Como a integração do Instagram e Messenger influencia nas estratégias de marketing digital

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
20/04/2021
Gestão de Mídias Sociais

A integração do Instagram e Messenger é um dos principais assuntos ligados à tecnologia comentados na última semana. A mudança estava sendo implementada em alguns países e, desta vez, chegou de fato ao Brasil. Essa integração entre os aplicativos concretiza ainda mais a união do Facebook com as plataformas adquiridas pela empresa.

No entanto, além disso, essa novidade também simboliza muito nas estratégias de marketing digital e gestão de redes sociais, tendo em vista que possibilita novas formas de usar os aplicativos e se comunicar por mensagens privadas. Por isso, neste artigo, vamos explicar como a integração do Instagram e Messenger influencia nas estratégias de marketing digital.

Interação entre aplicativos de mensagem

Fonte: Freepik

Entenda mais sobre a integração do Instagram e Messenger

No último dia 15 de abril, o Facebook liberou para o Brasil uma mais nova integração entre os seus principais aplicativos: Instagram e Messenger. Agora, é possível que os usuários conversem entre si com as mesmas ferramentas sem precisar ficar alternando de aplicativo.

Essa atualização trouxe consigo mais de 10 novas funções, o que permite uma quantidade enorme de novas possibilidades de interação dentro das plataformas. Na verdade, todos esses novos recursos foram sendo liberados aos poucos para determinados usuários, mas agora todos que atualizarem o Instagram já poderão usá-los.

Messenger agora no Instagram

Fonte: Freepik

Não sabe quais são as novidades? Então aqui vão algumas: uso de figurinhas animadas, seleção de temas no bate-papo, reagir nas mensagens com emojis personalizados, stickers animados e, o principal de todos, responder mensagens específicas (como é possível no WhatsApp).

O Facebook Watch também está sendo influenciado com essa alteração, já que a interação permite que usuários assistam juntos aos vídeos mesmo em plataformas diferentes, o que amplia ainda mais o alcance do conteúdo que está sendo compartilhado.

Como fazer a atualização

Ao atualizar ambos os aplicativos na PlayStore ou AppStore, é possível abrir um dos dois e, ao ser acessada a área de mensagem, uma aba informando sobra a interação irá aparecer. Neste caso, basta continuar e aceitar para fazer a vinculação de contas, como exemplificamos abaixo com um print do Messenger.

Vale destacar que novos usuários já serão adicionados a esta nova atualização de forma automática, não precisando fazer qualquer tipo de vinculação, por exemplo.

Integração Instagram e Messenger

Mas como esta mudança impacta no marketing digital?

Bem, é nítido que as plataformas estão sempre se reestruturando e criando novas ferramentas para demonstrar avanço e readequação com as novas tendências tecnológicas. Com esses dois aplicativos não foi diferente. Além de dar diversas novas formas de interação, essa integração também é fundamental para dar sobrevida aos aplicativos.

Isso porque as mensagens do Facebook estão caindo em desuso e, dessa forma, o próprio Messenger estava se tornando uma plataforma quase que inutilizável. Essa integração também visa contornar este cenário, dando uma sobrevida ao Messenger e abrindo as portas para novas possibilidades de integração.

Com essa integração, por exemplo, amplia-se ainda mais o alcance de conteúdos das duas plataformas, podendo ser compartilhado entre amigos e seguidores mesmo que estejam em aplicativos diferentes. Dessa forma, o grau de alcance se torna ainda maior, possibilitando mais maneiras de se comunicar e gerir as redes sociais.

Interação do Instagram com o Messenger

Fonte: Freepik

Todo esse novo alcance potencializa ainda mais os investimentos na gestão de redes sociais, ajudando a torná-la ainda mais importante no planejamento de marketing digital. Mas isso também significa um grande desafio aos profissionais da área.

Se antes cada conteúdo era pensado dentro das características de cada rede social, pensando em tirar o melhor proveito em cada uma, agora o novo desafio é fazer uma única peça ou conteúdo que seja bem recebido em dois aplicativos diferentes, o que ajudaria a aproveitar essa elevação no alcance.

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Por conta deste grande desafio, é sempre importante ter ao lado profissionais de qualidade para te ajudar. Por isso, conte com a Agência IMMA. Somos uma agência de marketing digital especializada em gestão de redes sociais. Entre em contato conosco e faça seu orçamento.

Veja também