O e-mail marketing tornou-se uma das formas mais eficazes de comunicação com os clientes e heads, ganhando cada vez mais maturidade com o desenvolvimento de novas técnicas que ajudaram a tornar essa estratégia ainda mais assertiva.
As empresas perceberam que o e-mail marketing não é apenas fazer com que os clientes se inscrevam em um boletim informativo, mas também criar reconhecimento de marca, construir relacionamentos com clientes e gerar leads.
Trabalhar a comunicação via e-mail abre um leque ainda maior de possibilidades de interação, principalmente com leads que já estão no meio do funil e, por isso, precisam de mensagens mais personalizadas e relevantes. Isso torna o e-mail marketing uma estratégia perfeita para reter clientes e gerar um engajamento mais pessoal.
Mas como podemos escrever um e-mail marketing assertivo para, assim, conseguir os resultados esperados? É justamente sobre isso que falaremos neste nosso novo conteúdo. Confira o artigo abaixo e saiba mais.
4 orientações para escrever um e-mail marketing assertivo
Como mencionamos acima, o e-mail é uma ferramenta de marketing frequentemente usada para se comunicar com os clientes. É uma forma de as empresas alcançarem seu público-alvo e convencê-los de que precisam de seu produto ou serviço.
Neste sentido, é importante escrever um e-mail assertivo, pois estabelece sua credibilidade e faz com que sua mensagem se destaque, gerando o resultado esperado.
A assertividade na escrita pode ser definida como usar um tom confiante, ser direto e usar uma linguagem forte e apropriada para o público. Um e-mail assertivo não é agressivo ou arrogante. Também não é passivo demais a ponto de gerar desinteresse.
Um e-mail assertivo é escrito de uma forma que incentiva o destinatário a agir, que tem um propósito claro e inclui uma chamada para ação, por exemplo. Abaixo, citamos algumas das principais dicas de como escrever um e-mail marketing assertivo.
Crie uma linha de assunto clara e assertiva
A linha de assunto é a primeira coisa que você vê quando abre um e-mail. É a sua chance de atrair a atenção do leitor e fazer com que o mesmo continue lendo. Na verdade, as linhas de assunto são tão importantes que podem fazer total diferença na atuação da sua campanha de e-mail marketing.
De fato, alguns estudos mostraram que uma linha de assunto bem escrita pode aumentar as taxas de abertura em até 70%. No entanto, a eficácia delas varia de acordo com o setor e o tipo de pessoa que receberá o comunicado. Por isso que é importante garantir que o assunto seja direcionado e específico para seu público.
Certifique-se que seu e-mail marketing seja profissional, não excessivamente pessoal ou informal, mesmo ao enviar para contatos próximos
Há uma linha tênue entre personalizar e-mails e ser excessivamente informal. Ao enviar e-mails aos clientes, é importante garantir que ele não pareça um anúncio.
A primeira coisa a fazer ao escrever é certificar-se de que é profissional e não excessivamente pessoal ou informal. Você quer que seus e-mails sejam profissionais, mas também quer que eles sejam amigáveis e calorosos.
Dessa forma, é importante permanecer na marca e, ao mesmo tempo, fazer o cliente se sentir especial. A melhor maneira de fazer isso é usar um tom de voz que pareça natural para a voz e a personalidade da sua marca.
Inclua um CTA forte no corpo do e-mail marketing
Para se destacar da concorrência, é importante garantir que seu corpo de e-mail marketing seja forte. Assim, é importante incluir um forte apelo à ação, que deve ser claro e conciso já que é nesse momento que você apresenta sua oferta, pede uma ação ou faz uma solicitação.
Este CTA deve ser escrito em um tom de voz imperativo e incluir as palavras “agora”, “hoje”, “não perca” e “confira”. É importante garantir que seja atraente, informativo e que a frase de chamariz seja clara, mas também envolvente e atraente o suficiente para fazer o leitor clicar nele.
Dê ao leitor um senso de urgência
Muitos profissionais de marketing lutam para encontrar o tom certo para seus e-mails. A chave é certificar-se de que você não está apenas dizendo ao leitor o que fazer, mas também por que eles precisam fazê-lo. Isso criará um senso de urgência e aumentará as chances de eles agirem.
A melhor maneira de criar um senso de urgência é usar palavras como “urgente” ou “imediato” na linha de assunto do e-mail ou no corpo do texto. Essa é uma dica que, inclusive, complementa o que já abordamos acima.
Para isso, é interessante que você apresente no e-mail uma oferta por tempo limitado para incentivar as pessoas a comprar seu produto ou serviço antes que ele expire. Outra dica é oferecer conteúdo exclusivo para seus assinantes apenas para que eles se sintam especiais e queiram continuar lendo seus e-mails, por exemplo.
Como um e-mail cria confiança e leva seu público a agir?
Como podemos ver, o e-mail é uma ferramenta muito importante para fazer seu público agir. É uma maneira de construir confiança e mostrar a eles que você quer estreitar laços por meio de uma troca benéfica para ambos.
É importante ter em mente que o e-mail não é apenas uma ferramenta para fazer seu público agir, mas também uma forma de você manter contato com eles. Isso pode tornar mais fácil para você criar conteúdo, compartilhar informações e fornecer mais valor.
Um e-mail deve ser escrito para fazer o leitor sentir que está em boas mãos. Deve deixá-los animados, curiosos e querendo mais. Para fazer isso, você precisa escrever de uma maneira que atraia suas emoções. Você precisa usar palavras que façam o leitor se sentir confiante e à vontade ao ler seu e-mail, além de seguir as dicas que mencionamos acima.
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