Facebook Pixel

Black hat SEO: seu concorrente pode usar contra você

Facebook
Twitter
LinkedIn

Como se já não bastasse todas as preocupações que temos ao criar um site e colocá-lo no ar, também temos que ficar de olho no black hat SEO que seu concorrente pode usar contra você. Sim, isso é possível e potencialmente danoso.

Black Hat SEO

Fonte: Freepik.

É claro que esta é uma prática que demonstra bastante falta de caráter por parte de seu concorrente, mas há muita gente que não liga para o quão desprezível suas técnicas são. Eles querem apenas derrubar a concorrência a qualquer custo, nem que para isso precisem investir dinheiro ou contar com black hats SEO obscuros.

Uma rápida busca na internet sobre black hat SEO pode te mostrar não só como colocar essas técnicas em prática ou o quanto elas podem ser danosas para seu site, mas também quantas pessoas estão dispostas a te ajudar a prejudicar seus concorrentes por valores bastante acessíveis. E se há ofertas para trabalhos deste tipo, certamente há procura.

Mesmo que seu concorrente, a princípio, não tenha acesso ao seu site para modificá-lo e colocar vários blak hats SEO dentro dele, ele ainda pode tentar causar prejuízos para você com técnicas que levam o SEO do seu site a ficar negativo.

Black hat

Fonte: Freepik.

Mas o que é um SEO negativo?

O SEO negativo ocorre quando alguém tenta diminuir os rankings de um site nos motores de busca. O tipo mais comum de SEO negativo ocorre quando um número grande de links é distribuído em sites de baixa reputação, mas existem muitas outras técnicas que pessoas sem escrúpulos podem usar para tentar reduzir seus rankings.

Se você segue as boas práticas de SEO (white hats) e tem assistido a uma queda repentina nos rankings do seu site, então pode ser que você esteja sendo trapaceado. E como a forma mais comum de causar um SEO negativo é a criação de backlinks de baixa qualidade, você precisa estar sempre de olho nisso. Existem ferramentas online que permitem verificar onde há links apontando para o seu site.

Se você possui muitos links em fóruns estrangeiros ou uma grande quantidade de links em sites com final ‘.ru’, ‘.cz’, ‘.cn’, ‘.pl’, ‘.ro’, ‘.bg’, ‘.biz’, ‘.info’, então é provável que alguém esteja tentando prejudicar seu site. Um grande número de links em posts de blogs sem nenhuma relação com seu negócio também é um sinal de alerta.

SEO

Fonte: Freepik.

Links em fontes questionáveis, assim como em sites pornográficos, de apostas ou de empréstimo também não costumam ser um bom sinal. Sites que já sofreram penalizações dos mecanismos de busca também não são bons lugares para se ter um link que direciona para o seu site.

Mas é válido lembrar que nem todo link num site diferente é, necessariamente, ruim. Portanto, vale a pena tentar acessar o site e conferir onde está este link para verificar o que está acontecendo. É claro que, se há um link seu num site russo e você nem conhece este idioma, é preciso desconfiar do que está acontecendo.

Esse tipo de situação passou a incomodar não só desenvolvedores e donos de site, como também mecanismos de busca. Tanto que o Google lançou uma ferramenta em que é possível não só verificar os links que estão apontando para o seu site, como também desabilitar aqueles que podem estar sendo potencialmente nocivos.

Otimização de sites

Fonte: Freepik.

Outra prática comum de black hat SEO que seu concorrente pode usar contra você é copiar seu conteúdo e colocá-lo em outros sites. Quando os bots encontram conteúdos duplicados em vários sites, geralmente elegem apenas uma versão para classificar. Na maioria dos casos, eles conseguem identificar o original, a menos que encontrem a versão copiada primeiro.

É por isso que é comum que se copie e repasse rapidamente novos conteúdos, pois isso ajuda a enganar os mecanismos de busca. Neste sentido, é importante sempre verificar se os seus conteúdos não estão sendo roubados. Se isso acontecer, tente conversar com o administrador do site para ele retirar a peça. Se isso não for possível, denuncie o site usando o relatório de violação de direitos autorais.

