4 principais dicas para melhorar o relacionamento com clientes

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
01/06/2021
Marketing Digital

Para uma empresa, o bom trato com os clientes é fundamental. Afinal, o objetivo de uma marca é criar um público fiel, que não faça negócios com a empresa apenas uma vez, mas várias. Para fazer isso, no entanto, é necessário ir além de um bom atendimento: É preciso também construir uma relação.

Sendo assim, neste artigo, vamos apresentar as 4 principais dicas para melhorar o relacionamento com clientes. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!

4 principais dicas para melhorar o relacionamento com clientes

Fonte: Freepik

Descubra quais são as 4 principais dicas para melhorar o relacionamento com clientes

Quando um consumidor descobre a existência da sua marca, inicia-se uma relação. Essa relação pode terminar logo no início, limitando-se à descoberta inicial; ou pode, com o tempo, evoluir para um vínculo sólido e estável.

Esse vínculo é obtido através de um processo conhecido como fidelização do cliente. Esse é o processo que cria um cliente fiel, ou seja, um cliente que não apenas comprará com a marca mais de uma vez, mas também irá recomendá-la aos amigos e defendê-la em discussões. Esse tipo de cliente é fundamental para o sucesso de uma empresa.

No entanto, não se ganha um público fiel por acidente. É preciso investir em estratégias específicas que possam melhorar o relacionamento da marca com os clientes aos poucos. A seguir, então, vamos apresentar algumas das mais efetivas delas. Confira!

Estude bem o seu público-alvo

Toda empresa tem um público-alvo. Esse conceito se refere ao segmento do mercado para o qual os serviços ou os produtos da empresa são direcionados. Em outras palavras, é para quem a marca vende.

Para ter um bom relacionamento com os clientes, deve-se estudar bem o público-alvo da marca. Para isso, vale a pena construir uma persona de marketing. Uma persona de marketing é um perfil de um cliente abstrato, que representa o público ideal de uma empresa.

Ao criar uma persona, você deve pensar em diversas características importantes, como gênero, idade, local de residência e muitas outras. Com isso, fica mais fácil entender quem é o seu público-alvo. A partir daí, é mais simples criar estratégias para atingi-lo.

O ideal é que o cliente retorne para a sua marca mais de uma vez

Fonte: Freepik

Crie conteúdo informativo

O marketing de conteúdo é muito positivo para criar relacionamentos entre marcas e clientes. Isso porque essa estratégia oferece conteúdo gratuito e informativo para o consumidor. Do ponto de vista do público, então, trata-se de uma iniciativa que cria uma imagem positiva para a empresa. Com o consumo regular de conteúdo, um laço afetivo começa a se estabelecer.

Para tornar isso ainda mais eficiente, procure criar conteúdos que sejam úteis para o seu público-alvo. Dessa maneira, o cliente se sentirá visto pela marca, o que aumenta a afetividade envolvida.

5 dicas para escrever conteúdos que vão conquistar seus clientes

Criação de conteúdo

Interaja nas redes sociais

Na internet, o melhor local para construir qualquer tipo de relacionamento são as redes sociais. Isso também vale para empresas, que podem se beneficiar muito de uma presença nesses espaços.

Sendo assim, invista em formas de interação com os usuários nas mídias sociais. Apenas algo simples como curtir ou responder um comentário já pode contribuir para o início de um vínculo entre um usuário e a marca.

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Contrate uma agência de marketing digital

Se você precisa de dicas para melhorar o relacionamento com clientes, o ideal é contar com a ajuda de uma empresa especializada. Para isso, então, uma agência de marketing digital pode ser muito útil.

Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção, oferecendo muitos serviços que podem ajudar no marketing de relacionamento de uma marca Quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua empresa!

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