Neste artigo, iremos falar sobre a importância do conteúdo no marketing digital. Daí o nome sugestivo de “8 formas de criar conteúdo atrativo“. Essa é apenas uma maneira que encontramos de ajudar você a ganhar relevância na internet.
O comportamento do consumidor e suas formas de consumir mudaram. Hoje em dia, a maioria das pessoas que quer um produto procura primeiro por ele on-line. Por isso, as grandes marcas e empresas utilizam o marketing de conteúdo como estratégia digital. Afinal, como o conteúdo tornou-se parte de uma experiência valiosa para o cliente, nada mais natural do que investir nisso e arrumar formas de criar conteúdo atrativo.
Confira 8 formas de criar conteúdo atrativo
1- A experiência do cliente agora deve ser parte da cultura da empresa
Segundo a publicação Business Insider, nos próximos 10 anos, 40% das empresas deixarão de existir por não atenderem as necessidades dos clientes. No entanto, mesmo as marcas sabendo que isso pode realmente acontecer, fazer mudanças na cultura da empresa pode ser bem difícil e levar tempo.
Procure se informar sobre quem está na liderança e tome como exemplo estratégico. Esforce-se para incluir toda a organização nessa mudança. Lembre-se: transformar a empresa leva tempo, então não espere que esse processo se conclua da noite para o dia. Para manter o compromisso ao longo do caminho, comemore até mesmo as menores vitórias com a equipe.
2- As marcas estão ficando sérias sobre como definir suas estratégias de conteúdo
De acordo com um artigo publicado no blog da plataforma Curata, em 2017, 51% das empresas terão um executivo cujo trabalho é dedicado exclusivamente às estratégias de marketing de conteúdo da marca. Além disso, 75% das marcas estão aumentando seus investimentos nesse tipo de marketing. Isso significa que as marcas estão tratando seu conteúdo como algo estratégico, sendo essa uma das formas de criar conteúdo atrativo.
Definir sua estratégia de divulgação pode ajudar a entender melhor que direção tomar, o que fazer para chegar ao topo e como medir o sucesso uma vez que você chega lá. Uma estratégia escrita e documentada justifica o orçamento, ajudando a atender as necessidades do seu público-alvo enquanto agrega valor a sua organização.
Comece com o esboço das necessidades de produção de marketing de conteúdo, criando um case de negócio. Defina personas e desenvolva a história da sua marca. Finalmente, crie um plano de canais para determinar o melhor posicionamento e distribuição do seu conteúdo.
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3- As empresas estão mudando suas estratégias para se tornarem mais relevantes para os usuários
A importância de fornecer conteúdos relevantes e significativos é enorme. Afinal, segundo o artigo do Search Engine Land, 43% dos consumidores dizem ignorar as empresas que fornecem conteúdo irrelevante. Já uma pesquisa da plataforma Gigya concluiu que 32% chegam a boicotar sites de marcas e empresas pela mesma razão.
Assim, as marcas estão buscando entender os interesses, objetivos e aspirações das pessoas com as quais desejam interagir.
Para responder às exigências de relevância dos clientes, crie uma persona para ter uma visão única de quem são essas pessoas. Em seguida, faça um inventário dos comportamentos do público-alvo para entender como essas pessoas reagem em relação a sua marca. Esse conhecimento pode ajudar (e muito) a oferecer mensagens personalizadas onde quer que elas estejam.
4- Conhecer a jornada do cliente é um trabalho oficial e que você deve dominar
Segundo uma pesquisa da IBM, 78% dos consumidores não se envolvem com ofertas se elas forem irrelevantes. Por isso, para que o conteúdo gere resultados, é fundamental otimizá-lo de acordo com a posição do usuário na jornada do cliente.
Embora uma pesquisa da Adobe tenha verificado que 65% das empresas não têm um funcionário responsável por supervisionar a jornada do cliente, algumas marcas estão percebendo que pode haver essa necessidade. Assim, elas estão dedicando equipes inteiras para este esforço.
