6 estratégias de e-mail marketing para destacar sua marca

O e-mail marketing oferece às empresas uma via direta de comunicação com seus clientes e fãs. Ele é uma parte cotidiana da vida de muita gente e tornou-se uma das maneiras mais fáceis de alcançar clientes de forma simples e familiar. Confira então essas 6 estratégias de e-mail marketing para destacar sua marca.

E-mail marketing

Fonte: FreePik.

6 estratégias de e-mail marketing para destacar sua marca:

1. Aproveite o poder dos e-mails marketing: nunca subestime o poder dos e-mails, pois eles podem ativar os clientes de diferentes formas, principalmente se atingi-lo em um momento mais favorável. Por isso, é importante sempre fazer uma análise dos e-mails enviados e do comportamento das pessoas que o receberam.

Não se esqueça que, quanto mais personalizado um e-mail, mais provável conseguir impressionar o cliente. Faça seus e-mails se destacarem o máximo possível para evitar a prática do “deletar sem ler”.

2. Personalize sem usar nomes de pessoas: e-mails marketing não devem ser lidos como extratos bancários. Eles devem ser sim ser pessoais e sinceros para levar as pessoas que os recebem a, pelo menos, abrir as mensagens. É importante tentar fazer com que os clientes reconheçam as mensagens como se fossem enviadas por um ser humano, e não por uma máquina ou corporação.

Mas, ao mesmo tempo, não deixe os e-mails muito pessoais, usando o nome do destinatário no título. Isso faz com que muita gente considere a mensagem excessivamente pessoal e desconfie que se trata de um spam ou mensagem maliciosa. Em vez disso, personalize os e-mails que você envia com base nas preferências de cada cliente ou em seu histórico de buscas e compras.

Dicas de e-mail marketing

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3. Envie e-mails em datas festivas: você não tem que enviar e-mails marketing para seus assinantes somente quando tem algo novo para promover. Dê a seus clientes mais motivos ainda de se tornarem fiéis a sua marca enviando mensagens em datas festivas.

Para tanto, quando criar seus formulários de inscrição, peça algumas informações extras do cliente, como data de nascimento ou local em que reside. Os e-mails que são enviados em ocasiões como aniversários ou feriados locais tendem a ter uma boa taxa de abertura, pois mostra que a marca está tentando ser atenciosa.

E-mails como estes podem ajudar a construir um relacionamento mais sólido e duradouro com seus clientes e são formas de lhes mostrar que você se preocupa com o seu apoio.

4. Envie e-mails entre 20h e meia noite: repare que os melhores e-mails marketing, com as melhores ofertas, costumam ser enviados durante a noite. Mas só porque mensagens enviadas entre 20h e meia noite têm melhores chances de serem abertas.

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6 estratégias de e-mail marketing para destacar sua marca

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Isso pode ter um pouco a ver com o fato de que nesse horário os clientes já chegaram em casa, estão mais relaxados e podem se encontrar mais propensos a fazer compras ou interagir com marcas que entram em contato. No entanto, é importante realizar testes com o seu público para buscar descobrir os melhores horários para enviar e-mails.

5. Mantenha os e-mails simples: quanto mais limpos e organizados, melhor os e-mails marketing se saem. Muita gente acessa o e-mail de dispositivos móveis e uma mensagem organizada facilita muito a visualização do material. Além disso, os e-mails marketing devem ser arrumados para que seus clientes não tenham nenhum problema em entender a mensagem em um relance.

Inclua uma breve descrição inicial para ativá-los e, em seguida, adicione um claro apelo à ação que você deseja executar. E, finalmente, inclua links para seu site e mídias sociais. Mantenha a sua concepção e formatação consistente em todos os e-mails que enviar.

6. Reserve tempo para pensar nos títulos: a criação do título do e-mail marketing é sempre uma coisa que dá o que falar, pois é complicada e necessita ser bem pensada. Afinal, ninguém abre um e-mail com título desinteressante.

Dicas para e-mail marketing

Fonte: FreePik.

Por isso, reserve um tempo para discutir com a equipe um bom título para o e-mail. Títulos muito curtos podem não capturar a atenção do leitor, enquanto os muito longos podem aparecer cortados, principalmente em dispositivos móveis.

Encontrar o comprimento certo para os títulos das mensagens requer testes e refinamento. A regra geral, porém, é que títulos acima de 70 caracteres oferecem as melhores taxas de cliques, enquanto os títulos mais curtos têm taxas de abertura melhores.

Então sua intenção ao enviar o e-mail deve ser bem clara e definida: se você quiser aumentar a interação com o usuário ou melhorar o número de acesso ao site através de uma maior taxa de cliques deve usar títulos maiores. Já se você simplesmente quer melhorar o conhecimento da marca, aumentando as taxas de abertura, prefira os títulos menores.

O e-mail marketing é uma mídia altamente competitiva, mas isso é devido, principalmente, a sua eficácia. Por isso, faça testes e pratique essas 6 estratégias de e-mail marketing para destacar sua marca.

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Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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