Ter múltiplos domínios ajuda a classificar melhor nos mecanismos de busca

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
24/07/2017
Criação de Sites

Uma pergunta bastante recorrente é: ter múltiplos domínios ajuda a classificar melhor nos mecanismos de busca? A resposta é curta: não. E existem vários motivos para isso.

Algum dia, alguém achou que registrar vários domínios para diversas palavras-chave e colocar links com redirecionamentos para o próprio site era algo genial. No entanto, com o passar do tempo, essa estratégia “fácil” (como tantas outras) começou a gerar mais efeitos negativos que positivos.

Ter múltiplos domínios ajuda a classificar melhor nos mecanismos de busca?

Fonte: Freepik

Veja por que ter múltiplos domínios não é requisito para classificar bem nos motores de busca

Os motores de busca não gostam dessa estratégia

Quando você tem mais de um domínio apontando para o mesmo site, parece que você tem conteúdo duplicado. Como os mecanismos de pesquisa tentam fornecer uma variedade de bons conteúdos de diferentes fontes, ao colocar o mesmo conteúdo em vários domínios, eles identificam isso e punem a prática.

Para que esse problema não aconteça, você precisaria ter conteúdo exclusivo e inédito em cada um dos sites, o que significa um monte de trabalho extra.

Agência de Gestão e Criação de Sites

Múltiplos domínios podem levar a desvalorização

Do ponto de vista de um motor de busca, parece que você está fornecendo conteúdo duplicado. Devido a isso, eles frequentemente apresentarão o domínio canônico e desvalorizarão as cópias. Isso é feito para cada página que é duplicada, independentemente da versão canônica ser do mesmo domínio ou não.

Se isso acontecer, os mecanismos de pesquisa podem decidir que o seu site tem ligações inadequadas, fazendo com que haja uma enorme desvalorização do seu domínio principal.

Compre o domínio para seu site

Fonte: Envato

Se sua loja é um local físico, ter mais de um domínio pode confundir seus visitantes

Além disso, uma vez que você precisa ter o mesmo local de negócios em cada domínio, você pode começar a ser visto como spamer pelos motores de busca.

Você pode ter problemas para administrar tudo

Uma vez que você vai precisar de conteúdo exclusivo para todos os seus sites, quem vai escrever isso tudo? O nome da marca será utilizado em todos os sites? Um site será mais elegante enquanto o outro dará uma sensação de que o usuário está fazendo uma pechincha?

Manter essa quantidade de conteúdo pode ser caro, caótico e incrivelmente demorado, além de exigir um nível de organização enorme.

Design para sites de empresas

Fonte: Envato

Uma estratégia de múltiplos domínios dilui sua autoridade

Com um domínio único, todos os links de entrada vão para o mesmo site, indicando aos mecanismos de pesquisa sua autoridade e popularidade. Quando você tem que dividir links de entrada entre vários domínios, cada URL recebe apenas uma porcentagem dos links de entrada, diluindo o valor desses links.

Além disso, é muito mais fácil promover apenas um site. Imagine ter não só que produzir conteúdo para vários sites, como também investir em boas imagens, vídeos, ligações com outras autoridades do nicho e, ainda, gastar com publicidade.

Inbound Marketing para restaurantes

Fonte: Envato

Ranquear para vários domínios envolve muito mais trabalho de SEO

Se você já batalhou para colocar seu site no topo dos resultados de pesquisa usando SEO, saiba que você terá que fazer tudo isso novamente para todos os outros domínios. Será ainda mais trabalhoso classificar bem esses novos domínios, uma vez que eles não têm autoridade ou uma história já estabelecida.

Dito isso, há um caso único que pode funcionar para quem tem múltiplos domínios. Se você está preocupado com sua concorrência usando palavras-chave ricas e variações de domínio semelhantes ao seu, pode valer a pena pegar esses domínios que você já possui e usar um redirecionamento 301.

Um redirecionamento 301 avisa aos mecanismos de busca que um determinado site mudou de domínio e agora está em outro lugar. Mesmo assim, isso não vai ajudar o seu SEO e você não será capaz de bloquear todas as variações de domínio de seus concorrentes. Por isso, uma estratégia para melhorar a classificação do seu site é investir em conteúdos inéditos e de qualidade, além de bons links.

Como escolher o domínio ideal para o site da sua empresa

O domínio ideal é aquele que tem um nome amigável, o que significa que é fácil de lembrar e soletrar e faz sentido com o nome da sua empresa, marca ou setor. É também um domínio que tem pouca ou nenhuma concorrência de outras empresas em seu espaço. Considerações de domínio:

A primeira coisa que você deve verificar ao escolher um nome de domínio é se ele é amigável e fácil de escrever e lembrar. Também é importante que o domínio faça sentido com o nome, marca ou setor de sua empresa.

Invista em Marketing de Conteúdo

Fonte: Freepik

Depois de decidir sobre um nicho, você precisa considerar qual é o domínio ideal para o seu site. É importante fazer isso antes de escolher um provedor de hospedagem na web.

Embora seja possível que as empresas tenham seus próprios sites, a maioria opta por usar plataformas online como WordPress ou Squarespace. Essas plataformas tornam mais fácil e econômico gerenciar um site inteiro sem encontrar e contratar um web designer em tempo integral.

Entenda como crescer com sua startup

Fonte: Freepik

Para escolher o domínio certo para sua empresa, você precisa responder a estas perguntas.

  • Qual é o objetivo do meu site?

  • Quantas páginas o domínio terá?

  • Quem usará meu site e de que tipo de conteúdo eles precisam?

  • Existe um local específico onde as pessoas procuram este tipo de negócio?

  • Qual é o seu orçamento e quanto tempo você tem para investir no desenvolvimento do meu site?

Contrate uma agência de marketing digital para criar o seu site

Algumas empresas usam agências de marketing digital em vez de manter seus próprios sites, pois podem oferecer mais serviços a preços competitivos.

Se você deseja usar uma agência de marketing digital para construir seu site, é importante que você saiba como deseja que o site se pareça. Também é importante que você especifique quais conteúdos e recursos são necessários para o seu site. A partir disso, a agência pode traçar um plano de ação.

Agência de Gestão e Criação de Sites

O processo de construção de um site seria muito mais fácil com uma agência porque eles têm uma equipe de designers e desenvolvedores que podem ajudar a tornar o site bonito e funcional.

Você deve procurar uma agência que ofereça uma variedade de serviços e venha com uma equipe de profissionais capazes de criar um conteúdo envolvente. Isso inclui redação de conteúdo, promoção de mídia social, SEO e web design. E nós, da Agência IMMA, contamos com todos esses serviços.

Veja também