A importância da fidelização do cliente

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
30/11/2019
Marketing Digital

A fidelização do cliente é um assunto muito mencionado em blogs e artigos que falem a respeito de jornada de compra e inbound marketing. Mas você sabe por que ela é importante?  Neste artigo, falaremos um pouco sobre o assunto para explicar a importância da fidelização do cliente. Continue lendo para descobrir!

A importância da fidelização do cliente

Fonte: Freepik.

O que é a fidelização do cliente

Primeiramente, é necessário entender o que é a fidelização do cliente. E antes de qualquer coisa, é preciso esclarecer que “fidelização” e “compra” não são sinônimos. Ou seja, nem todo cliente que realiza uma compra com a sua marca pode ser considerado um cliente fidelizado.

E como classificar esse tipo de cliente? Aqui, a palavra-chave é relacionamento. Porque é isso que a fidelização do cliente busca: a construção de um relacionamento entre o consumidor e a marca, marcado pela confiança, a afeição e a lealdade. Com isso, nesse tipo de relacionamento, o cliente acredita na mensagem da empresa, defende-a se for necessário e pode inclusive recomendá-la para parentes e amigos. Essa é a meta final da fidelização.

Entendendo a importância da fidelização do cliente

Uma vez que você já saiba o que é a fidelização do cliente, é hora de entender por que isso é tão importante para o crescimento da sua empresa. E existem muitos fatores que influenciam nisso. Dessa maneira, vejamos, então, um por um.

Um cliente fidelizado volta para comprar de novo

Essa é talvez o motivo mais óbvio para a fidelização do cliente ser tão importante, mas não custa nada pontuar mesmo assim: Um cliente fiel compra múltiplas vezes, retornando para a sua empresa mesmo depois da primeira compra. Desse modo, ele não requer o mesmo convencimento que um cliente novo, o que significa vendas muito mais fáceis.

Um cliente fidelizado volta para comprar de novo

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É mais fácil prever a receita

A receita de vendas de uma marca pode ser muito inconstante e imprevisível. No entanto, clientes fiéis ajudam a tornar essa taxa mais estável ao comprarem regularmente. Isso gera uma certa segurança para a sua empresa.

O feedback é confiável

Com clientes fidelizados, é possível obter sempre um feedback honesto. Como esses clientes são pessoas que já conhecem a sua marca e sabem como os seus serviços e produtos funcionam, eles estão em uma posição perfeita para apontar quando uma estratégia sua vai muito bem ou muito mal.

Sendo assim, é importante valorizar esse feedback. Deixe canais de comunicação abertos para ouvir as opiniões dos seus clientes. Para o relacionamento entre vocês, é ainda melhor, pois o consumidor passa a sentir que está sendo ouvido e que você se importa com a opinião dele.

Clientes fidelizados compram mais

Além de comprar mais de uma vez, clientes fidelizados tendem a fazer compras maiores. Isso significa que, ao fidelizar um cliente, você pode aumentar muito a sua receita em potencial, pois ele se sentirá confortável para comprar cada vez mais da sua marca.

A fidelização favorece o marketing boca a boca

Cientes fidelizados indicam a sua marca para outras pessoas. Esse é o famoso marketing boca a boca, que tem um valor imenso na hora de adquirir novos clientes para a sua empresa. Lembre-se: 92% das pessoas confiam mais em recomendações de parentes ou amigos do que em anúncios.

A fidelização favorece o marketing boca a boca

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Dê início a esse processo com a ajuda de uma agência especializada

Se você já entende qual é a importância da fidelização do cliente, é hora de dar início a esse processo com os consumidores da sua marca. E, para isso, é melhor contar com a ajuda de uma agência especializada, como a Agência IMMA. Voltada para o marketing digital, a IMMA está preparada para ajudar o seu negócio a crescer. Quer saber mais? Entre em contato e faça um orçamento para a sua empresa!

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