Nada melhor do que ter clientes bastante engajados junto a empresa. No entanto, nem sempre é fácil fazer com que essas pessoas realmente se relacionem com seu negócio no universo online. Por isso, é importante conhecer estratégias para aumentar o engajamento do cliente.
Canais tradicionais de atendimento ao cliente são o primeiro passo lógico quando se considera o envolvimento do cliente, mas existem inúmeras outras maneiras para alavancar esse envolvimento, reforçar o engajamento e aumentar a fidelidade à marca.
Considere essas 6 estratégias para aumentar o engajamento do cliente:
Enviar e-mails de boas-vindas
Qual é a primeira coisa que você faz quando um convidado aparece em sua casa? Você o recebe, é claro. O mesmo serve para a sua estratégia de e-mail marketing. Assim que alguém se inscrever para receber sua newsletter ou realizar uma compra, envie um e-mail de boas-vindas.
Um e-mail de boas-vindas ajuda definir o seu relacionamento com o cliente. E um bom anfitrião estabelece as bases para um relacionamento duradouro. Faça com que seus clientes percebam que você sabe quem eles são através da personalização do e-mail.
Além disso, no campo remetente, não use um endereço automático. Colocar neste espaço um nome humaniza a marca e pode ser uma das estratégias para aumentar o engajamento do cliente.
Agradeça-lhes
Da mesma forma que você recebe bem e agradece a presença de seus convidados em sua casa, você deve se certificar de também agradecer a presença de seus clientes.
Envie um e-mail de agradecimento por compras recentes ou como um reconhecimento por sua lealdade, quando aplicável. Uma pequena e personalizada mensagem de agradecimento ajuda muito no estabelecimento de uma relação com o cliente e pode encorajá-lo a se envolver com seu conteúdo.
Reconhecer que seus clientes estão escolhendo fazer negócios com você significa muito e pode ajudar a criar uma associação positiva com sua marca.
Usar estes tipos de estratégias para aumentar o engajamento do cliente pode humanizar seu negócio e transmitir sua missão e valores. Muitos clientes valorizam um e-mail personalizado e inesperado que não exige que façam nada, mas demonstra que eles são apreciados pelo seu negócio.
Otimize para dispositivos móveis
Se tem uma coisa que temos certeza é de que as pessoas estão usando seus dispositivos móveis cada vez mais. Otimizar seus e-mails para estes aparelhos é fundamental para que o cliente possa se engajar com a mensagem.
Se o seu e-mail aparecer distorcido em um dispositivo móvel, o usuário irá fechá-lo em poucos segundos. No entanto, quando um e-mail se adapta adequadamente, ele mostra aos seus leitores que você entende seus hábitos de consumo e deseja tornar suas comunicações mais fáceis de usar e confortáveis para ler.
A otimização para aparelhos móveis torna os usuários mais tecnologicamente envolvidos com sua empresa. Para tanto, use um design responsivo que se adapte automaticamente a diferentes telas. Isso significa que o seu e-mail se apresentará bem tanto em desktops quanto smartphones ou tablets, pois seu design atende a qualquer dispositivo que o leitor estiver usando.
Transmita valor nos assuntos dos e-mails
As caixas de entrada das pessoas são inundadas de mensagens diariamente. Para se destacar e fazer com que elas realmente leiam seus e-mails, você precisa preencher o campo de assunto com mensagens persuasivas. Só de ler o assunto do e-mail o cliente já julga se vale a pena perder tempo abrindo a mensagem.
Comunicar o valor do e-mail no assunto informa ao leitor o que está presente no corpo da mensagem e o quanto isso é relevante para ele. Para criar uma boa chamada de assunto para seus e-mails, observe o que ressoa junto ao seu público-alvo e trabalhe criativamente em torno disso. Quando as pessoas percebem valor numa mensagem, elas são mais propensas a abrir, ler e clicar em seu e-mail.
Preste atenção aos horários de publicação
A mídia social só é eficaz se seus horários de publicação estiverem alinhados com a atividade do público-alvo na plataforma. Afinal, se você faz postagens sociais e não há ninguém por perto para vê-las, isso não terá impacto.
Use as ferramentas de análise e insight específicas de cada plataforma para monitorar quando seu público-alvo é mais ativo e adapte sua programação para esses horários. Se um conteúdo é publicado quando seus seguidores estão ativos na plataforma, a probabilidade de eles se envolverem é bem maior.
Atualizações em tempo real são consideradas mais emocionantes pelos seguidores, pois todo mundo gosta de receber notícias em primeira mão, ser o primeiro a curtir, comentar, etc. Nas redes sociais, timing é tudo e prestar atenção aos horários mais ativos ajuda a aumentar o engajamento do cliente.
Encontre formas de provocar uma reação nos clientes
Você pode estar pensando que já faz isso. No entanto, sempre é possível realizar pequenos ajustes nas estratégias para aumentar o engajamento do cliente que levam ao aumento do engajamento do cliente.
Fazer perguntas e solicitar o feedback do público, por exemplo, é uma tática antiga, mas que continua funcionando bem. As pessoas gostam de participar e dar opiniões e o fazem principalmente quando são provocadas. Dessas respostas, que muitas vezes são dadas despretensiosamente, é possível obter não só opiniões sobre a marca, mas também insights para usar na página.
Além de fazer perguntas, utilizar elementos gráficos, como emojis e GIFS, nos posts de mídia social costumam fazer com que as mensagens sejam mais percebidas. Posts com emojis, por exemplo, geram mais interações e diálogos do que blocos de texto.
Emojis são usados entre amigos e, adicionando-os em sua estratégias para aumentar o engajamento do cliente, suas comunicações podem ser mais bem recebidas, dando uma sensação mais amigável e autêntica, o que é uma receita perfeita para criar envolvimento do cliente.
Apenas certifique-se de saber o que o emoji significa antes de colocá-lo em seu post para que você envie a mensagem certa para seus seguidores. Coloque em prática essas 6 estratégias para aumentar o engajamento do cliente!
Conte com a ajuda de uma agência
A melhor forma de conseguir melhorar sua atuação nas redes sociais é, sem dúvidas, contar com a ajuda de uma agência de marketing digital, como a Agência IMMA. Com profissionais especializados, a empresa pode ter ajudar na assertividade das estratégias.