Também existe a possibilidade do seu concorrente forçar um grande número de acessos ao seu site, causando um sobrecarga no servidor e tornando-o lento. E se as pessoas não conseguem acessá-lo, os bots dos mecanismos de busca também não vão conseguir, e isso também pode causar uma queda de posições nos rankings de busca.

SEO

Fonte: Freepik.

Se você notar que seu site ficou lento ou indisponível, entre em contato com seu servidor de hospedagem ou webmaster, pois eles podem ser capazes de dizer o que está acontecendo e de onde essa carga de acessos se origina, além de poder bloqueá-la.

É importante se preocupar com os black hats SEO, mas é ainda mais válido trabalhar dentro das normas indicadas pelos mecanismos de busca. Se o seu site não costuma usar técnicas proibidas, os bots dos buscadores são inteligentes o suficiente para saber que o problema provavelmente não está sendo causado por você.

Para se proteger de black hat SEO que seu concorrente pode usar contra você também é uma boa ideia cadastrar seu site no Google Serch Console e ativar os alertas pois, assim que algo de errado acontecer, você receberá um aviso e poderá corrigir o problema antes de sofrer penalizações.

Blog

Dicas e novidades sobre Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter
Criação de Sites Marketing Digital

Site profissional para Escritório de Advocacia: por que ter

Todo escritório de advocacia precisa de um site: A importância de um site para advogados Os tempos estão mudando e, nos dias atuais, ter uma presença online se tornou essencial...
Saiba mais
Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo
Criação de Sites Marketing Digital

Como criar um site profissional em wordpress: Um guia completo

Quando se fala em botar a mão na massa para criar seu site no WordPress, tem gente que acha que é como montar um quebra-cabeça sem olhar a caixa. Mas...
Saiba mais
Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

Monitoramento de Mídias Sociais: Guia Completo para Empresas em 2024

Desvende o Poder das Mídias Sociais Em um cenário digital cada vez mais competitivo, o monitoramento de mídias sociais se tornou uma ferramenta crucial para empresas que desejam se destacar...
Saiba mais
5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google
Marketing Digital Otimização de Sites (SEO)

5 plugins de SEO em WordPress que otimizam seu site no Google

Enfrentando os desafios de SEO do seu site que está em WordPress? O processo de otimizar o seu site para os motores de busca pode ser complicado, especialmente na plataforma...
Saiba mais
Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Dominando o YouTube: O Guia Definitivo para Empresas Vencerem com Vídeos

Como criar um canal no Youtube para empresas: Guia abrangente para ter sucesso com vídeos. Cansado de sentir que sua empresa não é vista no YouTube? Pense em ter um...
Saiba mais
Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024
Criação de Sites Marketing Digital

Criação de site em WordPress: Guia Completo para 2024

A criação de um site em WordPress em 2024 representa uma abordagem poderosa para estabelecer uma presença digital sólida e acessível. Como a principal plataforma de gerenciamento de conteúdo, o...
Saiba mais
Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência
Google Ads Marketing Digital

Google Ads para Empresas: Tudo sobre Como Vencer a Concorrência

O mercado digital de qualquer negócio está se tornando cada vez mais saturado com concorrentes tentando ganhar uma fatia do bolo. Nessa tremenda concorrência, o Google Ads destaca-se como uma...
Saiba mais
Como a IA pode ajudar a criar posts?
Gestão de Mídias Sociais Marketing de Conteúdo Otimização de Sites (SEO)

Como a IA pode ajudar a criar posts?

A inteligência artificial (IA ou AI) pode ser uma excelente parceira para os criadores de conteúdo mundo afora. Descubra as vantagens de utilizá-la no dia a dia e conheça 4...
Saiba mais
Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio
Gestão de Mídias Sociais Marketing Digital

Gestão de mídias sociais: estratégias e ferramentas para seu negócio

A gestão de redes sociais tornou-se um pilar essencial para o sucesso dos negócios na era digital. Com uma abordagem estratégica, as empresas podem aproveitar o poder dessas plataformas para...
Saiba mais
Open chat
1
Olá 👋
Como podemos ajudar?