O Snapchat está em ascensão e muitas empresas estão começando a se juntar à rede para se conectar com grupos mais jovens. No entanto, por ser uma rede relativamente nova, nem sempre sabemos como lidar com um Snapchat para negócios. Então, como saber o que fazer e o que não fazer?
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O Snapchat pode ser um pouco intimidador no início, mas é uma excelente rede para a construção de visibilidade. Nele, tudo tem a intenção de contar uma história, permitindo que os fãs conheçam melhor seu negócio. Trata-se de atrair o seu público com pequenos trechos da rotina ao invés de usar conteúdos longos.
Usar o Snapchat para negócios permite que você dê ao seu público mais contexto e valor, ao mesmo tempo que mostra a personalidade por trás de sua marca. Tudo isso equivale a uma conexão mais profunda com seu público. E essa é uma das principais razões pelas quais usamos as mídias sociais para fazer marketing.
O que fazer e o que não fazer ao usar o Snapchat para negócios
Faça parcerias com influenciadores
As parcerias com influenciadores podem ser ótimas maneiras de construir um público super engajado. Use influenciadores para criar ruído e fazer com que o lançamento do seu canal seja um sucesso. Outra opção é deixar um influenciador assumir sua conta por um dia. A recomendação do influenciador certo para o seu nicho pode ser a melhor propaganda.
Use o Snapchat para sessões de perguntas e respostas
Essa plataforma social é baseada em vídeos curtos e pode ser ótima para uma sessão de perguntas e respostas ou até para fornecer um mini treinamento sobre um determinado produto novo. Assim, você fornece informações extras aos seus clientes, ao mesmo tempo em que interage com eles.
Mostre os bastidores
Mostrar os bastidores da empresa, de um evento ou da produção de um produto é um conteúdo que tende a gerar muita audiência, pois isso mostra ao público uma faceta da sua empresa que, de outra forma, ele não teria acesso. Mostre um dia na vida em seu escritório ou convide o público para assistir aos acontecimentos do backstage em seu próximo evento.
Misture fotos, vídeos e texto
Use uma mistura de formatos de conteúdo para melhorar a dinâmica e versatilidade de suas histórias. Os diferentes meios tornam sua narrativa mais envolvente e permitem que você seja criativo na maneira que compartilha o material com seus seguidores.
Planeje sua história
Começar no Snapchat pode ser um pouco intimidante. Por isso, planejar sua história pode ser uma forma garantir que ela faça sentido e seja fácil de seguir. Dessa forma, você sabe onde precisará de texto, quanto tempo seus vídeos devem ter e dá a oportunidade de pensar em novas táticas para envolver ainda mais o público.
Use os filtros, emoji, doodles e stickers do Snapchat
O Snapchat é uma rede onde você pode (e deve) se divertir. Por isso, use os recursos nativos da plataforma para adicionar um pouco de personalidade às postagens. Sobreponha fotos com emojis ou tente os stickers 3D para dar um pouco mais de versatilidade aos vídeos.
Crie envolvimento
Pode ser um desafio envolver os usuários do Snapchat, mas não é impossível. Use as chamadas para ação em seu texto e peça aos seguidores que façam um Snap de volta para você. Outra opção interessante é pedir a seus seguidores para ajudar a escolher entre duas coisas, pedindo que eles assistam sua história novamente e façam a captura de tela da opção escolhida.
Lembre-se de olhar suas visualizações e capturas de tela
As métricas do Snapchat dependem de duas coisas: visualizações e capturas de tela. Lembre-se de revisar sua história antes que ela desapareça para que você possa acompanhar como as pessoas estão aceitando seu conteúdo e se estão interagindo com ele através das capturas de tela.
Crie filtros de geolocalização
Os filtros de geolocalização do Snapchat são uma ótima maneira de aumentar a notoriedade da marca. As pessoas adoram usar filtros divertidos e o Snapchat lhe dá a opção de criá-los para o seu negócio. Seu filtro ficará disponível por um tempo estipulado para qualquer pessoa que usa o Snapchat e entra na área designada por você.
Ofereça conteúdos exclusivos
Oferecer um conteúdo exclusivo para cada rede social é uma ótima maneira de atrair seu público para seguir suas páginas nas diferentes plataformas sociais. Crie ofertas e conteúdos exclusivos para o Snapchat para atrair seus fãs que estão em outras plataformas. Isso fará sua página crescer mais rapidamente.
Não se esqueça do público-alvo
Mantenha as postagens estreitamente relacionadas aos interesses do público-alvo. Contexto é tudo e, por isso mesmo, faça um levantamento de assuntos e tendências que são populares entre o seu público. Lembre-se que, quanto mais relevante para o público, maior a probabilidade de as pessoas voltarem sempre para conferir o que você anda fazendo.
Não publique histórias longas
Mantenha suas histórias curtas e divertidas. Afinal, 200 segundos no Snapchat geram cerca de 20 Snaps e isso é muito, tanto para você criar e postar, quanto para o seu público assistir.