Você sabe o que é o marketing visual? Esse tipo de publicidade é muito útil para quem tem o objetivo de crescer na internet com uma empresa, mas muitos empresários ainda não o dominam por inteiro. Sendo assim, neste artigo, vamos explicar como definir esse conceito e como aplicá-lo na prática para melhorar os resultados da sua marca com marketing digital. Confira!
Entenda o que é o marketing visual
Antes de qualquer outra coisa, é preciso definir com precisão o que é o marketing visual. E a sua definição é bem simples: O marketing visual é qualquer forma de comunicação com o público para promover a sua marca que se baseie em um elemento visual. Assim, fotos, vídeos, imagens, posts em mídias sociais e diversos outros recursos podem ser definidos como ferramentas de marketing visual.
Desse modo, é possível observar que o marketing visual desempenha o papel de construir a imagem da sua marca no mundo online através de elementos visuais. É quase como se ele fosse, então, simultaneamente, o cartão de visitas e a vitrine da sua empresa.
Diante disso, fica claro que a importância do marketing visual para o crescimento de uma marca na internet é inestimável. Isso porque o conteúdo visual é mais efetivo para chamar a atenção de um usuário e fazer uma impressão marcante na mente dele.
Estudos demonstram, inclusive, que quando pessoas ouvem uma informação, elas provavelmente lembrarão apenas 10% dessa informação três dias depois. Por outro lado, se essa informação vier em conjunto com uma imagem relevante, essa porcentagem aumenta para 65%, fazendo com que as pessoas lembrem muito melhor do que foi demonstrado.
Ou seja, se você tem a intenção de ser memorável para o seu público-alvo, vale a pena apostar em uma estratégia de marketing visual. Mas como fazer isso?
Como funciona o marketing visual
A internet é um terreno fértil para o conteúdo visual. Como as pessoas estão acostumadas a navegar por ela com pressa, mudando rapidamente de uma página para a outra, informações que são transmitidas de forma mais rápida fazem mais sucesso, e o conteúdo visual é um ótimo recurso para isso.
No entanto, é preciso entender que os conteúdos visuais carregam uma grande dificuldade para serem bem montados. O desafio é: como conseguir transmitir uma mensagem fazendo uso de poucas palavras e com uma pequena caixa de texto que precisa estar harmonicamente inserida em uma arte?
Dessa forma, torna-se cada vez mais importante o investimento em profissionais qualificados para este tipo de trabalho, tendo em vista que a criação de artes na internet é um dos principais meios de fazer com que a sua marca se comunique com o público-alvo. Sendo assim, sua comunicação não pode, e não deve, ser mal elaborada ou mal formulada.
Portanto, o grande desafio para os designers gráficos é conseguir montar, de acordo com a identidade visual da marca, artes que possam transmitir uma mensagem com poucas informações textuais em uma arte com elementos que a deixem harmônica e atrativa aos olhos do cliente.
Isso também significa que existem muitas oportunidades para fazer marketing visual na internet. A seguir, então, vamos falar um pouco sobre cada uma delas.
Posts de mídias sociais
Seja em um site como o Instagram ou o Facebook, o conteúdo visual gera mais engajamento, o que aumenta seu sucesso na plataforma. Portanto, é interessante apostar em um trabalho de design bem feito, para criar imagens atraentes.
Além disso, o sucesso dessas artes pode ser facilmente bem medido por meio das ferramentas disponibilizadas pelas mesmas plataformas. O Facebook, por exemplo, tem o uso das reações como uma das maneiras para calcular quando a mensagem é ou não bem transmitida. Além disso, ainda existe a possibilidade de fazer uso dos comentários para interagir com o público e entender quais erros foram cometidos na sua estratégia de comunicação.
Entender o seu erro e, por meio do feedback do cliente, buscar melhorar a comunicação e os seus próprios serviços fazem com que sua marca ganhe muita relevância com os consumidores, que acreditam ter a opinião valorizada. Por isso, é fundamental investir em criação visual para estas plataformas.
Infográficos
Infográficos fazem muito sucesso na internet, justamente por combinarem dois elementos muito populares: os números e o aspecto visual. Eles também ajudam a dar peso a um argumento, aumentando a sua credibilidade.
Além disso, os infográficos são fundamentais para o bom entendimento de um artigo. Um exemplo claro é quando se investe na criação textual, no qual o redator constrói um texto altamente rico em informações, apuração e pesquisa de dados. Apesar de saber construir bem este texto com todas as informações, caixas de texto muito longas geram desconforto e negatividade por parte do público.
Para evitar que isso aconteça, a saída é investir no uso de infográficos e imagens que servem para harmonizar o texto e como uma forma de quebrar essas grandes caixas textuais. Assim, o conteúdo não fica aparentemente cansativo. Além disso, apresentar informações numéricas e em gráficos pelos infográficos ajudam no entendimento do conteúdo transmitido.
Vídeos
Vídeos são veículos muito efetivos para transmitir informações longas demais para uma imagem. No entanto, é melhor investir em vídeos rápidos, que possam ser assistidos sem tomar muito tempo do usuário. Esse tipo de conteúdo é ótimo para estimular compartilhamentos.
Banners
Banners são partes integrais do design de qualquer site. Por isso, ao criar o seu, inclua banners chamativos e que sejam coerentes com a identidade visual geral da sua empresa.
Faça marketing visual com a ajuda de uma agência especializada
Agora que você já entende o que é o marketing visual, é hora de colocar esse conhecimento em prática. E a melhor forma de fazer isso é com a ajuda de uma agência de marketing digital, como a equipe da Agência IMMA. A IMMA oferece diversos serviços de produção de conteúdo visual que podem fazer toda a diferença na performance da sua marca online. Entre em contato com a agência e faça já o seu orçamento!