4 formas de melhorar a escaneabilidade do seu blog

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
24/11/2020
Marketing de Conteúdo

Criar um blog e melhorar a escaneabilidade do seu blog são estratégias de marketing de conteúdo que podem ajudar muito a sua empresa. Afinal, trata-se de uma ferramenta acessível que estabelece um contato positivo entre a sua marca e os usuários. Mas, para obter os resultados positivos prometidos por essa estratégia, o seu conteúdo precisa, entre outras coisas, ter uma boa escaneabilidade.

Mas você sabe o que é escaneabilidade? Se sua resposta é negativa, não se preocupe. Neste artigo, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o assunto, dando 4 formas de melhorar a escaneabilidade do seu blog. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!

Formas de melhorar a escaneabilidade do seu blog

Fonte: Freepik

Conheça as 4 formas de melhorar a escaneabilidade do seu blog

Em primeiro lugar, é preciso explicar o que é escaneabilidade. Esse termo tem a ver com a ideia de tornar a leitura de um texto mais fácil para o usuário. Mas como isso funciona?

Na internet, a forma mais comum de consumir textos é através do que é chamado de skimming. Essa é uma técnica na qual, através do movimento dos olhos, o usuário encontra as partes do texto que são mais relevantes para ele e lê apenas elas. É o que conhecemos como leitura dinâmica.

Esse tipo de leitura é o mais popular no mundo online, onde as pessoas têm pressa e pouca capacidade de foco. Sendo assim, é importante que os textos do seu blog levem isso em consideração. Em outras palavras: a escaneabilidade deles deve ser boa para fazer com que mais usuários consumam o seu conteúdo.

Mas como melhorar esse quesito? A seguir, vamos apresentar algumas dicas que podem ajudar nessa tarefa. Confira!

Inclua imagens ao longo do texto

Ter elementos visuais é fundamental para tornar um texto mais fácil de ler. E incluir imagens ao longo de um post de blog, por exemplo, cumpre a tarefa de “quebrar” o texto em partes menores.

Isso deixa o usuário mais propício a engajar com o conteúdo. Um bloco imenso de texto na tela não é atraente, na verdade chega a ser entediante e pouco interessante. Por isso, é preciso que a apresentação de informações do seu texto se dê de maneira esteticamente agradável e pouco desafiadora.

Inclua imagens ao longo do texto

Desse modo, é fundamental investir em comunicação visual e na contratação de designers gráficos, mesmo que os blogs possam ser ferramentas de cunho textual. Isso porque, ao ver um bloco de texto muito extenso, a maioria das pessoas acabam nem interagindo com o texto, fazendo com que seu conteúdo seja rejeitado, mesmo que tenha informações e dados extremamente relevantes para seu nicho.

Assim, podem ser usados elementos visuais como imagens, banners, anúncios ou infográficos para ajudar a harmonizar os textos e torná-los mais atraentes aos olhos dos leitores. Os infográficos, por exemplo, ajudam a organizar os dados e torná-los de mais fácil entendimento. Isso porque, 90% das informações que nosso cérebro processa são visuais, ou seja colocar informações e dados em infográficos é essencial.

Evite parágrafos muito longos

Como dito anteriormente, o efeito “bloco de texto” é algo que desestimula a vontade do usuário de ler o post. Parágrafos muito longos, com mais de cinco linhas, por exemplo, são pouco estimulantes e fazem com que o leitor desista do artigo.

Sendo assim, procure dividir o texto em parágrafos curtos. Isso torna a aparência dele mais amigável e mais acessível. O resultado, então, é que mais usuários sentem a vontade de parar para ler.

O aconselhado é que se use parágrafos de dois ou, no máximo, três linhas. Isso torna seu site mais clean e o conteúdo mais atrativo para o usuário. Além disso, completando o tópico anterior, também é recomendado que se use um elemento visual a cada dois ou três parágrafos como forma de descanso de vista e para tornar seu texto mais interativo.

Evite parágrafos muito longos

Fonte: Freepik

Use o formato de lista

Uma boa ideia é optar por formatos que facilitem a leitura dinâmica por parte do usuário. O formato de lista, por exemplo, oferece essa vantagem, pois, como o texto é dividido em tópicos, o leitor pode ir diretamente ao ponto que o interessa mais.

Assim, ao escolher um assunto para um texto, comece dividindo-o em tópicos. Dessa maneira, o seu post será mais atraente e mais fácil de ler. Com isso, mais pessoas vão ter interesse em consumir esse conteúdo e compartilhá-lo com seus amigos em espaços como as redes sociais.

Use o formato de lista

O próprio SEO tem em suas métricas a recomendação de usar um tipo de lista para organizar seu texto. Isso ajuda a organizar as ideias e fazer com que o usuário leia apenas a informação que o interessa, ou seja, torna seu conteúdo mais interativo e convidativo para o leitor.

Do contrário, as chances de chamar o leitor para o seu conteúdo acabam sendo menores, pois seu conteúdo pode ficar aparentemente muito extenso e com informações que não sejam muito relevantes, fazendo com que ele tenha que ler todo o conteúdo até achar o que lhe interessa.

Agência de Gestão de Marketing de Conteúdo

Contrate uma agência de marketing digital

Se você precisa de dicas para melhorar a escaneabilidade do seu blog, a melhor opção é contratar a ajuda de uma agência de marketing digital. A Agência IMMA, por exemplo, tem uma equipe altamente qualificada que oferece o serviço de marketing de conteúdo para empresas de qualquer porte.

Além disso, a IMMA conta com uma equipe especializada em comunicação visual, Inbound Marketing e otimização em SEO para ajudar a sua empresa a crescer e se tornar referência por meio da produção de conteúdo, seja textual ou visual, na internet.

Invista em profissionais especializados para fazer sua empresa se tornar sinônimo de referência, invista em marketing de conteúdo e comunicação digital e veja os resultados positivos que sua empresa colherá. Venha para a IMMA e não perca essa oportunidade com nossos serviços e planos especiais para você. E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não perca tempo. Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua marca!

Veja também