3 principais fatores que influenciam o SEO do site

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
01/03/2021
Otimização de Sites (SEO)

Há muitos fatores que influenciam o SEO do site. E, para um empresário, é importante conhecer os principais deles. Afinal, saber quais são os elementos que estão influenciando no seu SEO pode ajudar a melhorar o posicionamento da sua página nos mecanismos de busca.

Por isso, neste artigo, vamos apresentar alguns dos principais fatores determinantes para o SEO de um site. Continue com a leitura para descobrir quais são eles!

3 principais fatores que influenciam o SEO do seu site

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Descubra quais são os 3 principais fatores que influenciam o SEO do site

Em primeiro lugar, é preciso explicar o que é SEO. A sigla significa search engine optimization, expressão em inglês que, em português, ficaria “otimização para mecanismos de busca”.

Trata-se, portanto, de um conjunto de técnicas voltado para otimizar um conteúdo ou um site de acordo com os algoritmos dos mecanismos de busca. Assim, o SEO torna uma página mais atraente para uma plataforma como, por exemplo, o Google.

Como consequência, a página passa a obter um posicionamento melhor nas páginas de resultados de buscas do site. Isso aumenta o seu alcance com os usuários.

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Diante disso, fica claro que o SEO é importante para o sucesso do site de uma empresa. Afinal, é através dele que mais pessoas podem encontrar a página e conhecer a marca.

Portanto, é necessário saber quais são os fatores que influenciam no SEO de um site. A seguir, então, vamos apresentar os principais deles. Confira!

Agência de Gestão e Otimização de Sites (SEO)

Presença de palavras-chave

Uma palavra-chave é um termo que é digitado na barra de pesquisas do Google. “Marketing digital”, por exemplo, é uma palavra-chave.

Quando o termo é pesquisado, o Google encontra resultados que sejam relevantes para o usuário. Esses resultados contém a palavra-chave em questão.

Por isso, é fundamental incluir uma palavra-chave em todo conteúdo que você produzir. Ela deve ser inserida na página de maneira orgânica e repetida algumas vezes, sempre de forma natural.

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Otimização de imagens

O texto não é o único elemento de uma página que deve ser otimizado. As imagens também devem ser submetidas às normas de SEO.

Isso se deve à importância da comunicação visual no mundo online. Como o aspecto visual chama a atenção dos usuários, o Google possui um serviço de buscas visual, o Google Imagens. Através dele, imagens otimizadas podem ser encontradas pelos usuários.

Devido a isso, os elementos visuais de uma página precisam ser otimizados para aumentar o seu alcance. Dessa forma, o site pode ser encontrado através do Google Imagens.

Não se esqueça de otimizar as imagens

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Velocidade de carregamento

Como foi dito anteriormente, o Google apresenta resultados que são relevantes para a palavra-chave digitada pelo usuário. No entanto, é crucial que esses resultados ofereçam experiências positivas para os internautas.

E um dos fatores mais importantes para uma experiência positiva na internet é a velocidade de carregamento de um site. Isso porque sites com carregamento lento são frustrantes de se navegar.

Sendo assim, é uma boa ideia investir em formas de acelerar a velocidade de navegação do site da sua marca. Isso melhora a experiência de navegar pela página, o que é positivo para o seu SEO como um todo.

Número total de backlinks

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Melhorar o site da sua marca é fundamental

Quando um empresário começa a fazer um plano de marketing digital, um dos primeiros passos é criar um site para a empresa. E com bons motivos: O site serve como base para todas as iniciativas futuras de marketing digital. Assim, uma vez que ele existe, é mais fácil fazer, por exemplo, links patrocinados para fazer com que mais usuários cliquem nele.

Mas o alcance de um site é apenas um dos fatores que contribuem para o seu sucesso. No marketing digital, é crucial que o site de uma marca ofereça uma experiência positiva para os usuários.

Isso é importante por diversas razões. A primeira delas é clara: oferecer uma boa experiência faz com que os usuários criem opiniões positivas da sua marca. Contrariamente, se o seu site tem problemas, os usuários podem assumir que a sua empresa é pouco profissional ou desleixada.

Além disso, o desempenho de um site é determinante para o seu SEO. Isso porque o Google dá prioridade a sites que oferecem boas experiências aos usuários. Assim, se os usuários não passam muito tempo no seu site, ele pode cair nas páginas de resultados de buscas, o que diminui o seu alcance significativamente.

Fica claro, então, que melhorar o site da sua marca é fundamental para o sucesso da sua estratégia de marketing digital como um todo. A seguir, então, vamos dar algumas dicas para ajudar você nesta tarefa. Confira!

Invista em uma identidade visual forte

A comunicação visual determina que tipo de mensagem o seu site passa para o usuário. E essa mensagem deve ser transmitida com um olhar.

Sendo assim, invista na criação de uma identidade visual forte que se reflita no design do seu site. Dessa forma, você pode passar a imagem do que você quer que seja a essência da sua empresa. Isso contribui para tornar a sua marca memorável aos olhos dos usuários, fazendo com que ela se destaque da concorrência.

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Melhore a velocidade de carregamento da página

Para que um site funcione de forma eficaz, ele deve ter uma boa velocidade de carregamento. Isso porque sites lentos são frustrantes para os usuários.

Devido a isso, invista em técnicas para fazer o site carregar mais rápido. O ideal é que ele nunca demore mais de 3 segundos para carregar uma página.

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Tenha um design responsivo

Hoje em dia, muitas pessoas usam a internet apenas através de dispositivos móveis. Desse modo, é importante que o seu site tenha um design responsivo.

O design responsivo é um tipo de design no qual o site se adapta a diferentes tamanhos de tela. Portanto, adotar essa técnica é uma forma de garantir que o seu site seja acessível através de qualquer veículo.

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Contrate uma agência de marketing digital para otimizar o seu site

Agora que você já sabe quais são os principais fatores que influenciam o SEO do site, é hora de buscar ajuda especializada para colocar esse conhecimento em prática. E a melhor forma de fazer isso é com uma agência de marketing digital.

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