Dicas para criar ótimos conteúdos em vídeo

O conteúdo em vídeo é fundamental em qualquer estratégia de marketing digital, assim como para seus esforços de SEO. Entretanto, não basta ter vídeos disponíveis na internet, você precisa fazer mais para se destacar e se conectar com seu público. Por isso, confira nossas dicas para criar ótimos conteúdos em vídeo.

Felizmente, segundo o Hubspot, 43% das pessoas realmente preferem ver conteúdo em vídeo produzido por profissionais. Por isso, se você deseja começar uma estratégia de vídeo que realmente dará resultado, precisa aplicar algumas das melhores práticas de vídeo marketing para criar conteúdo que vá realmente cativar sua audiência.

Dicas para criar ótimos conteúdos em vídeo

Fonte: Freepik

Veja algumas dicas para criar ótimos conteúdos em vídeo

Desperte interesse instantaneamente

Vídeos podem ser uma ótima maneira de comunicar rapidamente muitas informações aos seus clientes, mas você precisará prender a atenção deles instantaneamente. Isso porque a maioria dos usuários assistirá apenas aos primeiros segundos de um vídeo antes de seguir em frente.

Há muito conteúdo para escolher, portanto, se a qualidade do seu vídeo, gráficos e título não despertar o interesse do usuário instantaneamente, você o perderá. Pense nos primeiros segundos de seu vídeo da mesma maneira que nos títulos das publicações do seu blog ou nos assuntos dos e-mails marketing. Você deve usá-los para chamar a atenção dos espectadores e fazê-los querer saber mais. Essa é uma das principais dicas para criar ótimos conteúdos em vídeo.

Veja algumas dicas para criar ótimos conteúdos em vídeo

Fonte: Freepik

Evite discursos de venda

Seu público quer uma solução para um problema e saber mais sobre como seu negócio pode ajudá-lo, não assistir a uma apresentação de vendas. Mantenha as mensagens do seu vídeo focadas em como você pode facilitar a vida dos clientes. Isso é muito mais interessante para eles e torna mais fácil capturar rapidamente a atenção da audiência.

Foco na qualidade

Todo mundo prefere gastar seu tempo assistindo a conteúdos em vídeo de alta qualidade. Muito parecido com as imagens utilizadas em blog ou nas mídias sociais, seu conteúdo em vídeo precisa exibir informações valiosas de uma maneira bonita. Seu público não quer assistir a conteúdo granulado ou sem nenhum roteiro.

Utilize sua marca em seus vídeos

Uma ótima maneira de aumentar o reconhecimento da marca é incluí-la em seus vídeos. Essa marcação não precisa ser explícita nem demorada; um card inicial ou final, curto e simples, com o seu logo e site, ou uma pequena marca d’água no próprio vídeo já ajuda. Isso mantém sua marca sempre em mente para quem assiste o conteúdo fora do seu site. Além disso, não é invasivo.

Utilize sua marca em seus vídeos

Fonte: Freepik

Não esqueça da sua personalidade

Só porque está criando vídeos, isso não significa que você deve jogar pela janela outras práticas recomendadas de marketing de conteúdo. Você ainda está fornecendo informações valiosas e segmentadas para seus clientes, mas utilizando um meio diferente.

Veja também  Dicas para aproveitar os comentários dos clientes na sua estratégia de marketing digital

Isso inclui não se esquecer de sua personalidade como marca. Lançar mão de um outro discurso apenas por estar numa plataforma diferente pode colocar todo seu trabalho de marketing em xeque. Isso porque todo mundo vai perceber que sua essência mudou. E se esse não é o objetivo, você tem muito a perder. Por isso essa é uma das dicas para criar ótimos conteúdos em vídeo mais essenciais.

Marketing digital para alavancar o seu negócio | Agência IMMA

Adapte-se a cada plataforma

Os espectadores tendem a preferir vídeos quadrados à paisagem e a maioria dos usuários do Facebook visualiza vídeos sem ligar o som. Você precisa estar por dentro das estatísticas de visualização de cada plataforma em que planeja publicar seus vídeos para ajustar seu conteúdo de acordo.

Se adapte a cada plataforma para criar ótimos conteúdos em vídeo

Fonte: Freepik

Mantenha os vídeos curtos

Finalmente, é provável que você deseje manter a maioria dos seus vídeos curtos, com menos de 90 segundos, a fim de obter melhores taxas de retenção. Lembre-se que as pessoas agem por meio de períodos curtos de atenção na internet e vídeos muito longos, especialmente de produtos, pode mais espantar do que atrair os usuários.

Não se esqueça quem é sua audiência

Um erro muito comum é se esquecer de focar a produção de conteúdo em vídeo na audiência anteriormente segmentada. Lembre-se que, ao utilizar vídeos, você poderá conquistar novos públicos, mas estará essencialmente em contato com pessoas que já conhecem sua marca e são seus clientes. Trate-as bem e nunca se esqueça delas.

Quer uma agência de marketing digital que cuide dos seus vídeos para você? Fale com a Agência IMMA! Nos pacotes de gestão de mídias sociais, os vídeos já estão incluídos e por um preço que cabe no seu bolso. Entre em contato e faça um orçamento.

Veja também

Dicas para criar ótimos conteúdos em vídeo

Dicas para criar ótimos conteúdos em vídeo

By | Marketing Digital
Read More
Marketing digital para pequenas empresas

Marketing digital para pequenas empresas

By | Marketing Digital

Quando falamos de um pequeno negócio, muitas dificuldades podem surgir Entretanto, mesmo com todos os obstáculos que podem aparecer, é possível que um micro empreendimento seja muito bem-sucedido. É aí que entra o marketing digital para pequenas empresas, pois é ele quem vai ajudar a alcançar esse êxito.

Read More
Por que contratar micro-influenciadores

Por que contratar micro-influenciadores

By | Marketing Digital

Quando você ouve a palavra influenciador, o que vem a sua cabeça? Provavelmente, uma celebridade ou estrela de cinema com milhões de seguidores nas redes sociais. Certamente, eles são influenciadores, mas não são os únicos. Existem macro e micro-influenciadores, estes últimos um grupo no qual as marcas vêm investindo muito. Mas por que contratar micro-influenciadores?

Read More
Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

E-book de Mídias Sociais
A Agência IMMA preparou um material exclusivo para você começar entender como funciona a gestão de mídias sociais e como utilizá-las.

Insira o seu e-mail para receber o nosso e-book
QUERO MEU E-BOOK