4 razões para investir no marketing de redes sociais

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
24/12/2020
Gestão de Mídias Sociais

Há muitas razões para investir no marketing de redes sociais. Afinal, as redes sociais são espaços de interação na internet na qual grande parte dos usuários passa uma quantidade considerável de tempo. Contudo, se você não tem experiência com o marketing digital, pode ser difícil entender as muitas vantagens que essas plataformas oferecem para uma empresa que queira crescer no mundo online.

Por isso, neste artigo, vamos explicar as 4 razões para investir no marketing de redes sociais. Continue com a leitura para aprender!

4 razões para investir no marketing de redes sociais

Conheça as 4 razões para investir no marketing de redes sociais

Se você é um empresário que decide usar o marketing digital a seu favor, é importante escolher as ferramentas adequadas. Há muitas opções: marketing de conteúdo, e-mail marketing, marketing visual…

Dentre essas possibilidades, o marketing de redes sociais é uma das mais promissoras. Isso porque, a cada ano que passa novas pessoas conseguem ter acesso à internet. Se antes isso era assunto para pessoas jovens, até idosos já aderiram ao uso de redes sociais, por exemplo.

Apesar de o Brasil ainda ter 25% de pessoas sem acesso a este bem (46 milhões de pessoas segundo o IBGE), o número de pessoas que criam contas em redes sociais tem aumentado exponencialmente a cada ano. Por isso, ter sua empresa bem posicionada nestes ambientes é fundamental para poder aproveitar o máximo do que as plataformas podem entregar.

Esta é a importância de saber gerenciar as redes sociais, principalmente Facebook e Instagram. O segundo exemplo somou 1 bilhão de usuários só em 2018, sendo que em 2020, cerca de 500 milhões usam a plataforma diariamente. Tem vitrine melhor do que essa?

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Então, é importante que você entenda que as redes sociais são como grandes vitrines que farão a mediação entre a comunicação da empresa para o cliente (e ao contrário também). Dessa forma, torna-se essencial saber como se portar nas redes.

Além disso, também é fundamental ter noção das características de cada rede social e de como o seu público-alvo de comporta em cada uma. Essa análise ajuda a entender quais tipos de publicações são ideais para cada rede e quais são boas para gerar engajamento e captar mais leads.

Portanto, a seguir, vamos apresentar os principais deles. Confira!

Agência de Gestão de Mídias Sociais

É uma estratégia acessível

Para empresas que estão começando no marketing online, as redes sociais oferecem uma grande vantagem: são plataformas gratuitas. É claro que sites como o Facebook ou o Instagram oferecem recursos pagos para empresas, mas criar uma presença online neles não custa nada e pode trazer muitos benefícios.

Sendo assim, as mídias sociais são locais ideais para dar início a uma estratégia de marketing digital. Estabelecer uma presença nesses espaços é positivo para o seu alcance e cabe no orçamento inicial de marketing online da maioria das empresas.

Netflix e a vantagem das redes sociais no marketing digital

Fonte: twitter.com/NetflixBrasil

Além disso, as redes sociais são ótimas para dar personalidade para a sua marca. Você pode fazer isso criando uma espécie de persona da sua empresa que interage com os seguidores, neste ponto, é fundamental definir características para o seu personagem para que a estratégia dê certo. Com isso, você ganha a oportunidade de se aproximar ainda mais do cliente e se destacar como um exemplo de comunicação bem montada.

Um exemplo disso é a Netflix, que é conhecida por conversar abertamente com seus seguidores como se fosse uma pessoa. Agradecendo elogios e brincando com comentários negativos, o bom humor da empresa nas redes sociais contagia os seguidores e atrai ainda mais pessoas interessadas em empresas humanizadas.

É uma forma de conhecer melhor o seu mercado

Nas redes sociais, os usuários postam seus pensamentos e opiniões. Devido a isso, esses sites se tornam lugares vitais para fazer uma pesquisa de mercado.

Para uma empresa, portanto, o marketing de redes sociais pode ser crucial para entender melhor o que os clientes estão buscando. Através de postagens, é possível analisar que estratégias a empresa deve adotar no futuro e que abordagens devem ser modificadas ou abandonadas. Isso aumenta a eficiência da publicidade da marca como um todo.

Além disso, por meio dos comentários, é possível ver quais são os pontos fraco da empresa e onde ela errou em sua comunicação, ajudando você a traçar estratégias de marketing mais assertivas e, consequentemente, destacando a sua empresa no segmento de atuação da mesma.

Principais benefícios do marketing de redes sociais

É uma maneira de construir uma identidade

Investir no marketing de redes sociais é uma forma eficiente de se destacar em um mercado cada vez mais competitivo é construir uma identidade para a sua marca. Essa identidade é composta por muitos elementos, tais como as iniciativas de comunicação visual ou o tom de voz usado em textos oficiais da empresa.

Ambos esses aspectos podem ser trabalhados com mais afinco através do marketing de redes sociais. Isso porque, nas mídias sociais, você precisa usar recursos de comunicação que ajudam a transmitir uma essência da sua empresa. Em outras palavras, você pode ir, aos poucos, construindo a imagem que você quer que os consumidores tenham da marca.

É um caminho para se comunicar melhor com os seus clientes

A interação é o caminho para o sucesso nas redes sociais. E, para uma empresa, isso significa que as plataformas oferecem diversas oportunidades de estabelecer relações com o público. Essas relações são importantes para criar um vínculo entre a empresa e o cliente. Esse vínculo, por sua vez, é a primeira etapa para a fidelização de um cliente para a marca.

Além disso, vale destacar que essa interação proporcionada pelas redes sociais é fundamental para gerar possibilidades futuras de fidelização e captação de leads, além de ajudar a trabalhar o relacionamento entre empresa e consumidores.

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Contrate uma agência de marketing digital para fazer marketing de redes sociais

Agora que você já conhece as principais razões para investir no marketing de redes sociais, é hora de pensar em termos práticos. Uma agência de marketing digital, como, por exemplo, a Agência IMMA, pode ajudar você com essa tarefa, administrando as redes sociais da sua marca. E aí, tem interesse? Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para saber mais!

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