Entenda como funciona o SEO para blog

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
31/12/2020
Otimização de Sites (SEO)

Como funciona o SEO para blog? Se você é uma pessoa que tem um blog e quer fazê-lo crescer, essa é uma pergunta essencial para se fazer. Afinal, o SEO é uma das ferramentas mais essenciais para alcançar o sucesso no mundo online.

No entanto, isso não significa que ele seja uma fórmula mágica. Tal como outras estratégias de marketing digital, o SEO precisa ser aplicado de forma específica e cuidadosa para funcionar bem. Isso significa que é necessário entender como ele pode ser utilizado para a otimização de páginas específicas.

Entenda como funciona o SEO para blog

Um blog, por exemplo, é muito diferente de uma loja virtual, logo, o processo de otimizar essas páginas também não vai ser idêntico. Mas como otimizar um blog de acordo com as normas de SEO? Essa é a pergunta que vamos responder neste texto. Continue com a leitura para descobrir a resposta!

Entenda como funciona o SEO para blog

Para quem não sabe muito a respeito, podemos conceituar SEO pela sigla em inglês Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). Ou seja, o SEO nada mais é do que um conjunto de métricas e estratégias de otimização que ajudam a posicionar determinado conteúdo nos sites de busca.

A principal função das técnicas de SEO é ajudar um conteúdo ou um site a rankear melhor no Google. Isso porque os resultados de busca da plataforma são disponibilizados de acordo com o que o algoritmo percebe como mais relevante para o usuário. Ou seja, o SEO deve tornar a página mais relevante aos olhos do Google.

Otimize seu site

Fonte: Freepik

Dessa forma, o SEO é responsável por fazer valer a pena todo o esforço e investimento em criação de conteúdo, principalmente para blog. Isso porque ele é responsável por aumentar as possibilidades de clique no conteúdo, ampliando o seu alcance ao fazer você aparecer mais bem posicionado nos mecanismos de busca. Assim, as possibilidades de reter e captar leads aumentam exponencialmente.

Para um blog, esse tipo de técnica é extremamente importante. Os textos de um blog podem ser de alta qualidade e conter informações inovadores e essenciais, mas, sem alcance, isso não adianta nada. Em outras palavras, os usuários precisam conseguir encontrar o seu blog através do Google com facilidade. E é aí que entra o SEO.

Por que você precisa analisar seu site imediatamente

Além de posicionar bem o seu site e reter mais leads, o SEO é responsável por melhorar a autoridade e relevância do site. Isso porque, indiretamente, as pessoas acabam dando mais relevância a sites que aparecem nas primeiras posições do Google, por exemplo. Vamos supor que você vá pesquisar sobre alimentação saudável, você, indiretamente, acaba dando mais relevância aos sites que aparecem no topo.

Por isso investir em SEO é tão importante, principalmente para os blogs, eles ajudam a aumentar a relevância do seu conteúdo e captam ainda mais leitores a ele, aumentando as possibilidades de reações positivas se o conteúdo for bem escrito.

Agência de Gestão e Otimização de Sites (SEO)

Também não adianta de nada investir em SEO sem que o seu conteúdo seja relevante e bem informativo. Conteúdos pobres, mesmo com um bom SEO, não dão resultado algum ao seu negócio. Por isso, é essencial investir, ainda, em marketing de conteúdo para a criação de materiais informativos e bem apurados a fim de torná-los referência.

A seguir, então, vamos apresentar algumas técnicas de SEO para blog para você aprender a usar essa ferramenta e como funciona o SEO para blog. Confira!

Aproveite o melhor do SEO contratando uma agência especializada

Fonte: Freepik

Divida o texto em tópicos

Uma das coisas que o Google avalia para posicionar uma página entre os resultados é o tempo de permanência do usuário nela. Sendo assim, o ideal é que um usuário não abra o seu blog e feche-o de imediato.

Para evitar isso, os textos que você posta devem ser atraentes e fáceis de ler. E a melhor forma de fazer isso é dividindo seus posts em tópicos. Dessa forma, um usuário pode ler direto as partes que o interessam mais, criando uma experiência positiva.

O próprio SEO te indica a usar uma espécie de índice que ajudará a aumentar os pontos do seu texto junto as métricas de SEO. Isso ajuda a organizar a leitura e a fazer com que o leitor consiga peneirar o texto, lendo apenas a parte que lhe atrai. Se o texto for muito grande e demorar a chegar no ponto que ele quer, a taxa de rejeição aumenta.

O que é SEO

Fonte: Freepik

Inclua imagens nas postagens

Imagens devem estar presentes em todos os posts do seu blog. Existem duas razões para isso. A primeira é que as imagens tornam o texto mais dinâmico e fácil de ler. Elas “quebram” o efeito de um bloco de texto cru, que parece cansativo e nada atraente.

A segunda é as imagens também podem ser otimizadas de acordo com o SEO. Incluindo palavras-chave no atributo alt de uma imagem, por exemplo, você aumenta as chances de alguém encontrá-la pela busca de imagens do Google. Isso multiplica o alcance da página.

Entenda qual é a relação entre inbound marketing e SEO

Fonte: Freepik

Faça títulos otimizados

O título de um post de blog é um fator determinante para seu sucesso. De acordo com as normas de SEO, é importante que o título contenha a palavra-chave da página, de preferência logo no início.

Além disso, ele não deve ser muito longo. O ideal é não passar de 65 caracteres. Também é crucial que cada página possua um título exclusivo, para evitar que duas páginas do mesmo site entrem em competição.

Agência de Gestão e Otimização de Sites (SEO)

Contrate uma agência especializada para ajudar com essa questão

Se você não sabe como funciona o SEO para blog, é uma boa ideia contar com ajuda especializada. Para isso, vale a pena contratar uma agência de marketing digital. Não sabe que agência contratar? A Agência IMMA é uma ótima opção.

Nós contamos com profissionais especializados em otimização de sites, marketing de conteúdo e gestão de redes sociais para fazer com que sua empresa cresça no ambiente digital e se destaque nos mecanismos de busca. Quer saber mais? Então não perca tempo e agarre essa oportunidade. Entre em contato com a agência e faça já um orçamento!

Veja também