Não é segredo para ninguém que o Facebook seleciona o que aparece na timeline de cada um. A questão é que não fica muito claro como é feita essa seleção e muita gente tem a impressão de estar recebendo material sem a mínima relevância ou coisas que não gostariam de ver.
Fonte: FreePik.
Entenda como o Facebook seleciona o que aparece na timeline
Existe um algoritmo chamado EdgeRank que escaneia todas as postagens do seu feed de notícias, analisa o material e ranqueia aquele que ele considera mais relevante. É como se ele separasse as postagens em mais ou menos relevante e te apresentasse aquilo que ele considera mais especial e importante.
O algoritmo tende a apresentar os posts de pessoas e páginas que você mais interage e demonstra mais interesse. Mesmo quando utilizamos uma interação negativa em uma foto ou post, esse algoritmo entende que o material é relevante porque houve interação, seja ela de qual tipo for.
É por isso que mesmo colocando várias “carinhas” de ódio em diferentes publicações, você continua recebendo posts e imagens de algo que não gosta. Para deixar de ver algo, o ideal é descurtir a página, desfazer a amizade ou, ainda, marcar para o Facebook ocultar publicações como estas.
O EdgeRank leva em conta afinidade, relevância e tempo para selecionar o que entre ou não na timeline do Facebook, que é única para cada usuário.
Para definir a afinidade que cada usuário tem com outros usuários e páginas, o algoritmo analisa todo o histórico de interações (comentários, curtidas e compartilhamentos), inclusive as conversas do Messenger. Assim ele “elege” pessoas e páginas que são mais importantes para você, recheando a timeline com posts sobre política e fotos de gatos, por exemplo.
Em seguida, o EdgeRank busca entre perfis e páginas que você mais interage e que mais interagem com você as publicações com o maior número de interações. Ou seja, mesmo que você sempre curta as fotos de alguém, se essa pessoa não obter curtidas de outros usuários, o algoritmo vai considerar as postagens menos relevantes e mostrá-las cada vez menos.
Além disso, determinados tipos de post adquirem mais relevância que outros. Vídeos e fotos tendem a aparecer mais. Em seguida vem os links externos e, por último, os posts só com texto.
O último parâmetro do algoritmo é o tempo, fazendo com que o algoritmo priorize as postagens mais recentes. Com o passar do tempo, a postagem é cada vez menos visualizada e recebe menos interações, o que faz com que o EdgeRank a considere menos importante.
Fonte: FreePik.
A agência Wisemetrics realizou uma pesquisa sobre engajamento no Facebook e descobriu que a vida útil de um post realizado em uma fanpage é de, no máximo seis horas. E que as principais interações ocorrem em até duas horas e meia. Ou seja, os posts tem uma vida útil curtíssima. Portanto, para ele ser relevante, é preciso que o material seja realmente bom.
Mas por que o Facebook limita o que aparece na timeline?
Segundo o servidor, essa é uma forma de manter as timelines mais organizadas e ter mais controle sobre o que está acontecendo na rede. Se todo mundo recebesse todas as atualizações de pessoas e páginas que curte seria ainda mais difícil reter algum tipo de informação.
Outra finalidade do EdgeRank é ajudar o Facebook a lucrar! Com a crescente inserção de marcas e empresas na rede social, selecionar o que cada usuário recebe diminui a visibilidade e cria mecanismos para o Facebook ganhar dinheiro com mídia paga.
Quem deseja manter seu alcance lá em cima, como ocorria há alguns anos atrás, precisa investir dinheiro em posts patrocinados e outros tipos de mídia paga na rede social. Afinal, é preciso ser visto para se tornar relevante, e quem não atende aos critérios do algoritmo fica cada vez mais fora das timelines.
E seu eu não quiser pagar?
Quem não quer (ou não pode) investir em mídia paga no Facebook tem visto o alcance de suas postagens diminuir cada vez mais. Para tentar melhorar isso, muita gente tem investido em apresentar conteúdos cada vez mais relevantes, principalmente utilizando imagens e vídeos.
Para isso, é preciso criar posts que levem em conta todos os critérios do algoritmo, o que nem sempre é fácil: exige tempo, dedicação e um bom conhecimento do seu público-alvo e da ferramenta.
Investir em anúncio é um bom negócio?
Como o conteúdo que aparece nas timelines está cada vez mais selecionado, este tipo de estratégia tende a ficar cada vez mais difícil, tendo em vista, principalmente, que o Facebook está sempre aprimorando seu algoritmo para ganhar mais com as mídias pagas.
Diferentemente do Instagram e Twitter que ainda têm grande alcance com uso de hashtags, o Facebook aprimorou seu algoritmo e as ferramentas de distribuição e pesquisa justamente para poder dar espaço às empresas que investem na plataforma. Dessa forma, é muito mais viável investir parte do seu dinheiro no Facebook e ter um retorno esperado do que se esforçar na busca das “hashtags perfeitas”.
Invista em conteúdos que gerem engajamento
Investir é sempre um bom negócio, o problema é pagar por um anúncio tecnicamente fraco. Por isso, para que o investimento tenha o retorno esperado, tenha em mente que o anúncio e todo o conteúdo em si deve ser bom o suficiente a ponto de gerar interação e engajamento com o público.
Lembre-se de que o investimento em ferramentas como Facebook Ads precisa da colaboração da própria empresa no que tange a estratégias de divulgação e disseminação de anúncios.
Faça uma pesquisa, entenda onde achar e como alcançar o seu público-alvo, faça anúncios de maneira profissional e colha os resultados esperados e traçados no planejamento de comunicação e marketing da sua empresa.
Faça seu investimento render com uma agência
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