SEO é uma sigla que significa search engine optimization, ou, em português, otimização para mecanismo de busca. No marketing digital, esse elemento é crucial para garantir o sucesso de um conteúdo. Mas como redigir o seu texto para SEO?
Felizmente, apesar de otimização ser um assunto muito complexo, existem muitas táticas básicas que podem ajudar você na hora de produzir um conteúdo com o SEO em mente. Neste artigo, exploraremos algumas delas e explicaremos por que é importante se preocupar com essa questão. Confira!
Para que serve o SEO
Antes de mais nada, é preciso compreender qual é a função do SEO. E ela pode ser resumida de maneira bem simples: O SEO serve para ajudar o seu conteúdo a obter posicionamentos melhores nos resultados de plataformas de busca.
Pense, por exemplo, nos resultados que aparecem quando você pesquisa alguma coisa no Google ou no Yahoo. Os resultados no topo da página costumam ser os links mais relevantes que tenham a ver com aquele assunto. Por isso, o usuário normalmente se satisfaz com eles, preferindo não clicar nas páginas posteriores.
Embora isso garanta que a satisfação do usuário, que resolve sua dúvida com facilidade, pode ser muito prejudicial para quem cria conteúdo. Afinal, isso significa que, se você não está entre os primeiros resultados do Google, a extrema maioria de usuários não irá ver o seu link. Desse modo, você acaba perdendo um alto tráfego em potencial.
Por conta disso, se você pretende produzir conteúdo para a sua marca, é essencial aderir a técnicas de SEO. Isso vale para qualquer formato de conteúdo, de podcasts a posts de blog.
Como redigir o seu texto para SEO
Sendo assim, ao redigir um texto, é preciso que você esteja atento às normas de SEO. E existem algumas atitudes pequenas que podem fazer toda a diferença nesse aspecto.
Use palavras-chave específicas
Ao escolher a sua palavra-chave, dê preferência para termos detalhados e específicos. Ao invés de escolher uma palavra como “e-mail marketing”, por exemplo, prefira algo mais direcionado, como “erros de e-mail marketing para evitar”.
Quando você faz isso, não apenas está garantindo que usuários que busquem o assunto específico do seu texto possam encontrá-lo, como está se livrando da concorrência. Afinal, justamente por termos mais gerais serem muito procurados, eles também tendem a ser muito utilizados na criação de conteúdo.
Não exagere nas repetições
Se você repetir a sua palavra-chave muitas vezes, o Google achará suspeito e pode achar que você está usando técnicas black hat. Em casos extremos, isso pode gerar até uma penalização para o seu site. Por isso, não exagere no uso da palavra-chave.
Otimize as suas imagens
Otimizar as imagens do seu texto aumenta ainda mais as chances dele ser favorecido pelo algoritmo. Sendo assim, sempre salve suas imagens com variações da sua palavra-chave, e inclua a mesma nos atributos alt.
Use links externos
Links externos, se forem relevantes, fornecem credibilidade para a sua página. Eles funcionam como fontes que conferem embasamento ao que está sendo dito. Por isso, procure incluir pelo menos um link externo em todos os seus textos.
Contrate uma agência de marketing digital para otimizar seu conteúdo
Se você não sabe como redigir o seu texto para SEO, contratar uma agência de marketing digital pode ser uma boa ideia. Desse modo, profissionais da área administram a otimização do seu conteúdo, garantindo resultados positivos.
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