UX na criação de sites

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
24/05/2019
Criação de Sites

Você sabe como usar UX na criação de sites? Atualmente, é muito importante, ao criar o seu site, tentar fazer dele o mais acessível possível. Afinal, o objetivo é fazer com que muitas pessoas visitem-no e utilizem-o para formar uma imagem positiva da sua marca, tornando-se clientes em potencial.

UX na criação de sites

Fonte: freepik.

Mas o que é UX? Como funciona? E como aplicar isso na criação do seu site? Neste texto, vamos tentar responder a essas e outras questões, explicando o assunto mais a fundo para facilitar a compreensão.

O que é UX

UX é uma sigla que vem do inglês e significa “user experience“, ou, em português, “experiência do usuário”. O termo surgiu em 1990, cunhado por Donald Norman, professor de ciência cognitiva. Segundo ele, “experiência de usuário” se refere tanto a termos relacionados ao design (tais como: hardware, software, interface, usabilidade, facilidade de busca, etc) como aos aspectos da experiência da propriedade do produto e a interação humano-computador.

Ou seja, o design UX é o design que procura influenciar e formar a experiência do usuário. O design é criado com a perspectiva do usuário em mente.

Entenda o que é UX

Fonte: freepik.

Como usar UX na criação de sites

Para o design UX, é preciso levar em conta elementos do site como o menu de navegação, layout, identidade visual, conteúdos e até mesmo os sentimentos do visitante que entra na página. Assim, cada detalhe do site deve ser planejado levando em conta essas questões.

Como isso se reflete em aspectos práticos? Para responder, vejamos alguns dos elementos que são importantes para a UX na criação de sites.

Navegabilidade da página

Esse é o principal fator para avaliar a experiência do usuário em um site. Tenha em mente que o ideal é que um cliente em potencial sinta-se à vontade para explorar o seu site e utilizá-lo para recorrer aos seus serviços, e ele não pode fazer isso se o site não for fácil de navegar. Desse modo, é preciso investir em uma navegabilidade acessível e intuitiva, que não afaste o usuário.

User experience na criação de sites

Fonte: freepik.

Consistência nos elementos visuais

É importante que o site tenha um design padronizado. Cores, linhas, botões e diversos outros recursos podem ser empregados para dar ao seu site uma aparência coesa, que permita que o usuário o utilize sem precisar pensar muito.

Estética simples e minimalista

O objetivo do design de um site é ser direto e simples. Afinal, um usuário confuso provavelmente vai apenas fechar a sua página e não visitar novamente no futuro. Isso é o oposto do que buscamos. Então, é preciso buscar um visual para o seu site que seja fácil de absorver e compreender. Se o usuário vai comprar algo, por exemplo, ele precisa ver o produto, o preço e os campos que precisa preencher com clareza. Ele deve saber aonde clicar para efetuar a compra ou alterar a forma de pagamento. Tudo isso é garantido através de um design enxugado e minimalista.

Compreensão imediata dos comandos

Tal como foi mencionado acima, é essencial para a experiência do usuário que seja possível navegar livremente pelo seu site com facilidade. O cliente em potencial deve entender facilmente como o seu site funciona. Ele deve se sentir seguro para explorar diferentes possibilidades através da funcionalidades oferecidas.

User experience criando sites

Fonte: freepik.

Assim, diante disso, é possível compreender como podemos empregar a UX na criação de sites, e como você pode usá-la para melhorar a página da sua marca. E agora, já está preparado para ter o seu site? A Agência IMMA oferece o serviço de criação de sites com uma equipe qualificada e voltada para garantir a melhor UX possível. Entre em contato com a gente e faça um orçamento!

Veja também