5 dicas para aumentar sua presença nas mídias sociais

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
14/03/2017
Gestão de Mídias Sociais

O marketing nas mídias sociais é talvez uma das formas mais simples e acessíveis de marketing atualmente. Mas, seu primeiro obstáculo é construir uma audiência dentro dessas mídias

A mídia social é uma maneira poderosa de se conectar com os clientes e construir relacionamentos. Um estudo da McKinsey descobriu que, em média, os seguidores das empresas aumentaram 4% depois que começaram a participar nas redes sociais.

Mais e mais empresas estão percebendo a importância das mídias sociais. Ao otimizar a presença de sua empresa nesta plataforma, eles podem criar uma imagem positiva e interagir com os clientes em um nível profundo. A IMMA separou para você algumas formas para aumentar presença nas mídias sociais.

5 dicas para aumentar sua presença nas mídias sociais

Fonte: Freepik

Veja 5 dicas sobre como aumentar presença nas mídias sociais

Otimizar seus perfis de mídia social

Certifique-se de que suas contas estão totalmente preenchidas, incluindo uma ótima biografia, imagens de perfil e imagens de capa. Esses itens revelam imediatamente para as pessoas quem você ou sua empresa são. E, o mais importante, esteja em uniformidade com sua marca on-line e off-line.

Certifique-se de que seus perfis sociais possuam nomes de usuários fáceis de identificar. Também é preciso garantir a inclusão de palavras-chave relacionadas ao seu negócio em suas biografias e descrições para que suas contas apareçam quando as pessoas pesquisarem esses termos nos mecanismos de busca.

Agência de Gestão de Mídias Sociais

As imagens de perfil podem ser uma imagem sua ou da marca da empresa. Há quem diga que ter uma pessoa na foto do perfil dá ao negócio um toque humano e mostra que você não é uma corporação sem rosto. Por outro lado, a imagem da marca pode gerar uma identificação imediata dos clientes.

Esteja onde seu público está

Não adianta produzir campanhas de mídia social deslumbrantes se as pessoas que você precisa alcançar não são impactadas por elas.

Você precisa se estabelecer nos canais mais usados pelo seu público-alvo. Uma vez que você alcançou seu público nesses canais, então poderá expandir sua presença de mídia social para outras plataformas e buscar novos públicos.

Esteja onde seu público está

Fonte: Freepik

Compartilhe conteúdo valioso

Para manter as pessoas envolvidas, você precisa dar uma razão para que elas sigam e continuem seguindo suas páginas. Ofereça sempre algo de valor para seus seguidores. Toda vez que você postar um conteúdo, pergunte a si mesmo como isso vai ajudar o seu público.

Dicas úteis e fatos relevantes sobre sua empresa ou nicho sempre funcionam bem. Compartilhar um post engraçado para fazer sua audiência rir também pode ser uma ótima ideia. Seja o que for que você escolher, misturar temas e conteúdos fornece valor aos seus seguidores com cada postagem e atualização.

Envolva seus fãs

A mídia social é chamada de “social” por uma razão. Esse meio é todo sobre relacionamentos e você deve sempre trabalhar para construir conexões com seus fãs e seguidores. Lembre sempre aos seus fãs que eles são apreciados e incentive as pessoas a interagirem com sua empresa e se tornarem leais a ela.

Se você vende produtos, por exemplo, peça que seus seguidores enviem fotos ou crie um concurso cultural em torno disso. Depois que receber autorização, utilize essas imagens em suas mídias sociais. Isso, além de fazer as pessoas se sentirem especiais, pode dar a elas uma chance de serem notadas pelos seus outros seguidores.

Dicas para aumentar presença nas mídias sociais: Envolva seu fã

Use conteúdos visuais atrativos

Todos sabem a importância do conteúdo visual personalizado. Imagens e vídeos costumam ter um grande impacto sobre a presença de qualquer empresa nas mídias sociais. Uma das dicas para aumentar presença nas mídias sociais é produzir imagens atraentes que levem as pessoas a parar para ler quando percorrerem seus feeds de notícias.

Felizmente, nos dias atuais, você não precisa ser um designer gráfico para criar imagens atraentes, embora trabalhar com um bom profissional possa ser um diferencial. Sites como Canva ou PicMonkey oferecem contas gratuitas e têm modelos de imagens, layouts, fontes e gráficos para ajudá-lo a criar conteúdo visual personalizado facilmente.

Certifique-se de marcar essas criações, inserindo sua marca d’água ou, ainda, botando a URL do site em suas imagens. Se elas forem compartilhadas, as pessoas saberão da sua origem e terão mais facilidade de encontrar sua empresa.

Como melhorar a sua relação com o seu público

Fonte: Freepik

Por que investir em profissionais para firmar a presença da marca nas redes sociais?

A mídia social é uma ferramenta importante para as empresas se conectarem com seus clientes, clientes em potencial e funcionários.

No entanto, muitas pessoas podem não ter tempo ou experiência para postar em contas de mídia social. Esses indivíduos podem achar mais conveniente terceirizar a tarefa de gerenciamento de contas de mídia social para profissionais que podem ajudá-los a economizar tempo e energia.

A primeira coisa que os clientes em potencial veem quando procuram uma empresa no Google é sua presença social. Uma identidade de marca consistente em todas as plataformas pode estabelecer confiança, autoridade e credibilidade.

Aprenda como fazer marketing digital nas mídias sociais

Fonte: Freepik

Redatores profissionais são a melhor opção para estabelecer a presença de sua empresa nas plataformas de mídia social. Eles podem criar conteúdo envolvente que manterá os seguidores engajados com a empresa, por exemplo.

Além disso, é importante destacar que o panorama da mídia social mudou drasticamente na última década. Em 2006, havia apenas algumas redes populares – Facebook, MySpace e LinkedIn.

Hoje, existem mais de 500 redes populares nas quais os proprietários de negócios podem capitalizar para gerar leads e construir uma base de clientes forte. Este crescimento nos canais de mídia social levou a uma demanda por profissionais que entendam as nuances da postagem em cada plataforma.

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Gerencie as redes sociais da sua empresa com a ajuda de uma agência de marketing digital

A mídia social é um componente essencial de qualquer estratégia de negócios. Uma agência de marketing digital pode ajudá-lo a gerenciar as mídias sociais de sua empresa para que você possa se concentrar em outros aspectos de sua empresa.

Eles cuidarão de todas as tarefas, deveres e responsabilidades inerentes à manutenção de uma presença saudável na mídia social, para que você não precise se preocupar com isso.

Para essas e outras dicas para aumentar presença nas mídias sociais, siga a Agência IMMA, especialista em marketing na internet. Aproveite para compartilhar esse conteúdo com alguém que esteja precisando.

Veja também