Principais Redes Sociais para empresas B2B

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
09/11/2020
Gestão de Mídias Sociais | Marketing Digital

Quais são as principais redes sociais para empresas B2B? Se você é um empresário com esse tipo de negócio, essa é uma pergunta fundamental para se fazer. Afinal, mesmo que as redes sociais sejam ferramentas importantes para o marketing digital de qualquer empresa, elas não funcionam da mesma forma para todo tipo de empreendimento. Cada rede social tem as suas particularidades e uma maneira própria de se comunicar com o público.

Por conta disso, é crucial estudar essas plataformas com um olhar analítico, para avaliar quais delas são as melhores para a sua marca. Isso vale em dobro para empresas B2B, que precisam de um nível de marketing digital muito elevado.

Principais redes sociais para empresas B2B

Fonte: freepik.

No entanto, se você não sabe quais são as melhores mídias sociais para promover uma empresa B2B, não precisa se preocupar. Neste artigo, vamos explicar quais são essas plataformas e que vantagens elas oferecem para esse tipo de empresa. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

Descubra quais são as principais redes sociais para empresas B2B

Antes de mais nada, é necessário definir o que é uma empresa B2B. Essa é uma sigla em inglês que significa business to business, o que, em português, quer dizer “empresa para empresa”. Em outras palavras, trata-se de uma empresa que tem como clientes outras empresas. Por exemplo: Uma marca que fabrica peças de carro para vender para empresas que fabricam carros é uma marca B2B. Ela não lida com clientes finais, e sim com empresários que compram para seus negócios.

Por isso, estar bem posicionado em redes sociais específicas é fundamental. No caso de uma empresa B2B, o ideal é manter o relacionamento com os clientes em redes sociais de âmbito mais profissionais como, por exemplo, o LinkedIn, que é referência no segmento. No entanto, redes sociais como Facebook e Twitter também são ótimas para se posicionar, já que as empresas estão bem ativas nelas também.

Tendo isso em mente, fica fácil de entender que as estratégias de marketing que funcionam para uma empresa B2C (business to consumer, ou, empresa para cliente) não necessariamente funcionam para uma B2B. A seguir, então, vamos observar como isso se aplica às redes sociais. Confira!

Twitter

O Twitter é muito usado por empresários para acompanhar notícias e novidades relacionadas às suas respectivas áreas. Sendo assim, para uma empresa B2B, é importante estar presente neste espaço para se manter atualizada e ficar à frente de qualquer concorrência. Dessa forma, o Twitter pode ser considerado uma das principais redes sociais para empresas B2B.

Essa rede social também é ótimo para fazer uma análise das necessidades e desejos de determinado público, dependendo do segmento de atuação. A partir dos Trends da rede social, é possível se manter antenado às tendências do mercado e traçar estratégias de marketing digital para alcançar o seu público de maneira correta.

Por isso, apesar de o Twitter não ser uma rede social bem profissional, ele é ótimo como forma de medição de popularidade e engajamento das empresas e produtos (ou serviços).

O Twitter é ótimo para B2B... apesar de não parecer!

Facebook

O Facebook é a rede social mais popular do mundo e é uma das principais redes sociais para empresas B2B. Essa rede social é um espaço muito frequentado por empresas, o que significa que, se você tem o objetivo de alcançar esses clientes, esse é um site no qual a sua marca deve estar.

Além disso, o Facebook apresenta possibilidades de estabelecer conexões maiores com o seu público. Através da vasta gama de interações que o site oferece, você pode, aos poucos, construir uma imagem positiva da sua marca. Isso, para uma empresa B2B, é fundamental, pois a autoridade que você acumula no mercado pode fazer a diferença na hora que um cliente decidir fazer ou não negócio com você.

Entre os exemplos de forma de interação são as reações do Facebook. A partir dessas reações, é possível identificar se um produto ou campanha teve uma boa receptividade por parte dos seus consumidores. Apesar de não ser uma métrica muito assertiva, serve para ajudar, de maneira rápida, a analisar a popularidade da sua marca.

O que é necessário para criar uma campanha de sucesso no Facebook?

Fonte: freepik.

LinkedIn

Talvez nenhuma rede social seja efetiva para empresas B2B como o LinkedIn, a rede social está no topo da lista das principais redes sociais para empresas B2B. Isso porque a plataforma é muito voltada para conexões profissionais, o que permite que você facilmente veja com que cada usuário trabalha. Dessa maneira, a tarefa de atingir o seu público se torna muito mais fácil. Além disso, esse ar de profissionalismo também é propício para trabalhar positivamente com a imagem da sua empresa.

Vale destacar, ainda, que o conteúdo postado nesta rede social deve ser bem direcionado, objetivo e deve vir acompanhado de uma maneira mais formal de escrever, já que o LinkedIn é uma rede social bem profissional. por isso, não cabem postagens informais e com muitas brincadeiras.

Neste ponto, é importante frisar que o planejamento de marketing deve levar em conta as características de cada rede social, pois cada uma pede uma forma de comunicação diferenciada e, para que o planejamento de comunicação seja eficiente, é necessário entender bem como se comunicar em cada uma.

Marketing no LinkedIn

Faça marketing para redes sociais com a ajuda uma agência especializada

Agora que você já sabe quais são as principais redes sociais para empresas B2B, é hora de usar esse conhecimento a seu favor criando uma estratégia de marketing para essas plataformas. E, para isso, o ideal é contar com ajuda especializada de uma agência de marketing digital. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção, sendo uma agência especializada em criação de conteúdo e gestão de mídias sociais com experiência na administração de mídias sociais para empresas de qualquer tipo.

Investir em uma agência série é o primeiro passo para o sucesso do seu planejamento de marketing. Com isso, é possível colher resultados mais objetivos e assertivos no relacionamento com seu consumidor. E aí, quer saber mais? Então entre em contato e faça já um orçamento, não perca essa oportunidade de crescimento!

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Veja também