Como usar o SEO no marketing digital

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
11/01/2021
Otimização de Sites (SEO)

Como usar o SEO no marketing digital? Essa é uma pergunta que qualquer pessoa que queira investir no marketing na internet deve saber responder.

Afinal, o SEO é um dos principais fatores para o sucesso de uma marca no mundo online, principalmente para ampliar o alcance de determinado conteúdo e tornar um site mais atraente aos olhos do leitor e aos olhos dos mecanismos de busca.

Mas o que significa essa sigla? E como ela pode ser usada a favor de uma estratégia de marketing digital? Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o assunto para ajudar você a encontrar as respostas para essas questões. Continue com a leitura para saber mais!

SEO e buscadores

Entenda como usar o SEO no marketing digital com essas dicas

SEO é uma sigla em inglês que significa Search Engine Optimization, ou, em português, otimização para mecanismos de busca. Na internet, um mecanismo de busca é uma plataforma que permite que os usuários digitem termos para procurar outros sites. O Google é o exemplo mais popular que podemos citar.

Mas qual é a relevância do SEO para o marketing digital? Bem, para entender melhor como se dá essa relação, é preciso começar definindo o conceito do marketing digital em si: trata-se de qualquer iniciativa feita no contexto da internet para promover uma marca.

Entenda o que é o SEO

E o que é promover uma marca? Para muitos empresários, a resposta pode ser “obter mais clientes”, mas esse crescimento de público só pode acontecer se mais usuários tomarem conhecimento da existência da empresa primeiro. Sendo assim, aumentar o nível de Brand Awareness, ou seja, o número de pessoas que conhecem a marca, deve ser uma das prioridades iniciais de qualquer plano de marketing digital.

Torna-se relevante, então, entender como os usuários encontram produtos e serviços na internet. E o principal instrumento usado com essa finalidade é o Google.

O processo é simples: alguém quer contratar um serviço ou comprar alguma coisa, e essa pessoa digita o que ela busca no Google. Depois disso, o algoritmo da plataforma apresenta resultados que considera relevantes para aquela busca. Os resultados mais relevantes ficam no topo, e saber disso é crucial porque esses são os links que ganham a maior parte dos cliques provenientes do Google.

Desse modo, fica claro que ocupar as primeiras posições dos resultados de busca é importante para o site de uma empresa. Mas como conseguir esses espaços?

É aí que entramos na importância do SEO. Esse conjunto de técnicas torna um site ou um conteúdo mais atraente para o Google. Assim, fica muito mais fácil para a página de uma marca obter o local desejado entre os primeiros resultados.

Agência de Gestão e Otimização de Sites (SEO);

Quanto à melhor forma de usar o SEO no marketing digital, então, é preciso pontuar que essa é uma estratégia que deve ser pensada a longo prazo. O SEO demora um pouco para fazer efeito. Por isso, as otimizações devem ser feitas de forma contínua, aprimorando a página pouco a pouco.

Há muitas maneiras de fazer isso. Uma delas é com o uso de palavras-chave, ou seja, os termos digitados na barra de buscas pelos usuários. Toda página deve conter uma palavra-chave que apareça nela pelo menos três vezes. Quanto mais específica essa palavra, melhor.

Marketing digital para loja de móveis: Como funciona

Fonte: Freepik

Outra boa ideia é melhorar a velocidade de carregamento do site. Isso porque, para o Google, um site mais rápido oferece uma experiência melhor para o usuário. Assim, tornar a página mais ágil é positivo para o seu rankeamento.

Finalmente, se você quer saber como usar o SEO no marketing digital, o ideal é contar com a opinião de especialistas na área. Para isso, você pode contratar uma agência de marketing digital, como, por exemplo, a Agência IMMA. Quer saber mais? Então entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua marca!

Veja também