Existem alguns erros comuns nas campanhas de e-mail marketing que muita gente ainda comete. O e-mail marketing ainda é uma estratégia muito válida de marketing digital. É por isso que muitas empresas seguem investindo pesado nele, algumas enviando mais de um e-mail por dia para seus clientes.
Há quem passe o dia inteiro com o e-mail aberto, principalmente no ambiente corporativo, o que pode explicar porque a permeabilidade dos e-mails marketing ainda é tão grande. Por outro lado, o número de pessoas que apagam as mensagens sem ler aumenta a cada dia, indicando que é necessário se atualizar e buscar novas formas de deixar essa ferramenta mais interessante.
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Veja alguns erros comuns nas campanhas de e-mail marketing
1. Não valorizar o campo de assunto
Essa é uma das primeiras coisas que as pessoas olham quando recebem um e-mail marketing. No entanto, muita gente ainda comete erros comuns nas campanhas de e-mail marketing e deixa para pensar no que vai escrever nos últimos minutos antes do disparo, o que nem sempre é uma atitude inteligente.
O campo de assunto deve anunciar ao usuário sobre o que é o e-mail que ele está recebendo, de forma que desperte sua curiosidade e leve-o a abrir a mensagem. Não adianta ter um e-mail lindo, com vários textos e imagens, se quem recebe não o abre.
Separe algum tempo para pensar e discutir com outras pessoas da equipe o assunto do e-mail, certificando-se que ele esteja claro e atrativo. Utilize o máximo de caracteres disponíveis e, se for pertinente, adicione um emoji para que a mensagem fique mais amigável.
Leve em consideração que muita gente vai abrir a mensagem num dispositivo móvel e, portanto, vale a pena investir em um e-mail marketing responsivo. E, o mais importante de tudo: confira várias vezes se está tudo escrito corretamente. Evite esses erros comuns nas campanhas de e-mail marketing.
2. Não personalizar o remetente
Receber e-mails sem o nome do remetente dá a impressão de estar recebendo uma mensagem automática, levando várias pessoas a deletar sem ler. Por isso, ao invés de enviar um e-mail de “Contato” ou “Representante”, coloque seu nome ou invente uma persona. Isso melhora a confiabilidade dos usuários, dando a impressão de que eles estão falando com uma pessoa.
Se esse não for o seu e-mail recorrente, lembre-se de acessá-lo sempre, pois muita gente acaba respondendo as mensagens com dúvidas e perguntas. É importante responder a todos os e-mails, pois todo mundo que recebeu a mensagem é um cliente em potencial.
3. Não definir um objetivo
Toda campanha de e-mail marketing tem um objetivo, que nem sempre é de vender um produto. Pode-se usar a ferramenta para apresentar um produto novo, enviar atualizações da página, chamar o usuário para concluir uma compra… As possibilidades são infinitas, mas os objetivos de uma campanha devem ser definidos desde o início.
É importante que o usuário entenda rapidamente o objetivo do e-mail, portanto deixe claro, desde o assunto, suas intenções. Seja sucinto e forneça as informações mais importantes, sem se prolongar demais ou tornar o e-mail pesado ou demasiadamente longo.
4. Não ter boas imagens
E-mails marketing são combinações de textos e imagens. Por isso, além de um texto interessante e claro, é preciso ter boas imagens que ilustrem bem o que está sendo apresentado. Imagens de baixa qualidade ou sem contexto podem deixar os usuários confusos, dando menos credibilidade à sua mensagem.
Se você estiver apresentando um produto, por exemplo, utilize fotos do produto e esqueça aquelas imagens de arquivos ou encenadas que só ocuparam espaço, deixando o e-mail ainda mais pesado.
5. Não ter um padrão
Os e-mails marketing de uma campanha podem variar de acordo com o tempo, mas é necessário manter um padrão para ajudar na identificação da marca. É possível, por exemplo, criar um cabeçalho e um rodapé fixos, variando o conteúdo dos e-mails de acordo com a evolução da campanha. Assim, que abrir a mensagem rapidamente conseguirá identificar de qual empresa se trata.
Se a adesão dos usuários for pequena e haver a necessidade de mudar o layout dos e-mails, faça o registro de todas essas mudanças e meça as taxas de abertura, observando sempre qual tipo de e-mail e mensagem teve mais permeabilidade com o público. Nem sempre abertura do e-mail tem haver com o conteúdo ou layout, mas com o seu título, por isso é importante observar todos os elementos para ter um registro do que funciona melhor para determinado público.
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