Black hat SEO: seu concorrente pode usar contra você

Como se já não bastasse todas as preocupações que temos ao criar um site e colocá-lo no ar, também temos que ficar de olho no black hat SEO que seu concorrente pode usar contra você. Sim, isso é possível e potencialmente danoso.

Black Hat SEO

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É claro que esta é uma prática que demonstra bastante falta de caráter por parte de seu concorrente, mas há muita gente que não liga para o quão desprezível suas técnicas são. Eles querem apenas derrubar a concorrência a qualquer custo, nem que para isso precisem investir dinheiro ou contar com black hats SEO obscuros.

Uma rápida busca na internet sobre black hat SEO pode te mostrar não só como colocar essas técnicas em prática ou o quanto elas podem ser danosas para seu site, mas também quantas pessoas estão dispostas a te ajudar a prejudicar seus concorrentes por valores bastante acessíveis. E se há ofertas para trabalhos deste tipo, certamente há procura.

Mesmo que seu concorrente, a princípio, não tenha acesso ao seu site para modificá-lo e colocar vários blak hats SEO dentro dele, ele ainda pode tentar causar prejuízos para você com técnicas que levam o SEO do seu site a ficar negativo.

Black hat

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Mas o que é um SEO negativo?

O SEO negativo ocorre quando alguém tenta diminuir os rankings de um site nos motores de busca. O tipo mais comum de SEO negativo ocorre quando um número grande de links é distribuído em sites de baixa reputação, mas existem muitas outras técnicas que pessoas sem escrúpulos podem usar para tentar reduzir seus rankings.

Se você segue as boas práticas de SEO (white hats) e tem assistido a uma queda repentina nos rankings do seu site, então pode ser que você esteja sendo trapaceado. E como a forma mais comum de causar um SEO negativo é a criação de backlinks de baixa qualidade, você precisa estar sempre de olho nisso. Existem ferramentas online que permitem verificar onde há links apontando para o seu site.

Se você possui muitos links em fóruns estrangeiros ou uma grande quantidade de links em sites com final ‘.ru’, ‘.cz’, ‘.cn’, ‘.pl’, ‘.ro’, ‘.bg’, ‘.biz’, ‘.info’, então é provável que alguém esteja tentando prejudicar seu site. Um grande número de links em posts de blogs sem nenhuma relação com seu negócio também é um sinal de alerta.

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SEO

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Links em fontes questionáveis, assim como em sites pornográficos, de apostas ou de empréstimo também não costumam ser um bom sinal. Sites que já sofreram penalizações dos mecanismos de busca também não são bons lugares para se ter um link que direciona para o seu site.

Mas é válido lembrar que nem todo link num site diferente é, necessariamente, ruim. Portanto, vale a pena tentar acessar o site e conferir onde está este link para verificar o que está acontecendo. É claro que, se há um link seu num site russo e você nem conhece este idioma, é preciso desconfiar do que está acontecendo.

Esse tipo de situação passou a incomodar não só desenvolvedores e donos de site, como também mecanismos de busca. Tanto que o Google lançou uma ferramenta em que é possível não só verificar os links que estão apontando para o seu site, como também desabilitar aqueles que podem estar sendo potencialmente nocivos.

Otimização de sites

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Outra prática comum de black hat SEO que seu concorrente pode usar contra você é copiar seu conteúdo e colocá-lo em outros sites. Quando os bots encontram conteúdos duplicados em vários sites, geralmente elegem apenas uma versão para classificar. Na maioria dos casos, eles conseguem identificar o original, a menos que encontrem a versão copiada primeiro.

É por isso que é comum que se copie e repasse rapidamente novos conteúdos, pois isso ajuda a enganar os mecanismos de busca. Neste sentido, é importante sempre verificar se os seus conteúdos não estão sendo roubados. Se isso acontecer, tente conversar com o administrador do site para ele retirar a peça. Se isso não for possível, denuncie o site usando o relatório de violação de direitos autorais.

Também existe a possibilidade do seu concorrente forçar um grande número de acessos ao seu site, causando um sobrecarga no servidor e tornando-o lento. E se as pessoas não conseguem acessá-lo, os bots dos mecanismos de busca também não vão conseguir, e isso também pode causar uma queda de posições nos rankings de busca.

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Se você notar que seu site ficou lento ou indisponível, entre em contato com seu servidor de hospedagem ou webmaster, pois eles podem ser capazes de dizer o que está acontecendo e de onde essa carga de acessos se origina, além de poder bloqueá-la.

É importante se preocupar com os black hats SEO, mas é ainda mais válido trabalhar dentro das normas indicadas pelos mecanismos de busca. Se o seu site não costuma usar técnicas proibidas, os bots dos buscadores são inteligentes o suficiente para saber que o problema provavelmente não está sendo causado por você.

Para se proteger de black hat SEO que seu concorrente pode usar contra você também é uma boa ideia cadastrar seu site no Google Serch Console e ativar os alertas pois, assim que algo de errado acontecer, você receberá um aviso e poderá corrigir o problema antes de sofrer penalizações.

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Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.