Entenda o que é o Reels e como fazer um dueto

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
05/04/2021
Gestão de Mídias Sociais

Você sabe o que é o Reels e como fazer um dueto usando a ferramenta? Uma das grandes vantagens do marketing digital é que, por conta das inovações tecnológicas, ele está sempre em transformação. Todo dia novas ferramentas são desenvolvidas, permitindo que as estratégias se expandam e se diversifiquem cada vez mais.

Isso é especialmente comum nas redes sociais, plataformas que estão constantemente sendo atualizadas com novos recursos. O Instagram é uma delas. E seu mais novo recurso é o Reels, ferramenta inspirada no TikTok que se torna cada vez mais popular no Instagram.

Mas o que significa esse termo? Se você não sabe qual é a resposta para essa pergunta, não se preocupe: Neste artigo, vamos explicar o que é o Reels no Instagram e como usar essa ferramenta. Continue com a leitura para aprender!

Entenda o que é o Reels e como fazer um dueto

Fonte: Freepik

Entenda o que é o Reels e como fazer um dueto

O Instagram se baseia na comunicação visual. Isso se dá principalmente por conta de imagens. Mas esse não é o único tipo de conteúdo visual que é compartilhado na plataforma. Vídeos também fazem parte da comunicação do Instagram. Eles podem ser postados no feed, no Stories ou até no IGTV, que permite vídeos mais longos.

É aí que entra o Reels. Trata-se de uma ferramenta que permite a criação de vídeos curtos, de até 15 segundos, que podem então ser compartilhados com os seguidores do perfil. A ideia é passar informações de forma dinâmica, visual e rápida.

Mas como fazer um Reels no Instagram? Felizmente, é um processo muito simples. A seguir, então, vamos apresentá-lo passo a passo. Confira!

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Passo 1: Abra a câmera dos Stories

Clique no mesmo ícone que é utilizado para gravar um Stories. No canto inferior da tela, vai haver uma opção onde está escrito “Reels”. Clique nesta opção.

Passo 2: Crie e edite seu Reels

Após clicar neste ícone, você vai entrar no modo Reels. É nesse modo que você vai poder criar e editar seu vídeo.

Para isso, você vai usar uma janela no canto esquerdo, com quatro ícones. O primeiro permite que você adicione uma música para o seu vídeo. O segundo adiciona efeitos visuais, como, por exemplo, câmera lenta. O terceiro permite a adição de efeitos e filtros do Instagram, o que faz com que você possa cumprir desafios que outras pessoas já estão fazendo. Finalmente, o quarto ícone é o cronômetro, que faz com que você possa gravar o vídeo sem as mãos.

A partir daí, o limite é a sua própria criatividade. Grave um vídeo que tenha as marcas da estratégia de marketing de conteúdo da sua marca. Garanta que os efeitos sejam usados de forma equilibrada e inteligente para garantir o sucesso.

O que é o Reels do Instagram

Fonte: Freepik

Passo 3: Compartilhe o conteúdo criado com os seus seguidores

Depois do processo de criação, quando o Reels estiver pronto, você tem duas opções: Salvar o vídeo como rascunho ou compartilhá-lo de imediato. O rascunho é ideal se você ainda for fazer modificações no vídeo; se não, é hora de postá-lo e deixar os seus seguidores verem o que você criou.

Como funcionam os duetos no Instagram Reels?

Você sabia que existe a possibilidade de fazer duetos no Reels? Esse novo recurso contempla opções para incluir um vídeo em paralelo com imitações, por exemplo. A ideia é fazer uma espécie de Remix, ampliando ainda mais o leque de possibilidades criativas para que usa essa ferramenta.

Essa nova função na ferramenta de Reels foi liberada no último dia 31 de março. Agora, o Instagram permite que você grave um vídeo ao lado do vídeo original que você quer gravar. Logo, é possível fazer uma série de novos conteúdos apenas com essa nova atualização.

Um deles é o famoso React. Para quem não sabe, React é um formato de vídeo muito popular na Internet, principalmente no Youtube, no qual os influenciadores se gravam reagindo a algo. Com essa nova ferramenta de Remix, é possível fazer o próprio Reels e colocar, ao lado, o vídeo original que está sendo reagido.

Outra possibilidade é brincar com as músicas com os famosos duetos. Essa é uma opção super válida, levando em consideração que conteúdos musicais são os que mais fazem sucesso no Instagram. Dessa vez, com a função de Remix, as pessoas podem pegar um vídeo do ídolo e se gravar ao lado dele fazendo um grande dueto.

Como o Reels é uma ferramenta do Instagram inspirada no sucesso de TikTok, essa nova função não pode ser diferente. Ela também começou no TikTok e foi adicionada ao Reels recentemente. Veja, agora, o passo a passo para fazer uso do Remix no Reels:

Reels do Instagram

Fonte: Freepik

Como fazer um dueto no Reels?

  • Abra o Instagram;
  • Clique no ícone de Reels na página inicial da plataforma;
  • Escolha um Reels para fazer dueto e clique no ícone de 3 pontos;
  • Aparecerá a opção de remixar o Reels escolhido;
  • Os demais passos são os mesmos do Reels comum.

Essa é a prova de que o Instagram está sempre se atualizando para apresentar as ferramentas mais modernas na sua rede social. Isso mostra como o Instagram é uma plataforma fundamental para fazer marketing digital, principalmente levando em consideração a quantidade possibilidades de conteúdo presente na plataforma.

O que antes são cobria imagens, hoje tem vídeos curtos, longos, Reels, Stories, marcações e, para completar, todas essas ferramentas sempre recebem atualizações e novas funções, como essa do Reels. Isso aumenta a vida útil da plataforma de abre um leque de possibilidades de conteúdo para influenciadores e empresas.

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Use o Instagram para o marketing digital com ajuda especializada

Agora que você já sabe o que é o Reels no Instagram e como fazer um, é hora de colocar esse conhecimento em prática. Mas, para usar essa rede social para o marketing online, é melhor ter ajuda especializada. Para isso, vale a pena contratar uma agência de marketing digital.

Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção. A IMMA possui uma equipe altamente qualificada com experiência em administrar as mídias sociais de empresas de qualquer porte. Quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua marca!

Veja também