O Royal Bank of Scotland, por exemplo, criou uma equipe exclusiva cujo único objetivo é gerenciar a jornada do cliente e o seu conteúdo. Isso ajuda a ter uma visão geral ao invés se concentrar apenas em pontos de contato individuais.
Veja como seus clientes interagem com seu material em cada etapa da jornada. Faça testes e solucione problemas para fornecer conteúdo altamente relevante exatamente quando o cliente precisa dele. Em seguida, capacite sua equipe para oferecer experiências simplificadas ao cliente, permitindo que criem, testem, publiquem e analisem conteúdo sem ter que depender de outros setores.
5- A colaboração de marketing está tomando um novo significado
É cada vez mais comum a colaboração de outros departamentos nos esforços com marketing. As pessoas de outras áreas compartilham novas ideias e perspectivas que podem ser relevantes. Esses insights são usados para criar estratégias que moldam experiências vencedoras para os clientes.
Para que a estratégia de conteúdo faça diferença na experiência do cliente, todas as partes da organização precisam trabalhar juntas. Trocando informações eficientemente, compartilhando ideias para criar uma estratégia completa e recebendo feedbacks de todas as tarefas executadas.
6- O conteúdo está sendo distribuído em altíssima velocidade
Com tantas opções, atrair as pessoas para consumir e se envolver com o conteúdo da marca é mais difícil do que nunca. Segundo uma pesquisa da Adobe, 70% dos comerciantes dizem que têm de criar 10 vezes mais ativos para apoiar seus diferentes canais e 85% dizem que estão sob pressão para criar ativos mais rapidamente.
Como resultado, as marcas estão colocando em vigor processos e sistemas que permitem as equipes criar e produzir conteúdos rapidamente, capacitando os profissionais de marketing a publicar e atualizar sites e redes sociais sem ter que esperar por aprovações. Usar modelos padronizados que podem ser editados rapidamente, por exemplo, é uma ótima ideia.
Criar um processo ágil, mas que garanta a consistência da marca em todos os canais e se apoie em dados, geralmente resulta em materiais poderosos e altamente relevantes. Essa é uma das ótimas formas de criar conteúdo atrativo na internet.
7- As marcas estão alinhando os objetivos comerciais com as experiências do cliente
Segundo a mesma pesquisa da Adobe, até 2020, a experiência do cliente superará tanto o preço quanto o produto como diferenciadores. E as marcas já estão se preparando para esta mudança.
Para passar por isso, elas estão atualizando suas métricas para medir a experiência do cliente. Por exemplo, métricas de interação medem quão profundamente o conteúdo está ressoando com os consumidores, enquanto métricas de engajamento medem a qualidade do conteúdo da marca.
É importante identificar quais métricas são mais importantes a serem analisadas para que os funcionários tenham uma direção para trabalhar. Além disso, use relatórios refinados para permitir que sua equipe veja o que está funcionando durante toda a jornada do cliente e não apenas o último clique, para que eles possam verificar os melhores resultados em cada etapa do processo.
8- Funcionários estão sendo recompensados por boas performances
Para garantir que seus funcionários vão além ao criar experiências para os clientes, várias empresas estão induzindo uma concorrência interna saudável. Ela mostra o que cada colaborador está fazendo para melhorar suas métricas. No fim de um determinado período, as estratégias que melhor funcionam são recompensadas.
Encontre maneiras inovadoras de mostrar aos funcionários que o que eles fazem contribui para os objetivos gerais da empresa. Mantendo as equipes envolvidas, motivadas e produtivas. Uma força de trabalho feliz leva a maiores lucros, aumento da produtividade e maior envolvimento do cliente.
É claro que existem outras maneiras e formas de criar conteúdo atrativo, mas se você fizer essas 8, já estará ganhando. Lembre-se de que os canais de distribuição de conteúdo também são importantes. Converse com a equipe, faça testes e analise o melhor resultado para empresa.
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