5 dicas de como usar automação em mídia social corretamente

Neste artigo falamos sobre como usar automação em mídia social, uma importante forma de gerar retorno sobre o investimento em marketing digital.

Uma empresa deve estar ativa em pelo menos dois ou três canais de mídias sociais. E não basta simplesmente publicar lá uma vez por semana: você tem que fazer isso todos os dias, reagir as notificações, monitorar menções, dentre outras coisas, ou seja, fazer uma real gestão de mídias sociais. Por isso, é comum investir em uma ferramenta de automação em mídia social.

Como usar automação em mídia social

Fonte: Freepik.

Confira 5 dicas de como usar automação em mídia social corretamente

Elas ajudam a reduzir o tempo gasto nas plataformas e ainda ajudam a interagir melhor com os usuários e geram relatórios detalhados. Mas será que você está usando as ferramentas da melhor forma?

Existem ferramentas de gerenciamento de redes sociais, ferramentas de monitoramento de redes sociais, ferramentas de agendamento, aplicativos que conectam tudo e muito, muito mais. Essas plataformas tornam nossas vidas mais fáceis. Além disso, a automação, quando feita corretamente, torna seu trabalho mais organizado e efetivo. Pensando nisso, a Agência IMMA separou algumas dicas para evitar erros nesse sentido.

1. Não automatize sempre as mensagens diretas: as mensagens automáticas são extremamente comuns. Apesar de úteis, elas podem realmente prejudicar sua marca. Mensagens automatizadas são sempre vistas como spam pelos usuários e por uma boa razão: elas têm todas as características de um spam.

Mensagens automatizadas são, praticamente, sempre as mesmas e comunicam algo que pouco acrescenta aos usuários. Além disso, em alguns casos, elas incluem uma assinatura da ferramenta de onde são enviadas, tornando-as ainda mais parecidas com um spam.

A maioria das pessoas simplesmente não abre esse tipo de mensagem. Mas há alguns usuários que excluem completamente o autor dela, inclusive bloqueando-o. Quem deseja agradecer a alguém por segui-lo, a melhor forma é enviar um tweet em tempo real. Começar uma conversa mostra que a empresa é séria quanto a se conectar com as pessoas.

Dicas de como usar automação em mídia social corretamente

Fonte: Freepik.

2. Não automatize comentários e likes: todo guia de marketing de mídia social diz que devemos nos envolver com cada cliente respondendo todas as menções a sua marca, agradecendo-os por compartilhar seu conteúdo e se empenhando para manter essa comunicação em alta. Porém, isso leva um tempo nem disponível.

Embora a tentação de automatizar o engajamento seja grande, você não deve fazer isso. É raro um cliente não descobrir que o tweet é automatizado. E não é esse tipo de coisa que as pessoas procuram quando mencionam uma marca. Se você tiver seus agradecimentos automatizados, por exemplo, seus clientes provavelmente irão descartá-los e você não obterá nenhum benefício com isso.

Porém, há situações ainda piores. Imagine que você automatize todas as suas mensagens e acabe reagindo a uma reclamação séria com uma série de comentários cheios de agradecimentos e carinhas felizes. Isso é simplesmente horrível e pode reduzir significativamente a reputação da sua marca.

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O envolvimento requer interações humana, idealmente em tempo real. Você pode simplificar o processo, encontrando todas as pessoas com quem deseja se envolver (por exemplo, as que mencionaram sua marca on-line) com uma ferramenta de monitoramento de redes sociais. Mas suas respostas devem se adaptar a cada pergunta.

Automação nas mídias sociais. Veja 5 dicas

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Um problema diferente, mas relacionado, consiste em curtir e compartilhar automaticamente conteúdos nas redes sociais. Por exemplo, os influenciadores com os quais você deseja se conectar podem publicar artigos interessantes e relevantes quase sempre. É possível configurar um sistema para curtir e compartilhar tudo de forma automática, impulsionando suas próprias atividades.

