Quando se trata de estratégias de marketing, não há uma única que seja a melhor e eterna. E isso significa dizer que o que funcionou no passado provavelmente não funcionará tão bem hoje. Na verdade, algumas das maiores tendências de marketing digital que estão acabando já atingiram um enorme nível de saturação, cansando o público.
Fonte: Freepik.
À medida que pensamos e atualizamos nossas estratégias de marketing para o próximo ano, é importante considerar o que parece estar chegando ao fim e obtendo baixo desempenho. Assim, podemos abrir espaço para novas ideias e estratégias que aumentarão a conscientização da marca, capturando leads qualificados e ajudando suas equipes de vendas a aumentar a receita.
Confira, então, 7 tendências de marketing digital que estão acabando:
1. Campanhas de e-mail marketing sem personalização: é quase impossível enviar uma série de e-mails aplicados a uma grande lista de contatos e esperar ver altas taxas de engajamento. Torna-se cada vez mais necessário o envio de e-mail direcionados e personalizados com conteúdo relevante, baseado nos dados demográficos, comportamento on-line e nível de engajamento de cada contato.
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2. Livros eletrônicos longos: o uso da internet através de dispositivos móveis superou o de desktops já há algum tempo. Por esse motivo, encontrar um e-book longo com um enorme número de downloads é cada vez mais raro. Para atingir melhor esse público móvel, crie conteúdo na forma de questionários, pesquisas, páginas de destino, vídeo e animação on-line, que são interativos e despertam um maior interesse dos usuários.
3. Concentrar-se mais na quantidade do que na qualidade do blog: a internet está saturada de conteúdo. Os compradores querem encontrar conteúdos de qualidade rápidos e que se apliquem a suas necessidades. Quando estiver escrevendo, concentre-se em um único assunto por postagem e certifique-se de que cada blog atenda um propósito específico.
4. Algoritmos de geração de leads excessivamente complexos: quanto mais complexo o algoritmo, maior o caminho que o usuário deve seguir. Isso torna a possibilidade de ele desistir muito maior. Um sistema mais simples, com base em demografia e comportamentos, melhora a aderência junto ao público, aumentando a geração de leads qualificados.
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5. Excesso de automatização de marketing: para muitos usuários não há nada pior do que saber que se está lidando com uma máquina ao invés de uma pessoa de verdade. A automação de marketing deve ser usada principalmente para auxiliar nas atividades de marketing internas e devem ser utilizadas com moderação para as atividades externas.
6. Ter apenas estratégias orgânicas no Facebook: o alcance orgânico do Facebook atingiu um mínimo histórico e continua a diminuir. Pesquisas indicam, inclusive, que as postagens alcançam apenas de 2 a 6% dos fãs. Use as ferramentas de impulsão e anúncio do Facebook não apenas para aumentar seu alcance, mas também garantir que suas mensagens estão chegando as pessoas na hora certa.
7. Ter em uma estratégia de SEO baseada apenas em texto: hoje em dia temos muito acesso a conteúdos multimídia, o que faz com que, mais do que nunca, as pessoas queiram ver vídeos, imagens e áudios, além de textos. Por isso, investir apenas em textos otimizados não é mais suficiente. Invista em vídeos, imagens e arquivos de áudio e otimize tudo para atrair novos públicos sempre.
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Tudo tem uma vida útil e as tendências de marketing digital não são exceção. O marketing é uma combinação de arte e ciência com base em princípios psicológicos adaptados ao comportamento de um comprador. Os profissionais de marketing precisam se manter à frente das tendências atuais e encontrar um novo plano de marketing digital que alcançará seus compradores e ganhará ampla atenção.
Por isso, agora que você já sabe as tendências de marketing digital que estão acabando comece a investir em novas estratégias!