3 motivos para investir no marketing de conteúdo

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
13/01/2021
Marketing de Conteúdo

Você sabe quais são os principais motivos para investir no marketing de conteúdo? Para um empresário que queira começar a fazer marketing digital, atualmente, é inevitável se deparar com a pergunta: vale a pena usar o marketing de conteúdo para promover uma marca na internet? Afinal, até que ponto esse recurso pode ser benéfico para uma empresa, e por que razões?

Se você não sabe quais são as respostas para essas perguntas, não precisa se preocupar. Neste artigo, vamos ajudar você a entender mais sobre o assunto, apresentando os 3 principais motivos para investir no marketing de conteúdo. Continue com a leitura para descobrir que motivos são esses!

3 motivos para investir no marketing de conteúdo

Fonte: Freepik

Descubra quais são os 3 motivos para investir no marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo, também conhecido como content marketing, é uma estratégia de Inbound Marketing muito popular no mundo online. Ela consiste na ideia de atrair um usuário até a marca com o oferecimento de um conteúdo gratuito.

Sendo assim, o que acontece é: um usuário procura por alguma coisa em um site de buscas, como o Google. Ele pode procurar, por exemplo, “como fazer um bolo de cenoura”.

O Google, então, apresenta a ele inúmeros resultados que atendam a busca. Ele clica no primeiro, que é um post de blog que ensina a fazer um bolo de cenoura.

Existem muitas possibilidades

Fonte: Freepik

Esse blog pertence a uma empresa que vende utensílios de culinária. Ao ler o texto, o usuário se depara com links internos que levam a alguns dos produtos da empresa. Ele clica e se interessa em saber mais.

Esse é o processo através do qual o marketing de conteúdo obtém clientes para uma empresa. Por isso, é importante ter em mente que, para que o processo de captação de leads seja bem efetivo, é importante que o conteúdo seja relevante.

Ou seja, de nada adianta investir na atração de público se, quando ele vai até a sua empresa, o conteúdo não é bem apresentado ou não é relevante. Portanto, o marketing de conteúdo tem um papel fundamental para o sucesso de uma empresa no ambiente digital.

5 principais dicas de marketing de conteúdo para iniciantes

Fonte: Freepik

O outro lado também é a mesma ideia. Do que adianta fazer estratégias de criação de conteúdo se você não investe em otimização para ampliar o alcance? Ou seja, cada ferramenta de marketing depende uns dos outros.

Primeiro, criar conteúdo, otimizá-lo, investir em captação para ampliar o alcance e, depois de captado o lead, trabalhar em comunicação para mantê-lo como cliente da empresa e, posteriormente fidelizá-lo.

Mas por que apostar nesse tipo de estratégia, muito menos direta do que o marketing tradicional? A seguir, vamos apresentar algumas razões. Confira!

É uma forma de construir autoridade

Se você começa a produzir conteúdo sobre a sua área, em breve, terá conteúdos sobre os mais diversos assuntos. Desse modo, um usuário que pesquise sobre a sua marca no Google vai encontrar esses conteúdos.

E o que essa produção passa, se ela for de qualidade, é que a sua marca entende dos assuntos relacionados à sua área. Isso afeta a sua imagem de forma positiva: Para os usuários, a sua empresa passa a ser, de certa forma, uma autoridade neste tópicos. Isso fornece credibilidade e estimula a confiança da parte do consumidor.

Mas, é claro que você precisa investir em um grande trabalho de pesquisa antes de começar a produzir conteúdos. Isso tudo para entender as características do seu público a fim de compreender quais conteúdos são mais relevantes de acordo com as necessidades e desejos.

Como usar o SEO no marketing digital

Fonte: Freepik

Ajuda a criar uma personalidade para a marca

Para uma empresa se destacar no mercado, ela deve ter uma identidade. Essa identidade deve ser construída tanto através da comunicação visual como através da comunicação escrita.

No marketing de conteúdo, então, existem muitas oportunidades para criar uma identidade e uma personalidade para a sua empresa. Isso contribui para que ela se diferencie da sua concorrência e se torne memorável aos olhos do público.

Marketing de conteúdo custa 62% menos do que o marketing tradicional e gera em torno de 3 vezes mais leads

Fonte: Freepik

Melhora o SEO do seu site

SEO é uma sigla que se refere a um conjunto de otimizações que podem ser feitos para melhorar o rankeamento de um site no Google. Dessa forma, o alcance da página sobe consideravelmente.

O marketing de conteúdo é muito positivo para o SEO. Produzir conteúdo sobre diversos assuntos faz com que um número maior de buscas levem até o seu site, o que o Google vê de forma positiva.

Entenda o que é o SEO

Contrate uma agência de marketing digital para produzir conteúdo

Agora que você já conhece os motivos para investir no marketing de conteúdo, é hora de colocar esse conhecimento em prática e adotar essa estratégia para a sua marca. E a melhor maneira de fazer isso é com uma agência de marketing digital.

Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção. Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para obter mais informações!

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Veja também