O funcionamento de links patrocinados pode ser algo fascinante, mas confuso. Afinal, o que é um link patrocinado? Como utilizá-lo para o marketing da sua empresa? O que significa a sigla PPC? Nesse artigo, vamos buscar responder essas dúvidas e explicar o assunto.
O que é um link patrocinado
Como o próprio nome já diz, um link patrocinado é um anúncio pago. É uma estratégia de marketing digital que busca aumentar o número de conversões para a sua empresa. Assim, cria-se um anúncio para ficar no topo das páginas de resultados de pesquisa no Google, aumentando os clicks.
Em anúncios desse tipo, a forma de comunicação que predomina é o texto. As imagens são raras. Mesmo assim, o foco é um só: gerar tráfego para o site e conversões para o seu negócio.
Entendendo o funcionamento de links patrocinados
Fazer um link patrocinado é bastante simples. Os únicos requerimentos são: ter um site próprio e criar uma conta na ferramenta Adwords do Google. A partir daí, você tem que fazer um investimento inicial de no mínimo R$40,00.
O passo seguinte é um pouco mais complicado: você vai participar de um leilão para determinar a sua posição na ordem dos anúncios exibidos. Você vai estar competindo por palavras-chave. Quanto mais procurada é uma palavra-chave, mais ela vale, e, portanto, maior terá que ser o seu lance para poder utilizá-la no seu anúncio.
O que é PPC
PPC é a sigla que significa Pay Per Click, ou Pague Pelo Clique em português, e é o nome desse tipo de link patrocinado. Essa forma de anúncio gera gera um rápido aumento de visitantes para um site, mas deve-se atentar se o retorno compensa o investimento.
Vantagens dos links patrocinados
O sistema de anúncios pagos possui diversas vantagens. Você pode direcionar o seu anúncio ao seu público-alvo de muitas formas, inclusive através da definição de para quais bairros, cidades e países seu anúncio vai aparecer.
Além disso, você também pode acompanhar os resultados com facilidade através do Adwords. Isso permite que você veja em tempo real se a sua campanha está atingindo seus objetivos.
Aproveitando o funcionamento de links patrocinados através de uma campanha
Não é uma boa ideia fazer um anúncio no Adwords sem uma estratégia por trás. Afinal, isso seria apenas jogar dinheiro fora. Pode haver um retorno imediato, mas é preciso pensar além e utilizar essa ferramenta como tática para o seu negócio crescer a longo prazo.
Existem dois itens cruciais para o planejamento da sua campanha de anúncios. Vamos examinar cada um deles para facilitar a compreensão.
- Definição do tipo de campanha: Nenhuma campanha é igual a outra. Cada uma tem seu próprio objetivo, e, portanto, precisa de suas táticas próprias. Não busque uma campanha uniformizada. Ao invés disso, crie uma que atenda às suas necessidades.
- Análise minuciosa da página-destino e das informações que serão utilizadas nos anúncios: Não adianta fazer muita propaganda para conseguir um clique se o usuário não for ficar satisfeito de clicar no seu anúncio. Por isso, é recomendável analisar com cuidado a sua landing page (a página a que o anúncio leva o cliente) e as informações usadas no texto do anúncio.
Assim, podemos perceber que o link patrocinado é uma ferramenta que não pode ser usada de maneira leviana. É preciso haver uma estratégia maior por trás, para fazer o seu investimento valer a pena.
Uma das opções para garantir que o seu anúncio seja bem elaborado é apostar no auxílio de uma agência profissional. A Agência IMMA é uma agência de Marketing Digital que oferece o serviço de links patrocinados com excelência. Faça um orçamento com a gente!