O e-mail marketing é considerado como uma ótima ferramenta para o marketing digital. Ele pode proporcionar a construção de um relacionamento muito próximo entre empresa e cliente. Além disso, ainda pode alavancar suas vendas consideravelmente. Entretanto, existem gestores que ainda cometem erros no e-mail marketing que podem fazer a campanha ter um efeito negativo.
Por esse motivo, a Agência IMMA preparou este artigo para mostrar os principais erros dessa estratégia que devem ser evitados para que suas campanhas deem certo. Confira!
6 erros no e-mail marketing que são ruins para suas campanhas
Você não determinou um objetivo
Antes de enviar o seu e-mail, tenha certeza de que o objetivo dele está bem claro e crie um conteúdo em torno disso. Não esqueça de manter o seu conteúdo simples, mas com o objetivo bem traçado para atrair o cliente e convencê-lo a adquirir o seu produto ou serviço. Se o seu e-mail marketing ficar pesado e longo demais, o usuário pode abandoná-lo e fechar a mensagem antes de concluir a leitura.
Você está errando com as imagens de formas diferentes
Usando muitas imagens
Se você utiliza imagens por todo o e-mail, acaba dificultando sua abertura em diversos aspectos. Esse tipo de conteúdo geralmente não é otimizado para dispositivos móveis. Além disso, não aparece nas configurações que fazem o bloqueio de imagens. Idealize a melhor maneira de compartilhar seu e-mail marketing e esqueça a ideia de colocar várias imagens em uma mesma mensagem.
Não está usando imagens
Entre os erros no e-mail marketing, os que envolvem imagens são os mais comuns. Porém, não somente por colocá-las demais. No medo de pecar pelo excesso, não usar imagem nenhuma também acaba sendo um grande equívoco. Ao menos uma imagem deve ser utilizada em cada e-mail. Isso porque as pessoas têm maior tendência a clicar em um anúncio que contenha imagem do que em um que contém apenas conteúdo textual.
Você não mantém um padrão
É possível que você sinta vontade de mudar os templates das suas campanhas no futuro. Quando isso for acontecer, é essencial registrar essas mudanças para que você possa acompanhar os resultados gerados por cada modificação. Dessa forma será possível utilizar novamente aquilo que der certo.
Quando estiver satisfeito com os resultados dos seus e-mails marketing, passe a manter uma identidade padrão para eles. Essa é uma ótima solução para evitar que suas mensagens sejam deletadas, pois as pessoas as reconhecerão imediatamente. Seguindo essa dica, você já está fugindo de um dos erros no e-mail marketing e pode alcançar grandes resultados com ele.
Você está enviando mensagens de boas-vindas sem relevância
É um fato que a mensagem mais lida pelos usuários de qualquer base é a primeira que eles recebem. E não se trata do primeiro anúncio, nem da primeira newsletter, mas daquela que é recebida assim que o cadastro é feito no site.
O que acontece é que, na maioria das vezes, esse primeiro e-mail contém apenas informações irrelevantes, que falam vagamente sobre o que será enviado posteriormente. Mas, já que essa mensagem é tão consumida, por que não aproveitá-la para iniciar, de imediato, uma ação de fidelidade e relacionamento com os clientes?
Faça uma sugestão de leitura de algum artigo do seu site, ou uma oferta especial para novos usuários cadastrados, ou, ainda, dê uma olhada em envios anteriores e escolha o conteúdo que deu maior retorno para replicar.
Você tem excesso de informação no seu e-mail
Esse é um dos grandes erros no e-mail marketing. As pessoas não gostam de abrir um e-mail e se deparar com um texto enorme ou com muitas opções para clicar, comprar, assinar, etc. Isso pode confundir o usuário, causando uma sensação de poluição visual, que pode fazer com que ele feche a mensagem rapidamente. Seja claro e vá direto ao ponto!
Se o seu assunto era uma pergunta, responda-a de uma maneira interessante, mas sem enrolar. Se você quer divulgar promoções da sua loja virtual, não envie todos os produtos no e-mail. Para acertar com seu lead e não cometer erros no e-mail marketing, faça a criação de tópicos que levarão o usuário da mensagem para o site.
Você usa o “não responda” no endereço do e-mail
Esse é um dos erros no e-mail marketing que você mais deve evitar, pois isso causa um rompimento na relação com os clientes. Um endereço que contém “não responda” pode frustrar o público, porque tira a possibilidade de as pessoas entrarem em contato se desejarem. Além disso, essa atitude também não ajuda na humanização da marca, que é essencial para fidelizar clientes.
Os erros no e-mail marketing podem ser fatais para suas campanhas. Para ter envios eficientes, uma boa alternativa é contratar uma empresa que realize esse serviço. A Agência IMMA é especializada em marketing digital e pode te ajudar. Entre em contato e faça um orçamento.