Novas plataformas de mídia social aparecem quase todos os meses, atraindo milhares de usuários. Por isso, é importante ter uma estratégia de marketing unificada para atingir os diferentes segmentos. Mas, o problema é que cada plataforma tem requisitos diferentes para alcançar os usuários. Por isso, veja 4 dicas para manter sua marca coerente nas plataformas de mídia social.
Fonte: Freepik.
4 dicas para manter sua marca coerente nas plataformas de mídia social:
1. Mantenha um visual consistente: a primeira dica também é a mais fácil. Além de seu conteúdo, ditado pelas restrições de cada plataforma, o que você tem o maior controle ao construir sua presença na mídia social é o design. E, para muitas plataformas de mídia social, isso se resume a uma imagem de perfil e capa que, embora não sejam idênticas, podem ser muito similares em dimensão.
Muitas empresas assumem que a melhor coisa a fazer é usar cada plataforma para mostrar diferentes lados da empresa, usando capas e imagens de perfil distintas para cada espaço, mas isso pode ser um grande erro, pois torna ainda mais difícil permanecer reconhecível e coerente. A maneira mais fácil de manter essa unidade é ter um conjunto de imagens simples que unem a marca.
Você quer que sua presença seja tão familiar que os clientes saibam quem você é no momento em que entram em suas páginas sociais, não importa em que plataforma eles estão. E elementos de design são um fator sobre o qual sua empresa tem controle significativo e reflete muito sobre a presença nas mídias sociais, que é o que precisa ser alavancado para gerar visibilidade e consistência na internet.
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2. Conheça a si mesmo: ter uma marca bem definida pode ser muito difícil, mas também é uma das formas mais importantes de se manter coerente em todos os canais de mídia social. Pense sobre qual é a voz da sua marca e como você quer parecer. Sua empresa pode trabalhar uma presença mais brincalhona ou precisa de algo mais formal?
Isso precisa ser avaliado antes que suas páginas sociais sejam lançadas. E conhecer qual caminho tomar torna muito mais fácil criar conteúdo para plataformas de mídia social, fazendo com que todas falem com a mesma voz. Isso também ajudará a manter a marca em sintonia com o que tem a ver com o setor, evitando erros ao se basear em tendências de outras áreas.
Pode não ser sempre adequado para sua empresa embarcar em toda e qualquer tendência que aparece nas redes sociais e ter a sua voz de marca bem definida pode ajudar a guiar a equipe nesses momentos.
3. Conheça o seu público: não conhecer com quem se fala pode fazer com que várias grandes ideias sejam, literalmente, um tiro no pé. Isso porque o que pode ser encarado como uma brincadeira por algumas pessoas pode realmente ofender outras. Uma empresa voltada para empresários, por exemplo, não vai conseguir se manter com um discurso informal e coloquial.
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Isso não significa que você deva mudar sua voz de marca para cada plataforma, mas que é preciso considerar quem está envolvido com cada plataforma antes de criar a mensagem da sua marca. Pode não parecer, mas as interações em mídias sociais tendem a ser um jogo delicado que precisa de muita atenção.
Se você conhece o seu público-alvo em cada plataforma (e, muitas vezes, ele é o mesmo nos diferentes espaços), poderá criar conteúdo que atinja cada segmento de cliente, permanecendo fundamentalmente coerente com a identidade da marca.
4. Use um painel administrativo: muitas empresas têm julgado muito útil usar um dos muitos painéis administrativos de mídia social que existem no mercado. Eles ajudam a coordenar melhor a estratégia global de mídia social nas mais diferentes plataformas, contribuindo para se ter uma marca coerente, tendo em vista que centraliza todos os materiais.
Hootsuite, Sprout Social, Buffer, Postcron e Post Planner são apenas algumas das opções disponíveis para quem deseja concentrar a produção de conteúdo para as mídias sociais e manter uma presença de marca mais coerente.
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Isso não é bom só para manter a marca coerente nas plataformas de mídia social, mas também pode ajudar manter sua estratégia de mídia social mais bem organizada. A maioria desses painéis inclui uma série de ferramentas que facilitam a colaboração e agendamento, o que ajuda a gerenciar múltiplos canais de mídia social sem a necessidade de malabarismos.