua empresa, já pode dar os próximos passos na sua jornada do marketing digital. E a Agência IMMA, agência especializada na área, pode providenciar uma excelente assistência no assunto. Quer saber mais? Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!