No marketing digital, um dos primeiros passos para começar a promover uma empresa na internet é construir uma presença para ela nas redes sociais. Assim, espaços como o Facebook, o Twitter, o Instagram ou o YouTube devem ser ocupados e usados como ferramentas para que a marca alcance o sucesso na internet.
Mas como fazer isso? Se você não sabe a resposta para essa pergunta, não se preocupe. Neste artigo, vamos apresentar as 4 dicas de gestão de mídias sociais para empresa. Continue com a leitura para descobrir que dicas são essas!
Conheça as 4 dicas de gestão de mídias sociais para empresa
A princípio, a ideia de uma gestão de mídias sociais pode parecer um pouco exagerada. Afinal, quem, hoje em dia, não sabe como funciona o Facebook ou o Instagram? A maioria das pessoas têm contas pessoais em pelo menos um desses sites.
No entanto, é aí que emerge um dos principais pontos para a compreensão do marketing das redes sociais: administrar um perfil pessoal em plataformas como o Instagram ou o Twitter é muito diferente de administrar o perfil de uma empresa. No segundo cenário, existem alguns cuidados específicos e estratégias delicadas que devem ser empregadas.
Na verdade, é importante, antes, entender qual é a função das redes sociais no trabalho de marketing de uma empresa. Então, podemos destacar alguns fatores interessantes para iluminar o seu caminho. Por exemplo, as redes sociais estão ganhando cada vez mais visibilidade e relevância no ambiente digital. Isso porque, cada vez mais pessoas têm acesso a internet e aos bens tecnológicos, o que culmina em uma maior parcela de pessoas conectadas nas redes.
Dessa forma, ter uma marca bem posicionada nas redes sociais é essencial para um bom planejamento de marketing, tendo em vista, principalmente, que as redes sociais funcionam como uma grande vitrine que conecta o cliente com a marca.
Pensando neste sentido de conexão, as redes sociais também têm um papel fundamental como plataformas de comunicação responsáveis por fazer as mensagens da empresa chegarem nos seus leads, e a mesma coisa acontece no sentido contrário.
Ou seja, uma campanha de marketing e de promoção de um produto ou serviço pode ganhar um impacto enorme e ser primordial quando postado nas redes sociais, pois é uma forma de alcançar os leads e direcionar a comunicação. Quando pensamos no sentido contrário, podemos destacar o feedback recebido pela empresa por parte dos clientes, que reagem às publicações, comentam e compartilham dando a opinião deles.
Isso ajuda a medir a popularidade da marca e a entender quais são os seus erros e acertos na sua estratégia de comunicação. Agora que você já sabe a importância das redes sociais para o marketing digital, fique ligado nas dicas, pois, felizmente, existem muitas dicas que podem contribuir para uma gestão de mídias sociais eficiente. A seguir, então, vamos apresentar algumas das principais delas. Confira!
Estabeleça uma frequência de postagens regular
Muitos empresários cometem o erro de criar perfis para suas empresas nas redes sociais sem nenhum plano de conteúdo pronto. O resultado é que esses perfis acabam ficando inativos por muito tempo, pois não há o que postar neles.
Esse erro pode ser muito prejudicial para o seu desempenho na plataforma. Afinal, se um perfil parece inativo, os usuários não terão vontade de segui-lo. Contudo, é preciso atenção. Também é possível cair no outro extremo, o de postar muito, múltiplas vezes ao dia. Isso também pode ser frustrante para o usuário, especialmente em sites como o Facebook ou o Instagram.
Sendo assim, é necessário estabelecer uma frequência de postagens regular, sempre prezando pelo equilíbrio. Postar duas ou três vezes por semana, por exemplo, é o ideal para manter a sua conta ativa sem exagerar.
Pesquise sobre os seus clientes
Nas redes sociais, não é incomum os clientes expressarem opiniões ou trocarem experiências sobre uma marca. Por isso, esses locais podem ser úteis para que você analise como a sua empresa está sendo vista pelos consumidores.
Desse modo, use as redes sociais como uma ferramenta de pesquisa. Os dados obtidos poderão, no futuro, ser usados para a criação de outras estratégias de marketing digital.
Estimule a interação respondendo comentários
A interação é o motor para o sucesso nas mídias sociais. E uma das formas de interagir é recebendo comentários em uma publicação.
Quanto mais comentários uma publicação sua receber, melhor. Assim, uma tática promissora é responder todos os comentários, sempre estimulando diálogos positivos. Isso vai aumentar os níveis de engajamento da sua página, o que faz com que o alcance dela cresça.
Além disso, os comentários ajudam a medir qual é o nível de satisfação dos clientes e leads para com o seu produto ou serviço. Ou seja, a partir dos comentários, é possível ter ideia de quais são os erros que você cometeu e quais foram os acertos.
A partir do momento em que você demonstra que se interessa pelo feedback dos clientes e começa a agir para mudar os erros e consertar tudo, sua marca passa a ganhar mais relevância e seu cliente se sente uma peça importante na manutenção dos valores da empresa.
Contrate uma agência de marketing digital para administrar os perfis da sua empresa
Se você precisa de dicas de gestão de mídias sociais para empresa, talvez o ideal seja contar com a ajuda de uma empresa especializada em marketing digital. Uma agência, por exemplo, pode administrar os perfis da sua marca e adotar as estratégias adequadas para obter resultados positivos.
Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção. Nós contamos com um time especializado em gestão de mídias sociais, marketing de conteúdo e soluções em Inbound Marketing para fazer com que a sua empresa possa crescer no ambiente digital, ganhar relevância e captar cada vez mais leads.
Por isso, não perca essa oportunidade de investir em uma empresa que pode fazer com que a sua marca cresça exponencialmente, converse com a IMMA. E aí, quer saber mais? Então não perca tempo, entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua marca!