Entenda mais sobre a função de gorjeta no Twitter, que promete revolucionar a plataforma

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
10/05/2021
Gestão de Mídias Sociais

Você sabe o que é a função de gorjeta no Twitter? Na última semana, a equipe de Comunicação do Twitter anunciou uma novidade super interessante na plataforma. Muito mais do que uma simples atualização de erros e versões, as próximas atualizações da rede social trariam uma super novidade, a função de gorjeta.

Essa nova função promete revolucionar a criação de conteúdo na plataforma, que deixa de ser apenas um canal de comunicação entre influenciadores e seus seguidores, passando a ser mais profissional e convocar ainda mais pessoas a se tornarem influenciadores especificamente do Twitter.

Quer saber mais como funciona a função de gorjeta no Twitter? Neste artigo, a gente te explica tudo sobre a atualização, quem pode receber, como receber e todo o impacto que esta novidade traz para a plataforma. Confira mais no artigo abaixo!

Nova função de gorjeta no Twitter

Fonte: Freepik

A função de gorjeta no Twitter: o que é?

A gorjeta, ou “Tip Jar”, como é chamado pelo Twitter, é uma espécie de função de monetização na qual os seguidores de determinado perfil podem optar por doar uma gorjeta para o dono do perfil. Com isso, essa nova ferramenta permitirá que você envie e receba dinheiro pela plataforma. No momento, porém, só está disponível a um grupo seleto de pessoas que usam o aplicativo em inglês, seja no Android ou iOS.

Primeiramente, é preciso que o dono da conta ative a função clicando na barra de editar perfil. Abrindo esta página, aparecerá a opção de ativar a função “Tip Jar”. Vale destacar que esta nova função pode ser intermediada pelo Bandcamp, Cash App, Patreon, PayPal e Venmo.

No Android, as gorjetas também podem ser enviadas dentro do Spaces. Outro destaque importante é com relação ao ganho que o Twitter tem com isso, já que a plataforma não cobra nenhuma taxa pelo uso da ferramenta.

De acordo com o comunicado do Twitter, a ferramenta, em primeira hora, está disponível para criadores, jornalistas, especialistas e organizações sem fins lucrativos. Em breve, mais pessoas poderão adicionar “Tip Jar” a seus perfis e o Twitter disponibilizará para outros idiomas.

Entenda o passo a passo do Tip Jar

Fonte: Twitter

Por que esta nova função promete revolucionar a plataforma?

Como já falamos em outros artigos, cada rede social possui uma característica específica dentro do que ela quer apresentar no segmento. O Instagram, por exemplo, tem um perfil perfeito para criadores de conteúdo e influenciadores digitais que querem ganhar dinheiro com redes sociais. O Twitter, no entanto, não tinha este perfil.

Na verdade, o Twitter era mais visto como uma plataforma para que você possa acompanhar discussões e opiniões dos influenciadores que você seguia em outras plataformas. No entanto, agora, o Twitter quer captar mais estes influenciadores para que eles tenham uma maior atividade na sua própria plataforma, estimulando a criação de conteúdo e, consequentemente, o crescimento da plataforma.

Entenda mais sobre o Tip Jar

Fonte: Freepik

Além disso, esta nova função é uma ótima opção para captar novas pessoas que sonham em se tornarem criadores de conteúdo. Com isso, o Twitter abra mais oportunidades para jovens criadores e convoca grandes influenciadores a participarem mais ativamente da sua plataforma.

Outra consequência positiva da nova função é a possibilidade da criação de novas maneiras de se comunicar no Twitter, revolucionando a criação de conteúdo na plataforma e abrindo caminho para empresas e perfis em geral investirem mais no marketing de conteúdo dentro do Twitter, além da gestão da rede social, que era deixada de lado por muitas empresas no planejamento de marketing digital.

Agência de Gestão de Mídias Sociais

Faça gestão do seu Twitter com uma agência especializada

Fazer gestão de redes sociais é sempre um trabalho muito complexo e que exige muito empenho por parte de uma equipe qualificada. Onde encontrar essa equipe, em uma agência de marketing digital, como a Agência IMMA. Quer saber mais? Entre em contato com a gente e faça seu orçamento.

Veja também