Storytelling: por que é tão importante para a criação de conteúdo

Cada pedaço de conteúdo é uma história. Mas algumas peças têm um impacto maior nas mentes dos consumidores porque são escritas de forma interessante e eficaz. Mas por que o storytelling é tão importante para a criação de conteúdo?

O cérebro humano entende melhor o que é contado por meio de histórias. E histórias poderosas induzem o leitor a agir. O storytelling torna o processamento de qualquer peça mais fácil, fixando melhor a mensagem da marca na mente da pessoas. Além disso, ele faz com que elas se lembrem efetivamente da marca.

Storytelling: por que é tão importante para a criação de conteúdo

Fonte: Freepik

Por que o storytelling é importante

  • Ajuda a se envolver com seus clientes de forma mais eficaz, estabelecendo uma ligação emocional com as pessoas;
  • A utilização de uma história aproxima as pessoas e, enquanto elas ouvem, você pode direcioná-las para uma ação;
  • A maioria de nós esquece as mensagens das marcas quando elas não estão ligadas a uma história;
  • Uma história bem escrita é útil para fazer com que uma marca atinja seu objetivo;
  • Imagens compartilhadas que contam uma história são processadas mais rapidamente pelo cérebro humano, o que nem sempre acontece com textos;
  • Histórias fazem as pessoas “sentirem” algo, fixando ainda melhor qualquer mensagem;
  • É mais fácil fazer com que as pessoas se identifiquem com os personagens da história, gerando um maior interesse em compartilhá-la;
  • As pessoas gostam de ler histórias como mensagens de mídia.

É evidente que, sem uma narrativa eficaz, seu conteúdo pode acabar sendo considerado inútil para a maior parte do público. Por isso, vale a pena conhecer (e colocar em prática) algumas técnicas de storytelling.

Por que o storytelling é importante

Fonte: Freepik

Técnicas de storytelling

Herói X Vilão

Toda história tem um herói e um vilão. O mesmo vale para a sua marca. Tente conceituar sua história mantendo dois personagens centrais que podem desempenhar o papel de herói e vilão. É comum colocar a marca como herói e o problema que os clientes enfrentam como vilão. Quando a história é retratada dessa maneira, as pessoas acabam gostando ainda mais do herói.

Torne o conteúdo visual e pessoal

Lembre-se que as pessoas podem se cansar de um conteúdo excessivo de texto. Por isso, use muitas imagens na história, adotando esse como seu estilo narrativo. Além disso, não esqueça sempre de contar sua própria história pessoal. Quando você compartilha histórias pessoais, atinge ainda mais pessoas.

Técnicas de storytelling

Fonte: Freepik

Use vídeos ao vivo para compartilhar suas histórias

Não é segredo para ninguém que grande parte do público da internet adora assistir a vídeos ao vivo. A maioria das grandes marcas já está aproveitando isso há algum tempo para maximizar seu engajamento.

Criar personas e preparar uma história separada para cada uma delas, assim como tornar o vídeo interativo, pedindo comentários e votos, são estratégias que funcionam muito bem. Além disso, tente sempre persuadir seus espectadores a curtir e se inscrever em seus canais. Não se esqueça de pedir que eles compartilhem o vídeo com os amigos.

Veja também  Como escolher palavras-chave para artigos

Vale lembrar que é importante apresentar sua marca sempre que criar um novo vídeo. Isso porque é provável que você atraia novos públicos a cada novo conteúdo e essas pessoas que acabaram de chegar podem não ter familiaridade com os conteúdos anteriores.

Confira as melhores técnicas de storytelling

Fonte: Freepik

Construa seu conteúdo em torno de tópicos exclusivos

Sua estratégia de storytelling deve atender a uma ampla variedade de públicos e ser construída com base em tópicos que não estão disponíveis em nenhum outro lugar. Você pode encontrar facilmente muitos tópicos relevantes para seu negócio pesquisando no Google, Twitter, Buzzsumo, Quora, dentre outras plataformas.

Não se esqueça que um conteúdo atraente (veja o artigo que contém formas de criar conteúdo atrativo) sempre gira em torno de tópicos que não são encontrados nem discutidos em nenhum outro lugar. Além disso, a exclusividade é sempre muito atrativa para todos os públicos.

Criação de artigos e conteúdos otimizados

Elementos comuns de uma boa estratégia de storytelling

Existem uma série de elementos que são comuns em toda boa estratégia de storytelling. Eles contribuem para a criação de histórias envolventes e relevantes para o público. Conhecê-los e dominá-los é algo que pode fazer toda a diferença ao criar e contar as histórias da sua marca.

  • As histórias devem ser fáceis de entender e contadas em uma linguagem que seja familiar para seu público-alvo;
  • Cada história precisa basear-se em um tema, que deve ser repetido ao longo de toda a narrativa;
  • A escolha dos personagens deve ser profundamente pensada, porque toda a sua história vai girar em torno deles;
  • A história deve ter ao menos um dos componentes essenciais: humor, emoção ou alegria;
  • Sua história deve ser autêntica e verdadeira;
  • Não conte mentiras. Atualmente, checar qualquer informação é muito simples e as pessoas conseguem distinguir facilmente histórias reais e falsas.
Elementos comuns de uma boa estratégia de storytelling

Fonte: Freepik

Nunca se esqueça que o objetivo final de qualquer conteúdo é persuadir os usuários a realizarem uma ação. Conteúdos sem história tendem a ser algo com pouco (ou nenhum) efeito. Ao utilizar as técnicas de storytelling de forma eficiente, você pode assumir emocionalmente a mente de seus clientes em potencial e guiá-los por todo seu funil de vendas. Se está buscando por serviços de criação de conteúdo para blogs, sites e mídias sociais, a Agência IMMA tem a solução. Faça um orçamento gratuito!

Veja também

Como melhorar seu estilo de escrita

Como melhorar seu estilo de escrita

By | Marketing de Conteúdo

Ter um estilo de escrita é fundamental quando se trata de ter um blog. Afinal, é isso que dará personalidade aos seus conteúdos, fazendo com que as pessoas se aproximem e busquem criar um relacionamento com a marca. Confira no artigo dicas de como melhorar seu estilo de escrita.

Read More
Conteúdo duplicado: saiba o que é

Conteúdo duplicado: saiba o que é

By | Marketing de Conteúdo

No mundo do SEO, sempre nos dizem para evitar conteúdo duplicado porque isso tende a gerar resultados indesejados. Mas por quê? Como isso afeta o SEO e o ranqueamento do site? Você sabia que até mesmo blocos de conteúdo semelhantes podem ser considerados conteúdos duplicados pelos mecanismos de busca? Leia o artigo e saiba mais.

Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

E-book de Mídias Sociais
A Agência IMMA preparou um material exclusivo para você começar entender como funciona a gestão de mídias sociais e como utilizá-las.

Insira o seu e-mail para receber o nosso e-book
QUERO MEU E-BOOK