4 fatores que influenciam no sucesso de um negócio

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
14/01/2021
Marketing Digital

Você sabe quais são os principais fatores que influenciam no sucesso de um negócio? Criar o próprio negócio é um grande passo. No entanto, é uma escolha que deve ser feita com muito cuidado. No Brasil, estima-se que sete em cada dez empresas fecham nos primeiros cinco anos de atividade.

Esse número é consequência de um movimento conhecido como empreendedorismo por necessidade. Movimento esse gerado após a crise econômica que assolou a economia brasileira em 2017. A partir daí, podemos dizer que ocorreu uma espécie de “boom” do micro empreendedorismo.

A partir do momento em que milhões de pessoas perderam seus empregos, muitas dessas pessoas acabaram decidindo abrir o próprio negócio como forma de se sentir mais seguro, não dependendo de mais ninguém.

4 fatores que influenciam no sucesso de um negócio

Fonte: Freepik

Segundo dados levantados pelo Portal do Empreendedor, o Brasil ultrapassou o número de 10 milhões de Microempreendedores Individuais (MEIs) no ano de 2020. A pesquisa, que começou em 2010, fechou a década como número de 10.016.984. Do total, 586.546 optaram por esta forma em 2020.

Esse número é o reflexo do alto número de pessoas começaram a empreender por necessidade e sem experiência ou estudo prévio. Abrir uma empresa não é tarefa fácil e, se não estiver por dentro de estratégias de comunicação e marketing, a tendência é de difícil crescimento da empresa.

O Portal do Empreendedor, por exemplo, aponta 468 empregos que podem ser exercidas pelo MEI.  Entre as categorias disponíveis, podemos destacar o de serviços de beleza (barbeiro, cabeleireiro, manicure), com 779.834; vendedor de acessórios (735.051) e pedreiro (442.529). Por isso é importante ter em mente os fatores que influenciam no sucesso de um negócio.

SEO passo a passo para o sucesso

Fica claro, então, que empreender pode ser uma opção arriscada, e que uma empresa mal administrada pode cair bem rápido. Sendo assim, como contornar essa situação?

Uma boa escolha é entender quais são os pilares que mantêm uma marca em crescimento. Por isso, neste artigo, vamos apresentar os 4 principais fatores que influenciam no sucesso de um negócio. Continue com a leitura para descobrir que fatores são esses!

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Descubra quais são os 4 fatores que influenciam no sucesso de um negócio

Há muitas coisas que podem influenciar no sucesso de uma empresa. Mas, muitas vezes, um empresário iniciante pode não ter consciência de que elementos são esses.

Por isso a fase do planejamento inicial é tão importante. Nesse momento, é crucial que você aprenda o máximo que puder sobre empreendedorismo, para evitar visões romantizadas e pensar de forma prática.

3 dicas para construir a identidade da sua marca na internet com sucesso

Fonte: Freepik

Também é importante levar em consideração a importância que é saber estratégias de marketing e comunicação, já que a comunicação é um dos pilares para o sucesso de uma empresa. Sendo assim, a seguir, vamos citar 4 fatores que influenciam no sucesso de um negócio. Confira!

A escolha do público-alvo

Um dos primeiros passos para criar uma empresa é decidir para quem você vai vender os seus serviços ou os seus produtos. Isso porque um marketing direcionado é muito mais eficiente do que tentar vender para qualquer pessoa.

Torna-se necessária, então, a escolha de um público-alvo para o seu negócio. Para entender quem é o seu público-alvo, você deve criar uma persona de marketing. Essa persona deve ser um perfil abstrato do que seria um cliente ideal para a sua empresa.

Ter esse perfil em mente é crucial para moldar os próximos passos da sua empresa. Afinal, você só pode criar planos concretos quando tiver um objetivo claro.

Por que descobrir o público alvo da sua empresa

Fonte: Freepik

É importante ter uma análise prévia da própria marca a fim de identificar qual é o segmento de atuação da mesma de acordo com seus serviços. A partir daí, você pode identificar qual é o seu público-alvo e trabalhar para entender as características desse público.

Com isso, é possível traçar estratégias de comunicação e marketing baseado nessas características. Isso ajuda a fazer com que sua estratégia de comunicação seja mais assertiva.

A identidade visual

Principalmente na internet, a comunicação visual é uma das principais armas das quais uma empresa dispõe para se promover. Ela é importante para a criação da identidade visual da marca.

A criação dessa identidade, por sua vez, é vital para fazer com que a empresa se destaque no mercado. Por isso, vale a pena investir em iniciativas gráficas que tenham um senso de coesão, contribuindo para a construção de uma imagem sólida para a marca.

Essas iniciativas ainda ajudam a faze com que outras áreas se tornem mais atraentes, principalmente conteúdos textuais, que se tornam mais harmoniosos com uso de imagens, infográficos, banners e anúncios. Ou seja, até para um formato textual, a comunicação visual é determinante para o sucesso e assertividade deste tipo de formato, por exemplo.

Entenda qual é a relação entre design gráfico e mídias sociais

O tom de voz

O tom de voz de uma marca é o elemento complementar para a sua identidade visual. Em outras palavras, ele compõem a personalidade da empresa, ajudando a construir a essência que você busca transmitir do seu negócio

Decidir qual é o melhor tom de voz para a sua marca depende de quais são os seus objetivos com ela. Por isso, pergunte-se: Você quer soar descontraído ou profissional? Jovem ou voltado para um público mais maduro? As respostas para essas perguntas serão determinantes para as estratégias de marketing que a sua empresa for adotar, e podem ser cruciais para o sucesso do seu negócio.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

A sua estratégia de marketing digital

O marketing digital é fundamental para o crescimento de qualquer empresa. Hoje em dia, a maioria dos usuários descobre novas marcas através da internet. Fica evidente, então, que esse espaço deve ser disputado.

Por conta disso, um dos principais fatores que influenciam no sucesso de um negócio é o plano de marketing digital elaborado pela sua empresa. E a melhor maneira de criar um plano efetivo é com ajuda especializada.

Vale a pena, então, contratar uma agência de marketing digital para ajudar a promover a sua marca na internet. Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção. Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para obter mais informações!

Veja também