2019 já começou então não adianta mais só planejar: a hora de mudar é agora! Muitas empresas mapearam e repensaram suas estratégias de mídia social, mas não sabem o que fazer para obter melhores resultados. Por isso, nada melhor do que receber algumas dicas para melhorar sua estratégia de mídia social em 2019 para começar bem o ano.
Confira as melhores dicas para melhorar sua estratégia de mídia social em 2019
-
Analise seu conteúdo atual de mídia social
Exporte e analise o conteúdo de mídia social que você publicou no último ano e identifique o que ressoou melhor com seu público e o que não obteve êxito. Esqueça os conteúdos que não envolveram as pessoas e destaque aqueles que melhor atingiram seus usuários. Concentre-se na busca de temas das melhores postagens e mantenha-os em mente em 2019.
Um bom lugar para começar é avaliando os dados coletados em suas plataformas de gestão de mídias sociais para encontrar indicadores de conteúdos que funcionam para sua marca. Você pode até achar dados que mostram que determinado conteúdo que você acreditava funcionar para o seu público, na verdade, não funciona. Não se espante, pois, isso acontece às vezes; permita que seu erro forneça novos insights.
Aproveite para criar um calendário mensal de conteúdo de mídia social. Dessa forma, você sempre estará ciente sobre temas dos quais irá falar. Além disso, manter um calendário ajuda a organizar a timeline e a realizar as publicações mais regularmente.
-
Aprofunde seus esforços de mídia social paga
Ouça o que os números estão dizendo. É uma boa ideia dar uma olhada no relatório anual geral de seus KPIs (principais indicadores de desempenho) e determinar quais campanhas atingiram suas metas e quais não obtiveram sucesso. Isso deve ajudar a mapear os tipos de campanha que você deve lançar e incluir na sua estratégia de mídia social em 2019.
Se você não tiver certeza do que procura, alguns KPIs nos quais se concentrar são: número de impressões, custo por lead, custo por conversão, número de conversões e custo por resultado. No entanto, quanto mais detalhado você for com suas métricas e na análise delas, mais específico poderá ser ao planejar sua próxima campanha.
É crucial, para otimizar e executar campanhas de publicidade pagas bem-sucedidas, ter metas e métricas de KPI muito claras. Se você ainda não definiu isso, não deixe de fazê-lo para sua estratégia de mídia social em 2019.
-
O conteúdo em vídeo segue em alta
Todo profissional de marketing digital está ciente da importância do conteúdo em vídeo e que esse formato assumiu a liderança nas mídias sociais. Você verá grandes marcas investindo cada vez mais na criação e distribuição de conteúdo de vídeo. A boa notícia é que você não precisa gastar muito dinheiro para publicar vídeos atraentes e chamativos nas redes sociais.
É possível até gravar conteúdo com seu smartphone e editá-lo para adicionar itens que gerem apelo a ação, tornando-o mais profissional. Mas, se você deseja produzir vídeos de alta qualidade, provavelmente precisará investir em uma câmera de vídeo de qualidade ou contratar um cinegrafista para criá-los para você.
-
Não esqueça o poder dos influenciadores
Uma das ferramentas mais poderosas para construir o reconhecimento de uma marca é através de influenciadores que promovam sua marca ou produto. Um influenciador pode ser qualquer um, desde uma estrela de cinema com milhares de seguidores até um cliente que realmente acredite em sua marca e esteja disposto a falar muito sobre ela.
O trabalho dos influenciadores funciona da seguinte forma: você deseja colocar sua marca diante dos olhos do máximo de pessoas que puder, mas, às vezes, suas plataformas não oferecem esse alcance. Assim, você chama reforços (os influenciadores) que podem ajudar a expor sua marca para o maior número de pessoas e todo tipo de público.
O que é ótimo sobre os influenciadores é que eles estão enviando uma mensagem ao público que demonstra confiança em sua marca ou produto. Dessa forma, é seguro assumir que esses seguidores também passarão a confiar em você. Ou seja: os influenciadores tornam sua marca mais credível para o público!
Mas tenha certeza de que você está trabalhando com influenciadores apropriados e que realmente ajudarão sua marca. Lembre-se de que você não precisa conectar sua marca a qualquer um que pareça ter um número decente de seguidores. O que você precisa é ter certeza de que determinado influenciador e seu público são pessoas que dariam clientes ideais para o seu negócio.
-
Seja flexível
As plataformas de tecnologia e mídia social evoluem regularmente. Ainda não sabemos, mas pode haver uma nova plataforma, aplicativo ou mídia a ser lançada em 2019 que fará um tremendo sucesso. Nesse sentido, não tenha medo de testar para ver se essa nova tecnologia pode funcionar para sua marca.
Você não precisa apostar todas as suas fichas nisso, mas dispor um pequeno orçamento e alguns dias para testar algo que pode ter um grande impacto no seu negócio vale a pena. Se não der certo, pelo menos você perdeu pouco. Porém, se der certo, você pode faturar muito investindo pouco.
Para melhorar sua estratégia de mídia social em 2019 é necessário não só olhar seu passado e planejar seu futuro. O mundo digital está sempre mudando. É bom lembrar que alguns dos planos que você fez podem estar sujeitos a mudanças com base em novos algoritmos, alterações na política de privacidade, novas versões da plataforma ou quaisquer obstáculos imprevisíveis.
Estabelecer uma base sólida para a sua estratégia de mídia social, mas ter flexibilidade para dinamizar e fazer mudanças à medida que se avança é uma forma muito sensata de realizar esse planejamento. Lembre-se que permanecer organizado durante esse processo ajuda na execução de suas estratégias.
Existem muitas maneiras de melhorar sua estratégia de mídia social em 2019. Acompanhar as últimas tendências e mudanças nas plataformas vai ajudá-lo a ficar à frente da concorrência, assim como priorizar conteúdos que sejam relevantes e apelativos para o seu público podem te ajudar a ir mais longe!
Confira a página da Agência IMMA no Facebook!