Como usar o Marketing de Atração a favor da sua marca

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
04/11/2020
Inbound Marketing | Marketing de Conteúdo

Se você tem uma marca, atualmente, é natural pensar em formas de promovê-la através da internet. Afinal, esse se tornou o principal veículo de comunicação dos tempos presentes. E, ao pesquisar sobre marketing digital, é muito provável que você cruze com o termo marketing de atração.

Mas o que significa esse conceito? E como usar o marketing de atração a favor da sua marca? Se você não sabe quais são as respostas para essas perguntas, não se preocupe. Neste artigo, vamos ajudar você a entender melhor o que é o marketing de atração e como ele pode ajudar a sua empresa a crescer. Continue com a leitura para saber mais sobre o assunto!

Como usar o marketing de atração a favor da sua marca

Fonte: freepik.

Entenda como usar o marketing de atração a favor da sua marca com essas dicas simples

O marketing de atração, também conhecido como Inbound Marketing, é uma modalidade publicitária que se baseia na ideia de atrair o cliente até a marca. Ou seja, sem precisar abordar o cliente diretamente, o Inbound Marketing encontra razões para fazer com que uma pessoa encontre a empresa e se interesse por ela por conta própria.

O marketing de atração faz uso da produção de conteúdo direcionada para poder chamar a atenção do público e fazer com que os mesmos tenham acesso aos materiais da marca, seja em redes sociais, site ou blogs.

Outro ponto importante de destacar é que o Inbound Marketing bem estruturado depende de uma análise fria do segmento de mercado e do público presente neste nicho. Dessa forma, é possível fazer conteúdos direcionados fazendo uso de materiais que sejam relevantes para o seu público.

Relação entre Inbound Marketing e Redes Sociais

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Assim, com o Inbound Marketing e a criação de conteúdo, é possível fazer da sua marca o principal canal de comunicação para as pessoas interessadas no seu segmento, tornando sua empresa referência no mercado.

Essa é a definição básica de marketing de atração. Mas conhecer um conceito e usá-lo a seu favor não são a mesma coisa. Para aplicar o Inbound Marketing na prática, é preciso saber como você pode utilizá-lo para alcançar os objetivos da sua marca. A seguir, então, vamos dar algumas dicas que podem ajudar você com essa tarefa. Confira!

Use SEO para ganhar mais acessos no seu site

Criar um site para a sua marca é fundamental para construir uma presença online. Mas de nada adianta ter um site se os usuários não o encontram. Por isso, para ganhar mais cliques e tráfego orgânico no site da sua empresa, é uma boa ideia usar técnicas de SEO.

Essas técnicas, fundamentais para o marketing de atração, cumprem a função de otimizar um site ou um conteúdo para torná-lo mais atraente para o algoritmo do Google. Dessa forma, usuários que façam buscas por conteúdo relacionado à sua área têm mais chances de encontrar a página da sua marca. Isso aumenta significativamente o seu alcance.

Estratégia de SEO

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Crie conteúdo e melhore a imagem da sua empresa

Uma das principais ferramentas do Inbound Marketing é o marketing de conteúdo. Isso porque o conteúdo serve como “isca” para atrair possíveis clientes para uma empresa, como já dito anteriormente. Mas essa estratégia também pode beneficiar a sua marca de outras formas. Uma delas é melhorando a imagem do seu negócio perante o público. Afinal, se um usuário vê que você está criando conteúdo informativo e gratuito regularmente, ele passa a ver a sua empresa com outros olhos.

A consequência é que o marketing de conteúdo pode ajudar a criar uma boa opinião pública da sua marca, o que te ajuda a concorrer com grandes empresas do ramo e, possivelmente, ganhar relevância no público presente no seu nicho de atuação.

Forme relacionamentos com os seus clientes

O Inbound Marketing é um dos princípios para o marketing de relacionamento, técnica publicitária que aposta na formação de um vínculo entre o público e a marca. Isso pode trazer vantagens para a sua empresa, pois faz com que a sua audiência veja o seu negócio de forma mais pessoal, o que cria clientes fiéis que vão recomendar os seus produtos ou serviços para outras pessoas.

A ideia de criar esse relacionamento começou a entrar em prática a partir desse século. Anteriormente, as empresas não faziam conteúdos direcionados e relevantes para as pessoas inseridas no seu segmento de atuação. A ideia era apenas atrair o máximo de pessoas possíveis para consumir os produtos da empresa.

Agora, a valorização do relacionamento entre marca e cliente é uma das principais estratégias de marketing para ter sucesso nas vendas. A intenção é criar uma espécie de comunidade entre os seus consumidores e abastecê-los de conteúdos relevantes e produtos de acordo com as necessidades e desejos de determinado público.

Relacionamento com o cliente

Invista no pós-captação também

Fazer um trabalho de captação bem montado é um processo extremamente complexo e trabalhoso, por isso, é fundamental investir no processo de pós-captação. Até porque, não adianta captar e não conseguir manter o público interessado na sua marca.

Para isso, é necessário ter, por exemplo, um conteúdo bem fluido e atrativo, com uso de imagens, infográficos e banners que tornam o conteúdo menos cansativo. Ter um site com poucos bem harmonioso e que não trave também é essencial.

Dessa forma, é possível fazer com que seu trabalho de captação de leads tenha resultados. Ou seja, você consegue atrair o público e mantê-los interessados nos seus conteúdos e produtos com um site de qualidade e conteúdos bem ricos e montados.

Agência de Gestão de Marketing de Conteúdo

Contrate uma agência para criar uma estratégia de marketing de atração

Se você não sabe como usar o marketing de atração a favor da sua marca, a melhor opção é buscar ajuda especializada de uma agência de marketing digital. E Agência IMMA é uma ótima opção, somos especializados em marketing de conteúdo e Inbound Marketing para a sua empresa.

Com esse investimento no marketing de conteúdo e atração, você pode fazer com que sua empresa tenha mais reconhecimento no segmento de atuação e consiga captar um maior número de leads. E aí, tem interesse? Quer saber mais? Então não perca tempo: Entre em contato com a IMMA e faça já um orçamento para a sua empresa!

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