O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo se concentra na criação e distribuição de conteúdo relevante e valioso, com o objetivo de atrair um público claramente definido, construindo um relacionamento de longo prazo com ele e, em última análise, transformando-o em clientes fiéis. A teoria parece bem simples, porém chegar a um resultado satisfatório pode ser bem complicado. Para isso, é importante entender o que é marketing de conteúdo.

Comunicação

Fonte: Freepik.

Afinal, simplesmente criar conteúdo e colocá-lo online não é suficiente. Sem uma sólida compreensão das necessidades e interesses do seu público não há como expandir seu negócio através do marketing de conteúdo. Na melhor das hipóteses, você irá gerar tráfego; na pior, você irá desperdiçar tempo e recursos na criação de conteúdo para a audiência errada.

O que é marketing de conteúdo?

Quando feito de forma certa, o marketing de conteúdo é o uso efetivo do conteúdo que informa, educa, entretém e inspira os usuários a se tornarem clientes, não só descobrindo sua marca, mas passando a confiar e comprar de você.

O que muita gente não entende sobre marketing de conteúdo é que ele precisa ser feito com persistência e um entendimento de que esta é uma estratégia de longo prazo. Porém, quando bem feito, esse conteúdo tende a dar resultados por muito tempo tendo em vista que os usuários passarão a encontrar respostas sob a forma de conteúdo do seu site ao realizar uma pesquisa na internet.

O que é marketing de conteúdo?

Fonte: Freepik.

Para ser bem-sucedido com o marketing de conteúdo, você precisa ter em mente que ele nem sempre dá resultados do dia para noite. Esse tipo de marketing é uma abordagem que gira em torno da construção de ativos digitais que acumulam valor ao longo do tempo e não algo que chega no auge com a mesma rapidez em que é esquecido.

A importância do marketing de conteúdo

Um dos principais motivos do sucesso do marketing de conteúdo é que ele se concentra em contar histórias e construir narrativas em vez de apenas bombardear os usuários com mensagens de vendas. As pessoas são mais propensas a se envolver com uma marca que ofereça qualidade e conteúdo educacional do que uma que se concentre apenas na comercialização de seus produtos.

As decisões de compra nem sempre são racionais. As emoções e as crenças pessoais que acompanham a história pessoal de cada consumidor são fatores que os motivam a agir. Os consumidores geralmente escolhem marcas cujas narrativas refletem seus pontos de vista e incorporam seus princípios ideais de vida.

Criação de conteúdo

Fonte: Freepik.

Não é apenas uma teoria, várias pesquisas já comprovaram isso. De acordo com a DemandMetric, o marketing de conteúdo custa 62% menos do que a publicidade tradicional e gera três vezes mais leads. De acordo com a Aberdeen, empresas que utilizam o marketing de conteúdo têm taxas de conversão seis vezes maiores do que as que não o fazem.

Veja também  7 técnicas de marketing de conteúdo que vão impulsionar o engajamento da audiência

Um estudo do Custom Content Council descobriu que 72% das empresas acreditam que o marketing de conteúdo é mais eficaz do que anunciar em uma revista e 62% afirmam que geram melhores resultados do que a publicidade na televisão. Além disso, 69% dos comerciantes dizem que o conteúdo da marca é superior as estratégias de relações públicas.

Os benefícios do marketing de conteúdo

Os benefícios do marketing de conteúdo nem sempre são tão óbvios ou evidentes quando comparados com as estatísticas relativas a publicidade em mídias mais tradicionais, como anúncios na televisão ou em revistas. E isso ocorre principalmente junto aquelas pessoas que não conhecem muito bem a área.

Marketing de conteúdo

Fonte: Freepik.

Mas, o marketing de conteúdo pode oferecer muitos benefícios para todo tipo de empresa, especialmente as menores ou que estão entrando agora no mercado, principalmente porque cria um eixo de ativos digitais que atrai leads e vendas. Além disso, a produção de conteúdo melhora a credibilidade das empresas e a confiança do público, pois mostra que ela sabe o que está fazendo.

O conteúdo de qualidade pode estabelecer sua marca como líder de pensamento em sua indústria, disseminando influência e autoridade. Conteúdos bem escritos e posicionados educam o público, atingindo potenciais clientes e criando lealdade junto a marca, o que os transforma não só em fãs, como também defensores.

A venda é um apelo imediato à ação: o cliente comprará ou não um produto ou serviço. Mais do que isso, a eficácia de uma estratégia centrada em vendas terminará quando você parar de colocar dinheiro nela. Qualquer anúncio para de gerar leads quando a campanha termina.

Inbound Marketing

Fonte: Freepik.

Por outro lado, o marketing de conteúdo, é algo que continua gerando resultados. Um artigo de alta qualidade pode gerar retorno em uma semana, um mês ou mesmo um ano depois de você criá-lo. Isso porque o conteúdo de qualidade permite que você crie um vínculo com seu público que vai além do propósito simplista de comprar e vender.

Por isso, não encare mais o marketing de conteúdo como um gasto extra para sua empresa e passe a vê-lo com um investimento a longo prazo. Quanto mais se investir em marketing de conteúdo, maiores as chances da sua empresa melhorar a popularidade online, atingindo ainda melhor seu público-alvo e gerando ainda mais contatos e vendas.

Veja também  Por que produzir marketing de conteúdo

Veja também

Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.