Inbound Marketing para iniciantes

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.
30/10/2020
Inbound Marketing | Marketing Digital

Aventurar-se no mundo do marketing digital é, atualmente, quase indispensável para qualquer um que tenha uma empresa. Mas nem por isso se trata de uma tarefa fácil, afinal, existe todo um glossário de termos e conceitos que podem ser muito confusos e intimidadores à primeira vista.

Um deles é o Inbound Marketing, conceito fundamental para a criação de uma estratégia de marketing online de sucesso. Mas o que significa esse termo? E como usá-lo a favor da sua empresa? Como realizar o Inbound Marketing para iniciantes?

Se você não sabe as respostas para essas perguntas, não se preocupe. Neste artigo, vamos explicar como funciona o Inbound Marketing para iniciantes, ajudando você a dar início ao seu entendimento sobre o assunto. Continue com a leitura para saber mais!

Inbound Marketing para iniciantes

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Inbound Marketing para iniciantes: Entenda tudo que você precisa saber

O objetivo primário de toda e qualquer estratégia de marketing é atrair clientes para uma marca. Isso porque nenhuma empresa pode crescer sem acumular um público significativo de consumidores. No entanto, como a publicidade é um campo muito amplo, nem todas as modalidades de marketing funcionam da mesma forma. Na verdade, esse setor evoluiu muito com o passar dos anos, transformando-se e incorporando novas estratégias, perspectivas e abordagens.

É a partir dessa transformação que podemos observar a diferença entre o outbound marketing e o Inbound Marketing. O outbound marketing é uma modalidade de marketing mais antiga, associada ao marketing tradicional.

Ela funciona com a lógica de abordar o cliente diretamente, de forma muitas vezes incisiva, e explicitamente tentar vender um produto ou um serviço. Um exemplo clássico de um instrumento de outbound marketing é um comercial de televisão.

Conheça a utilidade do Inbound Marketing

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Contudo, principalmente com o advento da internet e de outras tecnologias, essa modalidade de marketing foi ficando ligeiramente para trás. Hoje em dia, a maioria das empresas prefere apostar no Inbound Marketing, que também é conhecido como o marketing de atração.

E o que exatamente é o Inbound Marketing? Bem, ele pode ser caracterizado como o oposto do outbound marketing, adotando uma postura muito diferente do marketing tradicional.

Em outras palavras, ao invés de ir diretamente ao cliente e tentar vender alguma coisa, o Inbound Marketing busca atrair o cliente até a marca através de outros recursos. A ideia é introduzir a possibilidade de venda a partir da formação de um vínculo entre um possível cliente e a marca.

No contexto da internet, isso quase sempre se dá através do uso do marketing de conteúdo. Assim, uma empresa produz conteúdos que sejam relevantes para o seu público-alvo, e, através de mecanismos de busca como o Google, os usuários podem encontrar esses conteúdos e consumi-los. Esse consumo cria uma conexão entre o público e a empresa, e dá início ao processo de geração de leads, que é o primeiro passo para criar clientes fiéis para a marca.

A atração dos leads, para que os mesmos possam consumir determinados conteúdos da sua marca, só é possível através do direcionamento desse material. Isso quer dizer que todo o conteúdo que será utilizado para a captação de leads deve ser direcionado de acordo com as necessidades e desejos desse público.

Para que esse direcionamento seja bem realizado e assertivo, é necessário que a empresa faça um estudo completo a respeito da sua atuação no mercado, destacando qual segmento você atua.

A partir daí, é possível fazer uma análise do público presente no seu nicho de atuação. Essa pesquisa vai ajudar a entender como o público se comporta na internet, quais são os conteúdos que com maior demanda por parte dos seus leads e quais redes sociais eles mais usam.

Com esses dados levantados, é possível realizar uma estratégia de comunicação eficiente com conteúdos direcionados da maneira correta, nas redes sociais certas e com o material bem montado dentro das diretrizes e necessidades do seu público.

O passo a passo do inbound marketing

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No entanto, estratégias bem montadas de captação de leads não são o suficiente para que essa atração seja bem efetuada. Após a captação, é necessário que o conteúdo apresentado seja rico em informações e dados, o que dá credibilidade para a sua marca e faz com que ela se torne referência no seu nicho de atuação.

Além disso, os conteúdos textuais precisam conter elementos visuais. A ideia é fazer com que o seu texto não seja, aparentemente, cansativo. Artigos com elementos textuais extensos, sem uso de imagens, tendem a ter maior taxa de rejeição. Por isso, fazer uso de elementos visuais como imagens, infográficos e banners é essencial para ter um texto harmonioso e atraente aos olhos do leitor.

No caso de conteúdos visuais no Inbound Marketing, os materiais precisam passar a mensagem desejada pela empresa em pouquíssimos elementos textuais e com uma imagem muito bem chamativa e atrativa para o público.

A importância do SEO

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É importante pontuar que, além do marketing de conteúdo, o SEO é outra ferramenta crucial para o sucesso do Inbound Marketing. O SEO é o conjunto de técnicas que otimiza os conteúdos para fazer com que mais usuários os encontrem através do Google. Dessa forma, a utilização desses recursos em conjunto aumenta o alcance da estratégia, tornando o Inbound Marketing uma arma poderosa para o sucesso na internet.

O investimento em conteúdos textuais e visuais vai depender do público inserido no seu segmento. Se sua empresa tem um viés puramente acadêmico, elementos textuais são muito bem vindos. Empresas de artes, por exemplo, devem investir mais em produção gráfica.

Concluindo, o Inbound Marketing é uma estratégia primordial no marketing digital como um todo, é ela quem abre as portas, a partir da captação de leads, para a valorização do relacionamento entre empresa e cliente.

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Inbound Marketing para iniciantes é um assunto denso e complexo, e a melhor forma de saber mais a respeito é com ajuda especializada. Assim, vale a pena contratar uma agência de marketing digital especialista em Inbound Marketing, como, por exemplo, a Agência IMMA, para criar uma estratégia de Inbound Marketing para a sua empresa e fazer com que novos leads sejam captados de forma assertiva. Entre em contato e faça um orçamento para obter mais informações!

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