White Hat: as boas práticas de SEO

Ter um site bem classificado no Google exige tempo, paciência e esforço. E as boas práticas de SEO, conhecidas como white hat, contribuem bastante para essa classificação.

Boas práticas de SEO

Fonte: FreePik.

White hat são técnicas focadas em melhorar a experiência do usuário que podem gerar ótimos resultados para qualquer site em longo prazo. Diferente do black hat, as práticas de white hat são completamente lícitas e aprovadas pelo Google. Elas demandam algum tempo e dedicação, mas fazem com que o site atinja uma boa colocação no ranking sem risco de sofrer punições.

Conheça algumas técnicas de white hat e alcance boas posições no Google de forma segura:

Otimização do site: otimizar títulos, textos e imagens, utilizar palavras chave relevantes, fazer boas descrições, dentre outros tantos detalhes, são boas práticas de SEO muito valorizadas pelos robots do Google. Isso não demanda nenhum dinheiro extra, mas muita paciência, planejamento e tempo das pessoas que estão fazendo a criação de conteúdo para o site.

Por outro lado, um site com conteúdo bem otimizado consegue subir rapidamente o ranking do Google, pois consegue ter uma boa quantidade de acessos devido a alta qualidade. Além disso, os robots tem mais facilidade de ler o site, o que pode fazer com que ele alcance boas posições mais rapidamente.

Criação de conteúdo: de preferência original e de boa qualidade. Não é segredo para ninguém que o Google rastreia os sites e acaba colocando para cima em seu ranking aqueles que são atualizados constantemente, com materiais bem escritos e imagens otimizadas. Uma boa quantidade de atualizações pode gerar ainda mais acessos, o que também é levado em conta pelo Google.

SEO Marketing Digital

Fonte: FreePik.

Links internos: ter páginas internas apontando para outras páginas internas de conteúdos semelhante ou complementar também é importante, pois é mais um critério que o Google leva em conta na hora de ranquear os sites. Utilizar seus próprios links pode melhorar a autoridade do site.

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Links externos: ter outro site apontando para o seu e dizendo que seu conteúdo é importante é altamente relevante para o Google. Afinal, ele quer colocar na frente páginas e pessoas que são autoridades no assunto.

Guest post: escrever para outros sites e convidar outras pessoas a escreverem para o seu cria links altamente relevantes que indicam para o Google que você é uma autoridade no assunto, ajudando a melhorar as posições de ranqueamento. Outra estratégia mais comum é o blog coment (comentário em outro blog) que também podem gerar links para seu site.

Essas são algumas das práticas de SEO mais utilizadas e que geram os melhores resultados em termos de posicionamento no Google.

White Hat: as boas práticas de SEO

Fonte: FreePik.

No entanto, há também os black hats, práticas que vão contra as diretrizes do Google. Como são práticas utilizadas para burlar os sistemas, elas tendem a gerar resultado muito rápido. No entanto, podem também gerar punições severas em quem as pratica, levando até ao banimento em casos mais graves.

Um exemplo de black hat são aqueles textos em que a palavra chave aparece repetida tantas vezes que o material perde o sentido, tornando-se muito difícil para o usuário ler. Outra prática comum e bastante chata são comentários disparados para vários blogs com objetivo de gerar links de qualquer forma. O problema é que, muitas vezes, o comentário e o link não tem nada a ver com o texto do blog.

Copiar textos, parcial ou integralmente de outros sites e blog sem citar a fonte é outra prática bastante maliciosa de black hat, assim como esconder textos e links dentro da página de forma que o usuário não consegue vê-lo.

Por mais “puníveis” que sejam essas práticas, elas ainda são muito utilizadas primeiro por gerarem resultados rápidos e, segundo, porque os robots do Google nem sempre encontram a contravenção rapidamente, fazendo com que o acesso a página seja alto durante um tempo bastante relevante.

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Black hat

Fonte: Oppmax.

No entanto, quem quer conquistar posições e manter-se no ranking do Google não deve praticar black hat, afim de evitar ser banido da ferramenta de busca. É melhor utilizar os white hats pois as boas práticas de SEO geram resultados valiosos e seguros.

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Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.