Você sabia que 47% dos destinatários de e-mail decidem se vão ou não abrir a mensagem com base apenas na linha de assunto? Claramente, a primeira impressão é realmente a que fica e é importante que ela seja ainda mais impressionante quando se trata de e-mail marketing. Confira 5 dicas efetivas para fazer seus e-mails marketing serem abertos.
Fonte: Freepik.
Empresas e marcas tendem a dedicar muito tempo e esforço no desenvolvimento do conteúdo dos e-mails, mas nem sempre consideram a forma como eles irão ativar o interesse das pessoas, levando-as a clicar em abrir. Por isso, é importante que o assunto da mensagem seja sempre preenchido com algo claro, mas que desperte a curiosidade dos usuários.
Também é importante lembrar que as pessoas estão ocupadas e o número de e-mails que recebem diariamente tende a ser enorme. A menos que você deseje que seu e-mail seja excluído ou acabe marcado como spam, você deve dar preferência por desenvolver assuntos que sejam bem claros ao invés de criativos.
Isso funciona porque as pessoas não estão afim de mistério, elas querem saber exatamente o que esperar quando abrem uma mensagem e se ela é relevante para seus interesses. Elas não querem receber spams ou mensagens com marketing agressivo. Por isso, os assuntos de e-mail muito criativos podem ser arriscados, uma vez que o destinatário pode não entender o que você disse.
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Por isso, pense no que você gosta de receber por e-mail e deixe qualquer tática corporativa ou maluca de lado. Use expressões que seu público usaria, mantendo o assunto dos e-mails simples, amigável e fácil de entender.
Se você quer que ver seus e-mails marketing serem abertos, lembre-se que 67% das mensagens recebidas são acessadas pelos destinatários em seus dispositivos móveis. Isso significa que ser curto e direto é o caminho certo. 5 a 7 palavras (ou cerca de 50 caracteres) é um tamanho aceitável para o assunto do e-mail e ainda pode garantir que sua mensagem seja melhor percebida.
Segmentar o público de acordo com os gostos pessoais também pode ser uma maneira poderosa de fazer seus e-mails marketing serem abertos. Atualmente, há uma série de ferramentas para aprender sobre a vida e os gostos dos seus clientes. Isso significa que, ao enviar e-mails, o assunto das mensagens deve ser adaptado aos grupos de acordo com suas preferências.
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Se possível, personalize também nome do remetente. Tente não usar e-mail que pareçam muito corporativos e nada pessoais pois você deseja criar um relacionamento com as pessoas, e não as fazer achar que você é um robô. Adicionar um nome real ao e-mail dá um toque pessoal que aumenta a possibilidade de abertura e resposta de qualquer mensagem.
Não se esqueça também da importância dos testes. Quem deseja melhorar sua publicidade nunca pode parar de testar métodos e formatos para chegar naqueles que melhor atendem ao público. Quanto mais você testar, mais provável identificar padrões que podem ajudar a orientar a criação dos assuntos dos e-mails marketing.
O método mais popular para encontrar padrões e medir resultados são os testes A/B, pois eles permitem comparar duas versões de uma mesma variável, testando a resposta do destinatário para diferentes versões de uma mesma peça. Realizar testes A/B e acompanhar os resultados em uma planilha pode ajudá-lo a descobrir qual a melhor forma de cativar o público.
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Veja mais 5 dicas efetivas para fazer seus e-mails marketing serem abertos:
1. Comece o assunto do e-mail com um verbo que oriente a ação: trate o espaço do assunto como uma chamada para ação. Torne-o irresistível utilizando uma linguagem atraente para que seu público sinta-se inspirado a clicar e abrir a mensagem.
2. Apele para as emoções: mostre para seus destinatários que o seu e-mail contém informações que irão tornar suas vidas melhores, mais fáceis ou mais felizes. Pesquisas de marketing mostram que suscitar urgência, curiosidade ou excitação são as melhores opções para fazer seus e-mails marketing serem abertos.
3. Faça uma pergunta que suscite curiosidade: tente fazer uma pergunta atraente que torne difícil para as pessoas resistir a abertura da mensagem. Fazer perguntas ainda é uma das formas mais eficientes de gerar curiosidade e vontade de responder no público.
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4. Mantenha-o claro e conciso: não desperdice o tempo das pessoas tentando fazê-las adivinhar o que há dentro do seu e-mail. Ofereça sua mensagem de forma clara e vá direto ao ponto.
5. Conheça o seu público: quanto mais relevante o assunto da mensagem for, mais interessado seu público ficará e mais provável que o e-mail tenha uma boa taxa de abertura. Mas, para deixar o público ansioso em dar uma olhada no que há na mensagem, é preciso conhecê-lo bem para oferecer algo que desperte sua curiosidade.
Lembre-se que cada público é único e o que funciona para um grupo pode não funcionar tão bem para outro. É por isso que realizar testes e conhecer os gostos pessoais dos seus destinatários é um aspecto essencial para fazer seus e-mails marketing serem abertos. Se você já tem um ótimo e-mail, complete o trabalho preenchendo o assunto de forma a tornar o conjunto irresistível ao público.