Cabe lembrar que esses outros perfis também são geridos por pessoas e suas opiniões podem não condizer com o que você quer para sua marca. Há também a possibilidade do usuário criar um post que nada tenha a ver com seu nicho. Imagine que um desses influenciadores publica uma mensagem sobre uma política bem controversa e você retuita esse conteúdo automaticamente. Será péssimo para sua imagem!

Lembre-se de que suas ações on-line são públicas e tais erros podem causar danos significativos a sua marca. Um erro desse tipo pode associar sua empresa a coisas negativas e conseguir apagá-lo dará muito mais trabalho do que tirar algum tempo para realmente interagir com as pessoas.

Gestão no Twitter: como usar automação em mídia social

3. Não automatize os RSS feeds: uma das principais diretrizes do marketing em redes sociais diz que 80% de suas postagens devem ser de conteúdos úteis e interessantes e os 20% restantes de mensagens promocionais.

Para facilitar isso, é comum navegar pela internet e buscar trabalhos relevantes e frutíferos de outras empresas, influenciadores e especialistas no campo para se inspirar. E quando encontramos um blog que parece ser realmente relevante pode parecer benéfico automatizar seu RSS feed e passar a compartilhar todas as postagens sem nenhum esforço. Mas essa geralmente não é uma boa abordagem.

Muitos blogs existem para promover marcas e produtos de outras pessoas. E eles vão compartilhar conteúdo promocional muito mais frequentemente do que você imagina. Antes que você perceba, estará publicando mensagens sobre os produtos de outras pessoas e redirecionando seu tráfego para eles.

Como usar automação em mídia social

Fonte: Freepik.

Uma das dicas de como usar automação em mídia social corretamente e evitar esse tipo de situação é usar um aplicativo como Feedly para se manter atualizado. Tudo o que você precisa fazer é cadastrar seus blogs favoritos na ferramenta para poder verificá-los com mais rapidez e facilidade. Depois de examinar as publicações, é possível compartilhar mensagens de dentro do próprio aplicativo. Um método simples para evitar publicações equivocadas.

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4. Automatize as mensagens para os horários de picos de acessos: a automação de suas publicações sociais pode ajudar a melhorar a organização e otimizar o desempenho de sua estratégia, pois você costuma garantir que suas atualizações estejam saindo em horários ideais para o seu público.

Isso tende a fazer com que as suas atualizações atinjam um número maior de pessoas com um investimento mínimo.

Como usar automação em mídias sociais. Veja dicas!

Fonte: FreePik

Dicas para uma estratégia de marketing nas redes sociais

  1. Crie um calendário editorial. Por exemplo, você pode compartilhar artigos úteis de segunda a quarta-feira, um post promocional na quinta-feira e algo engraçado na sexta-feira.
  2. Em seguida, encontre ou crie este conteúdo dentro de sua ferramenta de agendamento de posts para redes sociais.
  3. Não se esqueça de verificar os melhores horários para agendar essas publicações de forma que elas atinjam seu público quando ele está mais ativo e responsivo.

Marketing nas mídias sociais

5. Automatize as análises de mídias sociais: há algumas coisas que você simplesmente não pode fazer manualmente e a análise de mídias sociais é uma delas. Essa é, provavelmente, a automatização mais importante.  Você saberá de todos os seus esforços, conteúdos agendados e quais campanhas nas redes sociais estão produzindo bons resultados.

Use uma ferramenta de gerenciamento social para acompanhar o crescimento das menções, comparar seus resultados das suas mídias sociais com seus concorrentes e calcular o que suas campanhas nas redes sociais estão gerando.

Automação de análise de mídias sociais

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A automação de mídia social deve funcionar para ajudar sua marca a obter sucesso na internet. Qualquer coisa que possa ser automatizada sem causar danos deve ser pensada com cuidado.

A automação está aí para nos ajudar, e não para ser usada a qualquer custo sem se pensar nos resultados, por isso aproveite essas dicas para usar a automação em mídia social corretamente.

E se ainda assim você não tem tempo para cuidar da gestão de mídias sociais da empresa, contrate uma agência de marketing digital.

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Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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