Entenda como criar uma marca de sucesso

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
12/01/2021
Marketing Digital

Você sempre quis criar uma empresa, mas tem medo de dar errado? Então veja como criar uma marca de sucesso. Como criar uma marca? Essa é uma pergunta que pode parecer confusa a princípio. Muitas pessoas veem a questão “como criar uma marca” como equivalente a “como criar um negócio”.

Contudo, para fazer um empreendimento de sucesso, é crucial entender as diferenças entre as duas perguntas. Não sabe o que isso quer dizer? Não se preocupe. Neste artigo, vamos ajudar você a entender mais sobre o assunto. Continue com a leitura para aprender!

Entenda como criar uma marca de sucesso

Fonte: Freepik

Entenda como criar uma marca de sucesso com essas dicas

Criar uma marca não é a mesma coisa que criar uma empresa. Quando usamos essa expressão, não estamos nos referindo ao lado burocrático da criação de um negócio – o registro, a contratação de funcionários, a escolha do local, etc.

Esses pontos práticos são essenciais para a fundação de qualquer empresa, mas não constituem a criação de uma marca. Isso porque a ideia de gestão de marca, também conhecida como branding, tem muito mais a ver com a forma como uma empresa é percebida. Em outras palavras, trata-se das ideias, conceitos e símbolos que são associados a ela, formando sua identidade.

Ter um site para a sua marca aumenta seu alcance

Fonte: Freepik

No marketing digital, branding é fundamental para que uma empresa se destaque. Isso porque são muitas marcas disputando esse espaço, o que significa que uma identidade forte pode servir como o diferencial para o seu negócio.

Pensando nisso, separamos, a seguir, algumas dicas para criar uma marca de sucesso na internet. Confira!

Pense em quem é o seu público-alvo

A primeira dica de como criar uma marca de sucesso é entender o  público-alvo. Para que uma marca seja construída com sucesso, ela precisa ter uma audiência bem definida em mente. Isso é o que chamamos de público-alvo.

O público-alvo de uma marca é um grupo de pessoas que seriam os clientes ideais da empresa. Assim, o que se deve fazer é pensar em uma série de características que descrevam o que seria essa audiência em potencial, e criar estratégias de marketing online voltadas para esse grupo. Isso torna a sua criação de marca muito mais eficiente.

Isso porque, no marketing digital criou-se uma importância enorme para o direcionamento do conteúdo. Ou seja, ao invés de criar conteúdos e se comunicar a fim de atingir o máximo de pessoas possíveis, cria-se material de comunicação direcionado a um público específico.

Como usar o marketing de conteúdo para fazer a sua marca crescer

Fonte: Freepik

A justificativa para isso é a assertividade. É muito mais lucrativo para a marca se comunicar com quem, de fato, pode comprar com ela do que com uma pessoa que não tem o menor interesse naquele segmento.

Assim, para que o seu conteúdo direcionado seja bem assertivo, torna-se fundamental entender as características do seu público-alvo com o objetivo de compreender quais são suas necessidades e desejos.

Um site aumenta suas vendas

Fonte: Freepik

Outro ponto importante levantado na análise do lead é justamente onde encontrá-lo e como ele se comporta no ambiente digital. Isso auxilia a entender quais plataformas usar para se comunicar e quais tipos de publicações podem gerar mais engajamento.

Além de tornar a sua comunicação mais assertiva, este tipo de estratégia gera oportunidades de fidelização, geração de clientes e aumento da relevância da empresa no mercado relacionado ao seu segmento.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Invista na comunicação visual

A comunicação visual também é importante para entender como criar uma marca de sucesso. Na internet, o meio mais efetivo de comunicação é o visual. Isso porque, como o fluxo de troca de informações online é muito veloz e constante, é mais difícil captar a atenção das pessoas. Sendo assim, o elemento gráfico é um recurso que não pode ser dispensado.

Para uma marca, usar a comunicação visual é uma maneira eficiente de construir uma identidade. Recursos como uma paleta de cores, por exemplo, podem evocar impressões específicas dos usuários, ajudando a criar a imagem que você deseja passar da sua empresa.

Entenda qual é a relação entre design gráfico e mídias sociais

Vale destacar, ainda, que a comunicação visual é primordial para um bom desempenho da marca em praticamente todas as formas de produção de conteúdo. Pensando em artigo, por exemplo, apesar de parecer um formato amplamente textual, a comunicação visual tem um papel importante.

Isso porque ela é responsável por deixar o texto menos cansativo e mais atraente aos olhos do leitor, ajudando a fazer com que ele tome a decisão de ler. Portanto, usa-se elementos visuais como: imagens, infográficos, banners, anúncios; para fazer com que o texto não pareça muito grande.

Entenda a relação entre design gráfico e mídias sociais

Fonte: Freepik

Dessa maneira, é recomendado o uso desses elementos visuais a cada 3 ou 4 parágrafos como forma de quebrar o texto e descansar a vista do leitor. Que também se beneficia com o uso de infográficos, pois os mesmos ajudam para o melhor entendimento do conteúdo, já que 90% das informações processadas pelo nosso cérebro é visual.

Pense em um slogan

Outra dica de como criar uma marca de sucesso na internet é pensar em um slogan. Um slogan é uma frase curta que acompanha as iniciativas publicitárias de uma marca. Um exemplo clássico é o slogan do McDonald’s, “amo muito tudo isso” (ou, em inglês, “I’m lovin’ it”). A frase evoca o sentimento de prazer que o restaurante quer associar à sua comida. É simples, fácil de lembrar e marcante, sendo, portanto, um slogan muito efetivo.

Procure, então, ter esse tipo de exemplo em mente para criar o slogan da sua marca. A frase deve ser representativa da essência da sua empresa, mas de forma direta e simples. Slogans longos ou complexos devem ser descartados – a ideia é ser objetivo e memorável.

Agência de Gestão e Marketing de Conteúdo

Contrate uma agência de marketing digital

Se você quer saber como criar uma marca de sucesso na internet, a melhor escolha é contratar uma agência de marketing digital. A Agência IMMA, por exemplo, é uma ótima opção para ajudar nesse objetivo.

Contando com uma equipe altamente qualificada, a IMMA oferece uma série de serviços de marketing online que podem contribuir para a construção da sua marca. Quer saber mais? Então entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua empresa!

Veja também