Você sabe como investir em marketing digital para psicólogos? Atualmente, no final de um ano profundamente afetado pela pandemia do coronavírus e pela necessidade do isolamento social, muitos profissionais se voltam para a internet para manterem suas carreiras vivas. Essa opção é mais intuitiva para uns do que para outros.
Se você tem uma loja virtual, por exemplo, é fácil entender como o seu negócio se beneficia do marketing online. Mas e quanto a outros tipos de profissionais? Como funciona, por exemplo, o marketing digital para psicólogos?
Na área da psicologia, bem como em outras áreas da saúde, há muita discussão a respeito do que é ou não é permitido em termos de marketing. Para ajudar você a navegar por esse campo tão complexo, neste artigo, vamos explicar o que você precisa saber sobre marketing digital para psicólogos. Continue com a leitura para aprender!
Entenda mais sobre marketing digital para psicólogos
Promover os serviços de um psicólogo online está longe de ser o mesmo que vender algum produto. Afinal, a psicologia lida com algo muito delicado, que é a mente humana. Muitas vezes, as pessoas atendidas estão em estados frágeis e muito vulneráveis.
Sendo assim, para fazer marketing online para psicólogos, não é errado dizer que todo cuidado é pouco. Um bom começo é seguir à risca as regras estabelecidas pelo Conselho Federal de Psicologia. Algumas de suas resoluções com relação ao marketing são:
- O preço dos serviços do psicólogo não pode ser utilizado como uma forma de propaganda;
- O profissional não pode propor técnicas que não estejam regulamentadas no Conselho Federal de Psicologia;
- O psicólogo não deve participar de atividades apenas para promover seus serviços;
- O nome e o número de inscrição do psicólogo responsável devem estar incluídos em qualquer comunicação online, seja em sites ou em anúncios.
- O psicólogo não deve fazer autopromoção em detrimento de outros profissionais;
- O psicólogo não deve fazer divulgação sensacionalista das atividades profissionais oferecidas.
Essas são algumas normas que, quando seguidas, ajudam o marketing digital a se manter ético e fiel ao espírito da profissão. Mas quais são algumas táticas práticas que podem ser usadas dentro desses limites?
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo funciona através da disponibilização de informações gratuitas para os usuários, atraindo-os até o profissional. Ou seja, as estratégias de marketing de conteúdo funcionam da seguinte forma: você começa a investir na produção de conteúdo para diversos formatos com o objetivo de conseguir atrair cada vez mais pessoas por meio dos seus conteúdos e, ainda, criando oportunidades de fidelização.
Mas, vale ressaltar que para que a estratégia dê certo, é importante que o conteúdo seja relevante para o seu público-alvo. Por isso, é essencial estudar seu público a fim de entender quais são os tipos de conteúdos mais relevantes para eles. Com isso, você pode separar por assuntos e começar a escrever com o objetivo de aumentar sua relevância.
Como este segmento cuida muito de assuntos acadêmicos, é importante que o conteúdo tenha referências, informações e dados colhidos junto a portais e fontes relevantes, isso ajuda a aumentar a importância do seu conteúdo e o deixa mais próximo do que o público busca. No caso da psicologia, é claro que um conteúdo online jamais poderá substituir uma consulta ou um tratamento.
No entanto, é possível disponibilizar dados que sirvam como curiosidades ou esclarecimentos básicos. Para o psicólogo, essa é uma boa oportunidade de contribuir para a desmistificação da terapia e dos transtornos mentais.
Redes Sociais
Outra estratégia possível é a presença nas redes sociais. Dentro dos limites estabelecidos pelo código de ética, é uma boa ideia criar um perfil em plataformas como o Facebook ou o Instagram para oferecer seus serviços. Isso cria um veículo de comunicação simples e rápido para qualquer pessoa que queira saber mais sobre o seu trabalho ou agendar uma consulta.
Além disso, as redes sociais também podem ser vistas como mais plataformas para o compartilhamento de conteúdo, o que aumenta as possibilidades de o seu negócio ser visto por alguém. É importante destacar que as redes sociais têm características diferentes de acordo com seus objetivos. Ou seja, a comunicação não pode ser igual em todas, é preciso variar a fim de ser mais assertivo.
Crie um site
Você também pode aumentar as chances de visibilidade e de engajamento por meio da criação de um site. Criar um site ajuda a passar uma imagem de profissionalismo e credibilidade para os pacientes. Isso os deixa mais seguros, o que é fundamental para o sucesso do tratamento psicológico.
Sites também são ótimos para montar seus portfólios, cases de sucesso e, mais importante ainda, para criar conteúdos. Os blogs são conteúdos puramente textuais, mas que pode envolver imagem, áudio e vídeo. Sua criação é fundamental para captar mais visitantes ao seu site e, com conteúdos relevantes, fazer com que essas pessoas se interessem pelos seus serviços.
Os blogs também ajudam a aumentar a autoridade da sua página. A partir do comento em que seus conteúdos são bem escritos e extremamente relevante, outros sites começam a citar o seu conteúdo em outros portais, aumentando sua relevância e tornando o seu site uma espécie de referência no setor.
Faça marketing digital com a ajuda de especialistas da área
Agora que você já sabe o básico sobre marketing digital para psicólogos, é hora de começar a planejar a sua estratégia em termos práticos. E, para isso, o ideal é ter a ajuda de uma agência de marketing digital, como a Agência IMMA.
Nós contamos com uma equipe especializada em criação de sites, gestão de redes sociais e marketing de conteúdo para ajudar a fazer o seu negócio ter mais visibilidade e captar cada vez mais clientes no ambiente digital. Por isso, não perca a oportunidade de investir em profissionais qualificados neste missão, venha para a IMMA.
Quer saber mais? Então não perca tempo. Entre em contato com a agência e faça já um orçamento! Essa atitude fará sua empresa crescer e ter mais visibilidade, até porque marketing digital não é para amadores.